Carport Solar: estacionamento que gera energia e reduz as emissões de CO2

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Carport Solar - HCC Energia Solar

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A expressão "Carport" vem do termo francês "porte-cochère", referindo-se a um portal coberto e passou a ser utilizada a partir dos anos de 1930 como referência a estacionamentos cobertos, mas sem duas ou quatro paredes, permitindo uma maior ventilação do que um estacionamento convencional.

Figura 1 – Estrutura “Carport”

Atualmente, a utilização do conceito de “Carport” é difundida principalmente no campo da energia solar com a substituição da utilização das telhas por painéis solares fotovoltaicos, aproveitando melhor as áreas e garantindo proteção aos carros ou aos materiais depositados sob a estrutura, gerando energia solar (resultando em grande economia financeira) e reduzindo a emissão de dióxido de carbono, CO2, que é um dos principais poluentes emitidos pelos veículos que são protegidos pela cobertura, contribuindo então para compensar os efeitos dessas emissões que tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Figura 2 – Estrutura “Carport” com a utilização de painéis solares fotovoltaicos

Durante o último ano, a HCC Energia Solar vem trabalhando para desenvolver um modelo de “Carport” que possa atender diferentes áreas e formatos de estacionamento, que seja de rápida instalação e montagem possuindo boa vedação e segurança conforme as normas ABNT NBR 6123 e ABNT NBR 8800.

A estrutura utilizada atualmente é confeccionada em aço galvanizado a fogo, processo que confere durabilidade e resistência, ou seja, características que fazem toda a diferença na qualidade do item. Para redução e melhor escoamento de água, são utilizados perfis em formato de “calha”, que aumentam consideravelmente a proteção dos veículos sob a estrutura. Sobre os módulos são instalados ainda borracha de vedação, conferindo uma maior confiabilidade a estanqueidade deste modelo, garantindo ainda cerca de 15 anos de vida útil da vedação sem precisar ser substituída, desde que instalada da forma correta. A fixação dos módulos é realizada com “clips” para painéis solares fotovoltaicos instalados sob os módulos. Toda instalação possui aterramento, protegendo os equipamentos e a integridade física dos usuários do sistema.

Figura 3 – Modelo de estrutura em “Carport”

Figura 3 – Modelo de estrutura em “Carport”

Figura 4 – Modelo de vedação

Figura 4 – Modelo de vedação

O modelo atual de estrutura é para conjuntos de duas vagas de carros (5 metros de largura e 6 metros de comprimento das vagas), podendo ser instalados 15 painéis solares por vão de duas vagas. Importante ressaltar que a estrutura é produzida e instalada pela HCC Energia Solar, podendo assim ser adaptada dependendo da necessidade do cliente, para garantir uma melhor utilização e uma maior geração ao sistema.

Figura 5 – Modelo da estrutura atual

Figura 5 – Modelo da estrutura atual

O Carport é um importante aliado dos projetos fotovoltaicos, por que permite flexibilização dos locais para a instalação dos módulos, garantindo uma geração de energia maior em função de que os espaços são melhores planejados e com a correta orientação e inclinação. Aliado a tudo isso uma solução sustentável para permitir proteção de veículos, máquinas e equipamentos. Hoje a maior parte de aplicação se dá em supermercados, hotéis, shoppings centers e grandes áreas de estacionamento. Outro local onde o Carport vem crescendo é em locais públicos, esse tipo de projeto normalmente é idealizado em função das dificuldades nas estruturas existentes dos prédios públicos.

Atualmente no Brasil, um carro popular zero quilômetros, com valor em torno de 40 mil reais, emite em média 1,9 toneladas de dióxido de carbono (para 35 quilômetros de deslocamento médio diário), CO2, por ano, sendo assim, dois carros populares emitem no Brasil em torno de 3,8 toneladas do mesmo gás. Como já mencionado, o modelo atual de Carport que a HCC Energia Solar trabalha para duas vagas de carro, conta com 15 painéis solares fotovoltaicos, isso resulta em uma geração média de 7.500 kWh ao ano e reduz as emissões de CO2 em mais de 4 toneladas neste tempo, ou seja, de certa forma compensando toda a emissão que os dois carros, que são protegidos pelo sistema, produzem. Além de que, a economia financeira gerada para um sistema deste tamanho, em 25 anos, seria suficiente para a aquisição de 4 carros como os utilizados nessa comparação.

Texto elaborado com apoio do Engenheiro Allan Klein da HCC Energia Solar.

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