Blog HCC Energia Solar

O maior portal sobre energia solar do Brasil

 Entenda o que é e como funciona uma usina solar fotovoltaica

Entenda o que é e como funciona uma usina solar fotovoltaica

A adoção de fontes de energia renováveis é mais do que uma tendência, e sim uma necessidade. Afinal, a melhor maneira de amenizar as agressões ao meio ambiente é por meio do uso de fontes de energia alternativas, que não poluam e nem esgotem os recursos naturais. Dessa forma, as fontes de energia renováveis são a melhor opção, e podem ser tanto substituídas como usadas de forma alternativa, pela adoção de um sistema híbrido. Aposto que, ao ouvir falar de fontes de energia renováveis, você automaticamente pensou na energia solar. Sim, essa fonte de energia renovável é a mais utilizada em todo o mundo e, no Brasil, possui amplo crescimento, pois o clima predominantemente tropical do nosso país torna possível o desenvolvimento desse recurso energético. Mas você sabe como funciona a energia solar? Ela pode ocorrer de diversas maneiras e, para a sua geração, é necessário o apoio de uma usina construída para essa finalidade, as chamadas usinas solares fotovoltaicas ou termo solares. Quer aprender mais sobre a usina solar fotovoltaica? Então, continue com a gente! Vamos explicar para você o que é uma usina solar fotovoltaica, como ela funciona na prática, onde podem ser encontradas e quais as vantagens da sua adoção. Não perca!

04 abril, 2021

Continue Lendo

Fontes renováveis: entenda como estão os empregos no setor!

Fontes renováveis: entenda como estão os empregos no setor!

Diante de todos os maus tratos que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos tempos, a adoção e/ou substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia se tornou uma urgência. Isso porque a também chamada “tecnologia verde” tem a vantagem de ser oriunda de fontes inesgotáveis e não poluentes, o que contribui para a redução desses maus tratos e a preservação da natureza de um modo geral. Mas, você sabe quais são as fontes renováveis de energia existentes? Atualmente, as mais utilizadas como alternativas aos combustíveis fósseis são a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa e a geotérmica. A exploração desses elementos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, também gera muitos empregos, o que aquece a economia e acelera o seu desenvolvimento em todo o mundo. Quer aprender mais sobre os empregos no setor de fontes renováveis de energia? Então, continue com a gente! Vamos explicar quais são as fontes de energia limpa mais utilizadas na atualidade e como estão as oportunidades e geração de empregos no setor.

01 abril, 2021

Continue Lendo

Fake News na energia solar: por que muitos querem cancelar a maior fonte de empregos e renda do Brasil no ano de 2020?

Fake News na energia solar: por que muitos querem cancelar a maior fonte de empregos e renda do Brasil no ano de 2020?

A energia solar, fonte de energia elétrica limpa e abundante na natureza, sempre habitou o imaginário dos cientistas no sentido de um poder de ser a fonte dominante da matriz energética. O que era um sonho no século passado, começou a criar corpo e se mostrar uma real possibilidade de domínio energético, especialmente nos últimos 10 anos. Porém surgiram campanhas e divulgação de notícias, assim como estudos e declarações um tanto quanto controversas sobre a energia solar e sobre a real importância dos projetos de GD para a economia, sociedade e setor elétrico brasileiro, as famosas "Fake News" explodiram nos noticiários, tomando conta de boa parte do que se divulga sobre energia solar.

30 março, 2021

Continue Lendo

Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

Tecnologias de soluções renováveis: saiba mais sobre o tema!

As empresas que adotam tecnologias de soluções renováveis em seus processos de produção dão um grande salto no mercado. Além de se diferenciarem da concorrência e fortalecerem a imagem do negócio perante à opinião pública, conseguem economizar bastante no orçamento. Diversos exemplos de marcas bem-sucedidas e sustentáveis existem no mercado brasileiro e mundial. O uso de energia limpa contribui para valorizar a marca diante de clientes e fornecedores, e tornam a organização mais independente das concessionárias de energia elétrica. Existem diversas soluções verdes que podem ser adotadas de acordo com a estrutura empresarial, como painéis solares, energia eólica, biomassa e energia heliotérmica. Neste artigo, vamos explicar o que são as tecnologias de soluções renováveis, suas modalidades e os benefícios proporcionados às empresas. Confira!

25 março, 2021

Continue Lendo

Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

Energia Solar em Cascavel – Paraná : Vantagens e como uma das principais cidades do estado está aderindo a tecnologia fotovoltaica.

O município de Cascavel é um dos principais centros urbanos do estado do Paraná com uma população superior a 300mil habitantes e um dos dez maiores PIBs do estado. Com relação a energia solar os números de Cascavel são muito promissores e a cidade tem destaque em relação a média dos municípios do estado. A quantidade de potência de energia solar por habitante em Cascavel é de aproximadamente 40W/hab enquanto que a média do estado está em 26W/hab. É claro se compararmos esses dados com outros locais do Brasil é possível perceber que ainda há um longo caminho para percorrer no desenvolvimento da energia solar na região. Para se ter uma ideia o Rio Grande do Sul é o estado com maior densidade de energia solar por habitante do Brasil com 51W/hab. Nesse contexto, segundo dados coletado no site da ANEEL em março de 2021, Cascavel conta hoje com aproximadamente 13MW de potência instalados preferencialmente em comércios e residências, aproximadamente 33 e 54% do total de instalações. O número total de unidades consumidoras com energia solar é de aproximadamente 800 UC’s.

18 março, 2021

Continue Lendo

Energia Solar no Rio Grande do Sul, por que investir no sol é tendência no sul do Brasil

Energia Solar no Rio Grande do Sul, por que investir no sol é tendência no sul do Brasil

O Rio Grande do Sul é o estado mais ao Sul do Brasil e junto com Santa Catarina tem os menores índices de irradiação solar do país. Mas engana-se quem acha que a energia solar não é viável por aqui. Pegando dados de difusão da energia solar, divulgados no estudo da UFSM, SolarMap, de forma a considerar potência por habitante, o Rio Grande do Sul tem mais de 50W por habitantes enquanto Minas Gerais tem 42W por habitantes. Nesse sentido é correto afirmar que o estado é destaque na difusão da energia solar e isso se deve a uma combinação de fatores que torna o investimento muito atrativo.

17 março, 2021

Continue Lendo