Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

469 posts relacionados com esse autor

Evolução da energia solar no Brasil: entenda!

Evolução da energia solar no Brasil: entenda!

A energia solar vem ganhando espaço no cenário brasileiro e mundial. É cada vez mais comum ver painéis nos telhados de casas, empresas e indústrias. Também se multiplicam as políticas públicas que favorecem o investimento em energia solar e os empreendimentos de usinas solares. Mas, por que isso acontece? Como a energia solar no Brasil está atingindo novos patamares? É isso que você vai descobrir, neste artigo! Vamos explicar o que é a energia solar e quais são os seus benefícios. Você também vai entender como ela evoluiu no cenário mundial e brasileiro, e quais são as perspectivas de mercado para os próximos anos. Por fim, vai entender por que a energia solar se tornou uma ótima oportunidade de investimento. Quer saber tudo sobre a energia solar no Brasil? Então, continue a leitura e descubra!

23 maio, 2022

Continue Lendo

Como divulgar meu negócio na internet? Descubra aqui!

Como divulgar meu negócio na internet? Descubra aqui!

Quem tem ou está começando um negócio, geralmente, se depara com restrições de orçamento, já que é preciso investir em local, máquinas, pessoal, entre outros itens necessários para colocar a empresa para rodar. Além de tudo isso, ainda tem que pensar no marketing, principalmente no digital. Daí vem a dúvida: como divulgar meu negócio na internet? O marketing digital é fundamental atualmente, por isso, é necessário ter também uma parte do orçamento direcionada para as ações de divulgação online. Isso também se aplica aos empreendedores do setor de geração de energia solar. Existem opções gratuitas e pagas para divulgação na web. Entre as gratuitas, podemos citar o Google Meu Negócio, as páginas e grupos do Facebook, os aplicativos de mensagens e o Instagram. Já o marketing digital pago oferece as opções de anúncios em diversas plataformas, como o Facebook Ads e o Google Ads. Confira neste artigo algumas dicas de como divulgar seu negócio de energia solar sem estourar seu orçamento!

20 maio, 2022

Continue Lendo

10 anos de geração distribuída

10 anos de GD no Brasil - Qual a contribuição do mercado de energia solar na expansão da geração distribuída no Brasil?

O Brasil vive nesse ano o décimo aniversário da Geração Distribuída. É, então, o momento de comemorarmos o avanço que tivemos da GD, em especial, o da [fonte de energia solar](https://hccenergiasolar.com.br/posts/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-energia-eletrica-no-brasil/).

18 maio, 2022

Continue Lendo

HCC Energia Solar Gestão estratégica de franquias

Veja 5 dicas de como realizar uma gestão estratégica de franquias

Quando se fala em empreender e abrir o próprio negócio, as franquias vêm se revelando como um modelo bastante rentável. Afinal, oferecem benefícios para o franqueador, que pode aumentar o seu ponto de vendas e a presença da marca pelo país. Já o franqueado tem a possibilidade de começar com know-how e acesso a uma marca consolidada. Porém, é fundamental efetivar uma gestão estratégica para que esse modelo de negócio tenha êxito. A franquia de energia solar é uma boa opção para as pessoas que desejam investir em uma área promissora, em contínuo crescimento, e que se encaixa perfeitamente no conceito de sustentabilidade. Nesse sentido, fazer esse trabalho com qualidade pode potencializar os benefícios desse modelo de negócio. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e descubra dicas de ouro para realizar uma gestão estratégica de franquias, incluindo a de energia solar!

16 maio, 2022

Continue Lendo

Energias renováveis Brasil: entenda por que você deve investir nisso!

Energias renováveis Brasil: entenda por que você deve investir nisso!

As mudanças climáticas alarmantes, que colocam em risco a vida no planeta, têm sido alvo de debates e providências por parte das autoridades mundiais há algumas décadas. Deixar de consumir combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, é um ponto-chave para frear esse processo de degradação. Seguindo essa tendência, se faz necessário um planejamento para a produção de novas energias renováveis no Brasil, tais como a solar e a eólica. O Brasil tem um potencial gigantesco para geração desse tipo de energia. E isso está se tornando um fato, já que, pelos números de 2020 do Ministério de Minas e Energia, mais de 46% da matriz energética do país vêm de energia limpa. Desde 2019, o Brasil vem se destacando, com papel de liderança na transição energética, principalmente no BRICS, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base na conceituada pesquisa BP Statistical Review Of World Energy daquele ano, o Brasil havia assumido o primeiro lugar entre os membros, com mais de 46% de fontes renováveis em sua matriz energética. Os outros membros ultrapassam 90% de utilização de combustíveis fósseis em suas matrizes energéticas. Com isso em mente, confira neste artigo as razões para investir nesse imenso mercado de energia limpa e renovável no Brasil!

09 maio, 2022

Continue Lendo

Mercado de Energia Solar

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado de energia solar

Na hora de investir em um novo negócio, é essencial que você entenda quais são os mercados mais promissores e qual o melhor setor para iniciar o empreendimento. Se você já está pesquisando sobre o assunto, deve ter percebido que o mercado de energia solar pode ser uma ótima opção para se tornar um empreendedor de sucesso e garantir a sua independência financeira. Mas você sabe como funciona esse mercado? Entende quais são os pontos críticos e por que ele está em crescimento? Conhece o perfil do consumidor e quais são as possibilidades e expectativas para o setor nos próximos anos? Se não, está na hora de descobrir! Neste artigo completo, você vai encontrar tudo que precisa saber para mergulhar de cabeça nesse assunto!

05 maio, 2022

Continue Lendo