Atividades sustentáveis: veja como aplicá-las na sua casa e na sua empresa

Crises ambientais estão acontecendo por todo o mundo, devido à falta de bons investimentos em atividades sustentáveis que possam minimizar os impactos da produção industrial humana. Incêndios florestais, derramamento de óleo nos oceanos e enchentes de grandes proporções nas cidades brasileiras são apenas algumas das grandes catástrofes que enfrentamos.

São fatos tristes e que exigem maior atenção quanto à preservação do meio ambiente, por meio de atitudes que viabilizem a construção de uma sociedade autossuficiente e harmônica.

Preparamos este texto exatamente para você, que deseja investir em sustentabilidade e, consequentemente, economizar dinheiro. Acompanhe agora e veja como mudar de atitude na sua casa ou na sua empresa!

 

O que são atividades sustentáveis?

Para garantir um futuro mais equilibrado, é que surgiu o termo sustentabilidade. Mas você sabe realmente o que ele significa? Basicamente, é uma maneira de preservar os recursos do planeta, para que as próximas gerações possam se beneficiar das mesmas riquezas naturais que nós.

Agir de maneira sustentável é respeitar o meio ambiente, para ele possa se recompor com o tempo e sem maiores prejuízos. Assim, você permite que seus filhos e netos cresçam em um mundo despoluído e agradável de se viver.

No passado, o nível de desenvolvimento de um país era calculado, exclusivamente, pela quantidade de riquezas que o mesmo era capaz de produzir. Esse, na realidade, é um conceito antiquado, que foi deixado para trás no momento em que foi levada em consideração a qualidade de vida das pessoas daquela determinada época ou região viviam. Afinal, não adianta um engajamento por parte das autoridades para enriquecer uma nação, sem que haja o conceito de sustentabilidade bem definido dentro desse planejamento, não é?

Isso não quer dizer que a motivação para construir um mundo mais limpo tenha que vir exclusivamente por parte das autoridades públicas. Todos nós devemos nos preocupar com essa questão para que ela possa ser viabilizada.

Esse conceito vem sendo empregado por meios de comunicação e, de tão saturado, às vezes, chegamos a esquecer o seu verdadeiro objetivo e significado. Mas engana-se quem acha que esse termo está caindo em desuso: na verdade, ele está em pauta e mais vivo do que nunca! Você apenas deve ter cuidado para não entrar em discussões rasas e em debates desatualizados sobre ele.

 

Quais são os benefícios de se praticar atividades sustentáveis?

As maiores corporações do planeta apresentam-se como sustentáveis, mas, antes disso, essas empresas passam por auditorias e vistorias para adquirirem selos e se auto-intitularem ecologicamente corretas. Existem grandes benefícios em se adotar práticas ecológicas, como as reduções de custos, a economia de energia e a reutilização da matéria-prima.

Não é à toa que as principais indústrias do mercado estão engajadas na preservação do meio ambiente. Abaixo, preparamos para você o resumo das melhores vantagens em adotar a economia verde no seu negócio. Acompanhe!

 

Preservação do meio ambiente

Muito além de economizar recursos para que eles não faltem no futuro, o método de desenvolvimento sustentável exige uma convivência equilibrada com a natureza. Não apenas para preservá-la, mas para evitar que sejamos engolidos pelo nosso próprio despreparo.

Pense no caso das enchentes: a estrutura urbana exige um planejamento para que o escoamento de água ocorra sem falhas, além de evitar que as bocas de lobo fiquem entupidas de lixo. Uma cidade sustentável convive tranquilamente com fenômenos climáticos, pois sabe lidar e se reestruturar com cada desastre ocorrido.

 

Responsabilidade com a população

A empresa que não se responsabiliza com a população local ou com os seus próprios funcionários não pode possuir um selo de “ecologicamente correta”. Para tanto, é necessário pensar em toda a influência que a instituição tem na vida da comunidade e dos consumidores ao seu redor, para, assim, desenvolver maneiras de melhorar a condição de vida daquelas pessoas que, muitas vezes, não têm alternativas para sobreviver.

 

Crescimento econômico

O público está cada vez mais exigente em relação ao compromisso que as indústrias apresentam com o meio ambiente. Cansadas de tantas tragédias, as pessoas passam a gostar mais ou deixam de gostar de marcas, dependo da atitude que cada uma demonstra ao lidar com a comunidade e com a natureza.

Por isso, torna-se de extrema importância que você invista em alternativas de negócios mais sustentáveis para poder competir no mercado em que atua.

 

Como praticar atividades sustentáveis?

Praticar o desenvolvimento sustentável é mais simples do você imagina. Basta começar a desenvolver algumas atividades básicas que auxiliam o planeta e compartilhá-las com as pessoas da sua família ou que trabalham com você!

Quem deseja se tornar um especialista no assunto, não deve deixar de conferir nosso guia prático, que explica as melhores ideias sustentáveis para testar na sua casa ou no seu negócio. Confira!

 

Faça a coleta seletiva

Separar o lixo por categorias e descartá-lo por meio da coleta seletiva é uma das atitudes mais simples e que, ao mesmo tempo, mais ajudam a preservar o meio ambiente. Você estará salvando florestas, rios e mares, contribuindo para que haja menos poluição no solo e na água, além de ajudar na prevenção das cidades contra as enchentes causadas por grandes tempestades.

 

Utilize energia renovável

Quem trabalha na indústria sabe que o consumo de energia elétrica é muito alto e exige soluções que não prejudiquem a natureza, além de baratear os custos da produção. Nesse contexto, destaca-se a energia solar, pelo seu baixo custo de manutenção e por ser o recurso renovável mais bem aproveitado no mundo inteiro.

 

Consuma água conscientemente

Educar a população quanto ao consumo de água é essencial para que possamos desenvolver esse hábito sem desperdícios. Utilizar água da chuva para limpar o carro, não fazer a barba ou escovar os dentes com a torneira aberta e lavar a louça com pouca água são atitudes que fazem muita diferença no planeta.

 

Reaproveite água da chuva

Em São Paulo, já é lei: você deve arrumar uma cisterna para o seu imóvel, caso esteja planejando armazenar eficientemente a água da chuva. Ela pode ser utilizada para lavar o carro e o quintal, conforme comentamos acima. Lembre-se, apenas, de que ela não é potável, hein?

Agora, você sabe que esse é um conceito-chave nos dias de hoje, e que é dever de todo cidadão praticar atividades sustentáveis no seu cotidiano, seja em casa ou no trabalho. Ainda por cima, economicamente falando, são vários os benefícios que você pode adquirir ao adotar soluções ecológicas para o seu negócio. Não perca tempo!

Procurando por uma empresa que viabilize o seu projeto sustentável? Entre em contato agora mesmo com a HCC Energia Solar, temos a melhor solução energética para o seu empreendimento!

POSTS RELACIONADOS