7 sinais que mostram que você precisa de energia solar

7 sinais que mostram que você precisa de energia solar

Tempo de leitura: 

2 minutos

Nesse cenário instável da economia, não é uma nem duas vezes que nos assustamos com o preço de algum insumo. Com a energia elétrica não é diferente, pelo contrário, a onda de surpresas negativas quando abrimos a fatura de energia elétrica é uma triste rotina, já que de uns tempos para cá a conta vem aumentando gradativamente.

Por isso, investir em energia solar é uma opção que vem se mostrando cada vez mais rentável, já que o sistema se paga em menos de 5 anos e tem uma durabilidade de cerca de 25. Logo, é uma excelente opção para você zerar a sua conta de luz.

Neste post te apresentamos os 7 principais sinais que mostram que você precisa de um sistema de energia solar:

1 – Diminuição do custo do sistema

O preço do sistema de geração fotovoltaica diminuiu consideravelmente nos últimos 2 anos. Os principais fatores para a queda do preço estão relacionados à baixa do dólar, a competitividade entre fornecedores e a qualificação e o aumento da mão de obra.

2 – Aumento de impostos

Com a crise econômica dos estados, a saída mais comum dos governantes é a sobre tarifação dos impostos. Nessa linha o ICMS da energia elétrica aumentou consideravelmente nos últimos anos, tornando ainda maior a inflação energética;

3- Aumentos progressivos nas contas de energia nos próximos 10 anos

A ANEEL já anunciou aumento nas tarifas em 2017 devido a indenização às concessionárias de transmissão dos investimentos feitos até maio de 2000. Essa medida elevará progressivamente as tarifas por 10 anos consecutivos. No RS a expectativa é que a tarifa aumente 25% na área de concessão da CEEE.

4 – Qualificação do setor e aumento da concorrência

Cada vez mais o mercado de energia solar possui bons profissionais e ótimos projetos fotovoltaicos, garantindo uma boa estimativa de geração e um correto dimensionamento. Todos esses fatores trazem mais segurança e confiabilidade para o investimento.

5 – Sustentabilidade e preocupação com o planeta

Atualmente o aquecimento global é um grave problema da sociedade moderna. Gerar energia limpa e renovável, além de trazer economia garante menor emissão de poluentes e evita a utilização das termoelétricas, geradoras de alto potencial poluente.

6 – Baixos custos de manutenção e grande vida útil

O sistema solar possui grande vida útil e sua capacidade de geração é praticamente igual durantes os 25 anos de durabilidade. Além disso, pode ficar tranquilo que o sistema possui manutenção praticamente nula.

7 – O retorno vem cada vez mais rápido

O retorno do investimento atingiu o menor patamar em anos. Atualmente o sistema fotovoltaico se paga em menos de 4 anos para a maioria dos consumidores ligados na tarifa de Baixa Tensão e em torno de 6 anos para consumidores ligados em Média Tensão.

Como todos estes fatores nos mostram, cada vez mais investir em energia solar é uma excelente opção. Se antes parecia inalcançável, agora o investimento se torna cada vez mais possível, já que os custos vem caindo gradativamente, ao contrário do que acontece com as tarifas de quem depende das concessionárias de energia elétrica.

Caso tenha gostado do texto, compartilhe nas suas redes sociais, para que mais amigos saibam as vantagens de investir em energia solar!