Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

347 posts relacionados com esse autor

Energia solar como fonte de economia da conta de luz

Energia solar como fonte de economia da conta de luz

A energia solar já é uma boa alternativa para economizar gastos e preservar o meio ambiente. Muitos brasileiros, percebendo isso, adotam o sistema fotovoltaico para captar energia do Sol e, a partir dela, gerar energia elétrica para alimentar diferentes pontos de consumo em residências, empresas e até indústrias. A energia solar como fonte de economia é muito eficaz, pois o sistema fotovoltaico é muito durável (média de 20 a 25 anos de vida útil) e também exige pouca manutenção. Não é apenas isso. Em alguns casos, você pode até zerar a conta de energia elétrica. Vamos falar mais sobre esse assunto ao longo do texto. Continue a leitura!

25 janeiro, 2021

Continue Lendo

HCC Energia Solar

O que esperar do mercado de geração distribuída para 2021

O ano de 2021 se inicia e a expectativa sobre o que vai acontecer com o mercado de energia solar é muito grande. Trabalho na área desde 2014 e todo ano que se inicia deposito muito otimismo com relação ao mercado e ao seu crescimento, mas devo confessar que minhas expectativas sempre ficam abaixo do que realmente se concretiza.

19 janeiro, 2021

Continue Lendo

3 dicas eficazes para economizar energia no verão

3 dicas eficazes para economizar energia no verão

A estação mais quente do ano contribui para um aumento significativo no consumo de energia, o que gera consequências negativas para o meio ambiente e para o seu bolso. Por isso, saber como economizar energia no verão é essencial. Confira 3 dicas neste texto!

15 janeiro, 2021

Continue Lendo

Qual é a resistência de uma placa solar?

Qual é a resistência de uma placa solar?

Placas solares ou painéis fotovoltaicos são equipamentos sensíveis à luminosidade e utilizados para a geração de energia elétrica a partir da luz do sol. A descoberta foi feita em 1887 por H. R. Hertz, e o estudo do efeito fotoelétrico rendeu a Albert Einstein o Nobel de Física, em 1921. Só por esses nomes (Hertz e Einstein), já podemos perceber a importância desse equipamento, não é mesmo? No entanto, até bem pouco tempo atrás, a resistência da placa solar era um dos maiores problemas, pois o módulo de geração, em si, é extremamente frágil e quebradiço.

13 janeiro, 2021

Continue Lendo

HCC Energia Solar

O que é e o que compõe um kit fotovoltaico?

O setor de energia solar cresce consideravelmente no Brasil e no mundo. Seja para economizar nas contas de luz ou para adotar atitudes mais sustentáveis, os investidores estão cada dia mais interessados nessa tecnologia para a geração de energia elétrica. Mas, para produzir eletricidade, é preciso que seja realizada a instalação o kit fotovoltaico completo. A energia solar é gerada por meio da captação dos raios de sol, que penetram nas células das placas e são convertidos através do efeito fotovoltaico. O kit de energia solar é composto por painéis fotovoltaicos e outros equipamentos que, juntos, geram eletricidade para alimentar residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Porém, para garantir eficiência e qualidade no seu sistema de energia solar, é fundamental que o kit fotovoltaico completo seja devidamente instalado no imóvel. Neste post, vamos falar sobre todos os componentes desse kit e como cada um deve ser utilizado. Confira e boa leitura!

08 janeiro, 2021

Continue Lendo

Lei de franquias: entenda as principais mudanças e impactos - HCC Energia Solar

Lei de franquias: entenda as principais mudanças e impactos

O sistema de franquia é um segmento administrativo já antigo no Brasil, mas que não para de crescer. Também chamada de franchising ou franchise, trata-se de um sistema de vendas em que o detentor da marca cede a um autorizado o direito de explorá-la. Com isso, o franqueador lucra por meio de royalties. O sistema de franquias brasileiro sofreu uma grande mudança: a lei 8.955/94, também chamada de Lei de Franquias, foi revogada e substituída por outra: a lei 13.966/19. Essa lei de franquias tem impacto positivo (principalmente para o franqueado) e promete maior rigor nas fiscalizações.

05 janeiro, 2021

Continue Lendo