Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

383 posts relacionados com esse autor

Futuro sustentável: o que esperar sobre a sustentabilidade para os próximos anos

Futuro sustentável: o que esperar sobre a sustentabilidade para os próximos anos

Nos últimos anos, a grande maioria das empresas levantaram suas bandeiras em favor da criação de um futuro sustentável. Mesmo com a instabilidade da economia, algumas delas já iniciaram ou dobraram seus investimentos. Isso nos mostra que, a percepção de que a preocupação com a sustentabilidade é válida apenas para momentos de crescimento econômico está ultrapassada. Trata-se, portanto, de uma causa fundamental e importante para os empreendimentos. Além de ser um fator crucial, atualmente, investir em um futuro sustentável é essencial para a criação de uma marca e para garantir a competitividade de uma empresa. Vamos ver um pouco mais sobre isso, a seguir.

21 junho, 2021

Continue Lendo

Qual o potencial da geração de energia solar em Minas Gerais?

Qual o potencial da geração de energia solar em Minas Gerais?

O segmento de energia está em pleno crescimento. De acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o setor de energia solar em Minas Gerais, destinado ao mercado livre, representa 93% de todo o parque gerador. É interessante ressaltar que, mesmo com a pandemia de Covid-19, os investimentos no mercado de energia livre se mantiveram e, em alguns períodos, até cresceram. O estado mineiro tem aporte e potencial para explorar bastante essa área. Neste texto, vamos falar um pouco sobre o potencial de geração de energia solar em Minas Gerais, e mostrar como você pode embarcar nesse mercado e quais as vantagens de investir nessa ideia!

15 junho, 2021

Continue Lendo

O que é um prosumidor de energia e quais as vantagens de se tornar um?

O que é um prosumidor de energia e quais as vantagens de se tornar um?

“Consumidor” e “produtor” são dois conceitos muito conhecidos quando o assunto é economia. Na verdade, são termos básicos, aos quais todos os outros estão relacionados, como “distribuidor” e “vendedor”. O produtor é aquele que fabrica alguma coisa, algum bem ou serviço que será consumido por outro. O consumidor é o que usa aquilo que o produtor criou e disponibilizou. Na zona rural, é comum falarmos nos produtores, que plantam os alimentos, e nos consumidores da zona urbana, que compram e utilizam o que eles produziram. Neste artigo, falaremos sobre um novo conceito: “prosumidor de energia”. Talvez, muitas pessoas ainda não tenham ouvido falar ou não saibam o que é. Mas a tendência é que esse conceito se consolide na sociedade, à medida que a energia solar seja cada vez mais procurada e instalada em residências e empresas. Saiba mais sobre o assunto, lendo nosso post até o final!

10 junho, 2021

Continue Lendo

RN 687: entenda agora o que muda na energia solar

RN 687: entenda agora o que muda na energia solar

A adoção da fonte de energia solar como alternativa ou substituição da energia elétrica é uma realidade no Brasil há algum tempo. Muitas empresas estão adotando a fonte energética solar como forma de amenizar os impactos financeiros e até mesmo as residências estão optando pela energia solar como forma de gerar energia para as suas atividades do dia a dia. A expansão da energia solar tende a crescer de forma contínua e progressiva, e tem o total apoio do governo federal, que, ao perceber os benefícios que a adoção desse tipo de energia traz, cada vez mais cria formas de incentivo para que essa energia limpa e renovável predomine em nosso país. Uma das formas de incentivo do governo está nos marcos regulatórios criados nos últimos dez anos. Atualmente, contamos com dois marcos regulatórios: a RN (Resolução Normativa) 482, do ano de 2012, e a RN 687, do ano de 2016. Ambas as resoluções foram publicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e propõem mudanças positivas no cenário da adoção da energia solar. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos explicar como é o panorama atual da energia solar no Brasil, o que é a RN 687, o porquê de ela ter sido criada, quais as suas principais mudanças e vantagens, como impactou o mercado de energia solar e como se preparar para as mudanças que esse marco regulatório trouxe. Você não pode perder!

31 maio, 2021

Continue Lendo

Franquia de Energia Solar – Um case de sucesso

Franquia de Energia Solar – Um case de sucesso

Entre os dias 10 e 14 de maio de 2021 a HCC Energia Solar promoveu um curso sobre estratégia de vendas para acelerar o seu negócio de energia solar. O curso chamado Imersão Solar trouxe uma perspectiva diferente sobre a venda de energia solar com um foco na abordagem de valor e não preço.

27 maio, 2021

Continue Lendo

Guia completo sobre energia luminosa que você deve conhecer

Guia completo sobre energia luminosa que você deve conhecer

Quando ouvimos falar de energia, pensamos automaticamente na energia elétrica, por ser a mais utilizada em nosso dia a dia. Porém, são várias as modalidades de energia existentes, cada uma gerada para uma determinada finalidade: energia térmica, energia eólica, energia mecânica, energia sonora, energia nuclear, energia hidrelétrica e energia luminosa. Fundamental em nossas rotinas, a energia luminosa pode ter diversas fontes de origem, entre opções de fontes de energia renováveis e não renováveis. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos explicar quais as principais diferenças entre energia renovável e não renovável, o que é energia luminosa, seus tipos, como é produzida, utilizada, como transformar a energia luminosa em elétrica e, por fim, como a medir a sua eficiência. Não perca!

24 maio, 2021

Continue Lendo