Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

407 posts relacionados com esse autor

Afinal, quanta energia produz um painel solar? Saiba!

Afinal, quanta energia produz um painel solar? Saiba!

Um dos mercados mais promissores do mundo, o setor de energia solar é ainda gerador de muitas dúvidas e, por isso, pouco acessível para o grande público. Um questionamento comum é sobre quanta energia produz um painel solar. É fácil apontar as vantagens dessa tecnologia que tem se tornado cada vez mais popular e presente em projetos residenciais e empresariais. No entanto, como escolher o melhor painel solar para o seu projeto? Neste texto, vamos sanar essas e outras dúvidas relacionadas ao assunto. A ideia é mostrar como descobrir quanta energia produz um painel solar, e como essa informação pode ser importante na definição do seu projeto. Veja!

02 abril, 2021

Continue Lendo

Fontes renováveis: entenda como estão os empregos no setor!

Fontes renováveis: entenda como estão os empregos no setor!

Diante de todos os maus tratos que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos tempos, a adoção e/ou substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia se tornou uma urgência. Isso porque a também chamada “tecnologia verde” tem a vantagem de ser oriunda de fontes inesgotáveis e não poluentes, o que contribui para a redução desses maus tratos e a preservação da natureza de um modo geral. Mas, você sabe quais são as fontes renováveis de energia existentes? Atualmente, as mais utilizadas como alternativas aos combustíveis fósseis são a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa e a geotérmica. A exploração desses elementos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, também gera muitos empregos, o que aquece a economia e acelera o seu desenvolvimento em todo o mundo. Quer aprender mais sobre os empregos no setor de fontes renováveis de energia? Então, continue com a gente! Vamos explicar quais são as fontes de energia limpa mais utilizadas na atualidade e como estão as oportunidades e geração de empregos no setor.

01 abril, 2021

Continue Lendo

Fake News na energia solar: por que muitos querem cancelar a maior fonte de empregos e renda do Brasil no ano de 2020?

Fake News na energia solar: por que muitos querem cancelar a maior fonte de empregos e renda do Brasil no ano de 2020?

A energia solar, fonte de energia elétrica limpa e abundante na natureza, sempre habitou o imaginário dos cientistas no sentido de um poder de ser a fonte dominante da matriz energética. O que era um sonho no século passado, começou a criar corpo e se mostrar uma real possibilidade de domínio energético, especialmente nos últimos 10 anos. Porém surgiram campanhas e divulgação de notícias, assim como estudos e declarações um tanto quanto controversas sobre a energia solar e sobre a real importância dos projetos de GD para a economia, sociedade e setor elétrico brasileiro, as famosas "Fake News" explodiram nos noticiários, tomando conta de boa parte do que se divulga sobre energia solar.

30 março, 2021

Continue Lendo

Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

As empresas que adotam tecnologias de soluções renováveis em seus processos de produção dão um grande salto no mercado. Além de se diferenciarem da concorrência e fortalecerem a imagem do negócio perante à opinião pública, conseguem economizar bastante no orçamento. Diversos exemplos de marcas bem-sucedidas e sustentáveis existem no mercado brasileiro e mundial. O uso de energia limpa contribui para valorizar a marca diante de clientes e fornecedores, e tornam a organização mais independente das concessionárias de energia elétrica. Existem diversas soluções verdes que podem ser adotadas de acordo com a estrutura empresarial, como painéis solares, energia eólica, biomassa e energia heliotérmica. Neste artigo, vamos explicar o que são as tecnologias de soluções renováveis, suas modalidades e os benefícios proporcionados às empresas. Confira!

25 março, 2021

Continue Lendo

Energia solar na avicultura entenda as principais vantagens e invista nessa solução!

Energia solar na avicultura entenda as principais vantagens e invista nessa solução!

A adoção de fontes de energia alternativas é uma grande tendência no mundo inteiro. Diversos ramos da sociedade, principalmente, o meio empresarial, estão adotando a energia limpa, como a solar, a eólica, a biomassa, entre outros. Tal atitude, além de proteger o meio ambiente dos maus impactos causados pelas ações das fontes de energia não renováveis, é capaz de gerar grande credibilidade para as instituições. Afinal, é uma ação que mostra a preocupação com a sustentabilidade. Muitas atividades econômicas realizadas em nosso país já contam com a energia solar em suas produções, uma das mais rentáveis entre elas. Neste artigo, ressaltaremos o uso da energia solar na avicultura, atividade destinada à criação de aves para a produção de diversos alimentos. Quer aprender mais sobre os seus benefícios? Então, continue com a gente! Vamos mostrar o panorama da energia solar na avicultura, explicar como ela pode ser aproveitada nessa atividade econômica, quais as principais vantagens de implantar a energia solar e por que é importante buscar um fornecedor bem-visto no mercado e que atue na região em que você e sua empresa se encontrem. Não perca!

22 março, 2021

Continue Lendo

Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

O município de Cascavel é um dos principais centros urbanos do estado do Paraná com uma população superior a 300mil habitantes e um dos dez maiores PIBs do estado. Com relação a energia solar os números de Cascavel são muito promissores e a cidade tem destaque em relação a média dos municípios do estado. A quantidade de potência de energia solar por habitante em Cascavel é de aproximadamente 40W/hab enquanto que a média do estado está em 26W/hab. É claro se compararmos esses dados com outros locais do Brasil é possível perceber que ainda há um longo caminho para percorrer no desenvolvimento da energia solar na região. Para se ter uma ideia o Rio Grande do Sul é o estado com maior densidade de energia solar por habitante do Brasil com 51W/hab. Nesse contexto, segundo dados coletado no site da ANEEL em março de 2021, Cascavel conta hoje com aproximadamente 13MW de potência instalados preferencialmente em comércios e residências, aproximadamente 33 e 54% do total de instalações. O número total de unidades consumidoras com energia solar é de aproximadamente 800 UC’s.

18 março, 2021

Continue Lendo