Engenheiro Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Luiz Alberto Wagner Pinto Jr

Engenheiro e facilitador do curso de capacitação de profissionais de energia solar da HCC Engenharia Elétrica.

407 posts relacionados com esse autor

Guia completo sobre energia luminosa que você deve conhecer

Guia completo sobre energia luminosa que você deve conhecer

Quando ouvimos falar de energia, pensamos automaticamente na energia elétrica, por ser a mais utilizada em nosso dia a dia. Porém, são várias as modalidades de energia existentes, cada uma gerada para uma determinada finalidade: energia térmica, energia eólica, energia mecânica, energia sonora, energia nuclear, energia hidrelétrica e energia luminosa. Fundamental em nossas rotinas, a energia luminosa pode ter diversas fontes de origem, entre opções de fontes de energia renováveis e não renováveis. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos explicar quais as principais diferenças entre energia renovável e não renovável, o que é energia luminosa, seus tipos, como é produzida, utilizada, como transformar a energia luminosa em elétrica e, por fim, como a medir a sua eficiência. Não perca!

24 maio, 2021

Continue Lendo

Energia solar no agronegócio: saiba tudo sobre o tema!

Energia solar no agronegócio: saiba tudo sobre o tema!

A energia solar é uma das fontes de energia renováveis mais utilizadas em todo o mundo. Ela se destaca por ser extremamente acessível, pois, para que a sua geração seja feita, basta a instalação das chamadas placas solares ou placas fotovoltaicas, que são feitas de silício, material que consegue transformar a luz do sol em energia. Essa fonte energética vem, de pouco em pouco, conquistando o seu espaço. Inicialmente, a energia solar era mais utilizada em países da Ásia, como a China, o Japão e Coréia do Sul. O Brasil, por ser um país de clima predominantemente tropical e equatorial, tem aderido cada vez mais a energia solar. No que diz respeito às atividades econômicas, essa fonte de energia tem atuação em praticamente todas elas, como, por exemplo, a pecuária, a avicultura, a agricultura, lembrando também da existência de energia solar no agronegócio. Este último é caracterizado pela união da agricultura com a pecuária, incluindo atividades típicas do ambiente empresarial, tais como transporte, marketing, seguros, logística e produção. Quer aprender mais sobre a energia solar no agronegócio? Então, continue com a gente! Vamos mostrar o panorama atual desse tema, as principais vantagens da energia solar nessa atividade econômica e as principais dicas para se escolher uma excelente empresa especialista no ramo da energia solar. Não perca!

20 maio, 2021

Continue Lendo

Mercado livre de energia: tudo o que você precisa saber

Mercado livre de energia: tudo o que você precisa saber

Ao usarmos um estabelecimento, sabemos da necessidade de economia da conta de luz, que estará incluída nas despesas básicas a se pagar. O valor do gasto energético mensal, somado a uma alta carga tributária, que inclui tarifas, bandeiras e adicionais, é cobrado por uma distribuidora de energia local, concessionada pelo governo. Esse modelo está tão enraizado no nosso dia a dia, que quase não pensamos sobre como o monopólio de distribuição de energia pode nos afetar. Afinal, haveria uma outra forma de receber energia elétrica, que não pelo governo? A resposta é sim! Desde 1995, o Brasil conta com um modelo de mercado em que a contratação de energia se dá de forma livre. Ele já é usado em outros países há várias décadas, chamado de Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL). O Mercado Livre de Energia, no Brasil, conta com cerca de 8 mil consumidores, que usufruem de um modelo marcado pela liberdade nas contratações, negociações e competitividade. Desses, cerca de mil são consumidores livres e 7 mil são usuários especiais. Quer aprender mais sobre o mercado de livre de energia? Então, continue com a gente! Vamos mostrar o conceito, explicar como ele funciona, quem pode participar dele e todas as suas vantagens. Não perca!

18 maio, 2021

Continue Lendo

Energia Solar em Santa Maria -RS : Porque o desenvolvimento da fonte solar na região tem trazido ganhos de produtividade a diversos setores da economia.

Energia Solar em Santa Maria - RS : Porque o desenvolvimento da fonte solar na região tem trazido ganhos de produtividade a diversos setores da economia.

Santa Maria no Rio Grande do Sul é um dos municípios do estado com maior penetração de energia solar. No total de 16MW de potência e mais de 1700 unidades com geração própria, a cidade possui uma das maiores taxas de potência solar por habitante – 55W/hab, umas das maiores penetrações do Brasil. Essa difusão acelerada no município se deve a muitos fatores, entre os quais, podemos destacar o retorno do investimento que diminuiu de 7 anos em 2017 para 4 anos em 2021. E não para por aí, os projetos de energia solar ganharam o apreço da sociedade por ser uma solução que traz economia e gera prosperidade local. Somente em Santa maria são mais de uma dezena de empresas especializadas que fazem o serviço, gerando emprego e renda. As principais vantagens de se ter energia solar em Santa Maria são:

14 maio, 2021

Continue Lendo

Energia solar para empresas: quando investir? Entenda!

Energia solar para empresas: quando investir? Entenda!

A adoção de fontes renováveis de energia é uma prática necessária nos dias de hoje. A extensa exploração dos combustíveis fósseis ao longo dos séculos contribuiu para a deterioração do meio ambiente de uma maneira impactante. Para driblar esse problema, a melhor alternativa é aderir a fontes de energia não esgotáveis e não poluentes. Nesse sentido, o investimento em fontes de energia solar para empresas é uma forma de aumentar a credibilidade diante do mercado e preservar a natureza no curto, médio e longo prazo. Para realizar a substituição da energia elétrica pela energia solar na sua empresa, é preciso pesquisar bastante sobre os equipamentos que serão utilizados, os custos e as empresas especializadas no ramo. Quer aprender mais sobre quando investir na energia solar para empresas? Então, continue com a gente! Vamos explicar o que é energia renovável e energia solar, como a energia solar funciona, o que deve ser considerado para o investimento nessa fonte de energia, quais as melhores tecnologias para a captação, o melhor sistema para a geração da energia, os tipos de painéis solares e sua eficiência e os benefícios de se investir em energia solar. Não perca!

04 maio, 2021

Continue Lendo

Energia Solar em Cerquilho - São Paulo: por que a energia solar é alternativa principalmente no interior do estado

Energia Solar em Cerquilho - São Paulo: por que a energia solar é alternativa principalmente no interior do estado

O estado de São Paulo, é um dos principais difusores da energia solar no Brasil. Em abril de 2021 ocupava a 3ª colocação em potência instalada de geração distribuída ficando atrás do Rio Grande do Sul e do grande líder, Minas Gerais. Já são mais de 600MW de potência instalada, o que mostra obviamente um crescimento grande nos últimos anos, mas também um potencial ainda inexplorado, por que estamos falando do estado mais rico do Brasil e o mais populoso, com praticamente 4x a população do RS, que está a sua frente em geração distribuída.

03 maio, 2021

Continue Lendo