Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

465 posts relacionados com esse autor

Esclareça as suas dúvidas sobre casa inteligente e seus diferenciais

Esclareça as suas dúvidas sobre casa inteligente e seus diferenciais

Vivemos em uma época de inovações constantes. A tecnologia se desenvolve em progressão geométrica e, quando pasmamos diante uma tecnologia muito avançada, outra novidade ainda mais surpreendente aparece. Um dos diferenciais da atualidade é a automação. Ela está presente nas empresas, nas indústrias, nos hospitais. Também já é possível fazer a automação residencial, unindo tecnologia e sustentabilidade, que é outro conceito muito importante para a sociedade moderna. Neste artigo, vamos falar sobre casa inteligente. Veja o que significa essa expressão, como ela pode ser uma realidade em sua vida, as vantagens de ter um imóvel nessas condições e como a energia solar pode contribuir nesse sentido!

01 fevereiro, 2022

Continue Lendo

Descubra as vantagens de investir em energia solar em Blumenau

Descubra as vantagens de investir em energia solar em Blumenau

Quando se fala em energia solar, muitas pessoas pensam em praias do Nordeste ou em locais extremamente ensolarados, com poucos dias de chuva. Há quem acredite que não vale a pena investir em energia solar em uma cidade que possua um clima nublado ou chuvoso, uma vez que a geração de energia seria muito baixa. Pois saiba que esse é um grande mito da energia solar! Cidades mais distantes do Equador, como Blumenau (SC), também podem se beneficiar — e muito — do uso da energia solar. No estado de Santa Catarina, por exemplo, essa foi uma das cidades que mais gerou energia solar em 2020! Essa é apenas uma das evidências do potencial para a geração desse tipo de energia. Quer saber quais são as principais vantagens de investir em energia solar em Blumenau? Então, continue a leitura e descubra!

31 janeiro, 2022

Continue Lendo

Será que vale a pena investir no negócio de energia solar na pandemia?

Será que vale a pena investir no negócio de energia solar na pandemia?

A pandemia de Covid-19 trouxe impactos negativos e imensuráveis para o mundo inteiro. Além do elevado número de mortes e do grande número de infectados, o que é o maior de todos os impactos, houve um grande declínio nas produções, e os setores industriais, comerciais e empresariais ficaram bastante afetados. No setor de energia solar brasileiro, os impactos ainda não podem ser mensurados com muita exatidão, mas algumas interferências já podem ser sentidas. Um exemplo é o fornecimento de equipamentos. Até o último trimestre de 2019, o cenário estava bastante positivo. Porém, bastou a pandemia começar para a produção de equipamentos do ramo da energia solar declinar consideravelmente. Isso ocorreu devido às restrições nos embarques impostas pelo distanciamento social, principal medida de prevenção ao contágio da Covid-19. Além disso, também pela imposição dessas regras, muitas empresas físicas do ramo tiveram que fechar as suas portas, o que derrubou o lucro no segmento. Porém, tudo indica que o setor se recuperará de forma rápida após o controle da pandemia, visto que a exploração de fontes renováveis tem alta empregabilidade e grande expansão e crescimento. O mercado de energia solar, então, é o que mais cresce, dia após dia. Quer aprender mais sobre a energia solar na pandemia? Então, continue com a gente! Vamos explicar o que é a energia solar, como ela funciona, as suas vantagens, por que vale a pena investir nesse ramo e por que ser um franqueado é a sua melhor opção. Não perca!

31 janeiro, 2022

Continue Lendo

5 APLICATIVOS PARA EMPREENDEDORES QUE FACILITAM A GESTÃO E PRODUTIVIDADE

5 APLICATIVOS PARA EMPREENDEDORES QUE FACILITAM A GESTÃO E PRODUTIVIDADE

A tecnologia está avançando rapidamente e, com esse avanço, surgem diversas soluções que podem facilitar a gestão e a rotina dos empreendedores. Há softwares e aplicativos capazes de auxiliar o empreendedor no controle das finanças e processos da empresa, assim como na organização da rotina de trabalho dos colaboradores e controle de metas e objetivos estabelecidos. Mas, você sabe quais são os principais aplicativos para empreendedores que facilitam a sua gestão e produtividade? Se não, este artigo é para você! Afinal, entender quais são eles e as principais características e funcionalidades de cada um pode ajudar você a descobrir as ferramentas que mais podem auxiliar a sua empresa a crescer e se desenvolver. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

28 janeiro, 2022

Continue Lendo

Benefícios de investir em energia solar em Recife!

Benefícios de investir em energia solar em Recife!

Entre as fontes alternativas de energia, a energia solar é uma das mais faladas atualmente. Em outros países, usar painéis solares já é algo bastante comum, principalmente em residências. Considerando o potencial de irradiação solar que o Brasil tem, ainda é preciso avançar mais nesse sentido. No Recife, há um grande potencial de irradiação solar. É uma cidade nordestina, uma região em que os níveis de irradiância são bem altos, principalmente na área conhecida como “sertão”. Levando em conta esse e outros fatores, vamos falar sobre os benefícios de investir em energia solar em Recife!

19 janeiro, 2022

Continue Lendo

Entenda tudo sobre o marco do setor elétrico no Brasil: o que é e seus impactos

Entenda tudo sobre o marco do setor elétrico no Brasil: o que é e seus impactos

Quem regulamenta, por meio de resoluções, o setor de energia elétrica no Brasil é somente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Devido a essa limitação, ainda existe muita instabilidade jurídica nesse campo. O Projeto de Lei nº 232/2016 institui normas que modernizam o sistema elétrico usado no país e contribuem para diminuir as contas de luz dos consumidores. Esse PL é o Novo Marco Regulatório. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o novo marco do setor elétrico e outros projetos de lei relevantes para a área!

17 janeiro, 2022

Continue Lendo