Como a energia solar em Mato Grosso pode beneficiar o setor rural?

Como a energia solar em Mato Grosso pode beneficiar o setor rural?

Tempo de leitura: 

4 minutos

A busca pela sustentabilidade aliada à redução de custos está em alta na atualidade, e o setor rural não fica de fora. O Mato Grosso tem um papel extremamente importante nessa área, uma vez que é o maior produtor de soja, milho e algodão do país e ainda tem o maior rebanho bovino em território nacional.

Não é por acaso que o estado ocupa a quarta posição entre os que mais produzem energia solar. Apesar de apenas 4% dos sistemas estarem localizados em propriedades rurais, esse número está aumentando rapidamente, uma vez que os projetos nesse setor cresceram 900 % entre os anos de 2015 e 2017.

Quer saber como o uso da energia solar em Mato Grosso pode beneficiar o setor rural e como escolher a melhor empresa do segmento? Então, continue a leitura e descubra!

Gera economia de finanças

Propriedades rurais utilizam uma grande quantidade de energia elétrica, tanto para manter a casa em funcionamento quanto para irrigação, iluminação, entre outras atividades. Como você pode perceber, as tarifas cobradas no país são bastante altas e instáveis, o que pesa no orçamento da propriedade como um todo.

O primeiro grande benefício do investimento em energia solar no setor rural é a economia nas finanças. A geração fotovoltaica tem um custo inicial expressivo, devido à compra e à instalação dos painéis, porém, ao longo do tempo, o retorno sobre o investimento (ROI) é grande. Isso que significa que você tem retorno maior do que o dinheiro gasto inicialmente.

Além disso, você ganha independência da geração de energia elétrica proveniente das concessionárias, não sendo submetido às altas e baixas do setor.

Pode ser utilizada para diversas finalidades

A energia solar gerada na sua propriedade pode ser usada em diversas atividades. Ela pode ser armazenada para garantir o bom funcionamento da sua residência, mantendo geladeira, ventilador e outros aparelhos eletrônicos ligados.

Além disso, pode ser destinada ao uso em outras partes da propriedade. Tanto no caso de plantações quanto no de rebanhos, a energia pode ser utilizada para o bombeamento de água. A iluminação dos diversos terrenos também pode ser feita com a utilização da energia solar armazenada, assim como a eletrificação das cercas da propriedade.

Contribui para a preservação do meio ambiente

A sustentabilidade é um assunto que está em alta na atualidade. Isso porque, se os seres humanos continuarem a explorar os recursos do planeta da forma como fazem atualmente, ele não vai sobreviver e, muito menos, manter a espécie por muito mais tempo.

Dessa forma, é importante que todos invistam em meios para reduzir o uso de recursos naturais (que são escassos), inclusive no meio rural. A energia solar chega como uma grande aliada nesse aspecto.

Ao contrário da energia elétrica gerada pelas hidro ou termoelétricas, essa fonte é limpa e renovável. Isso porque os painéis instalados são capazes de utilizar a radiação solar, emitida todos os dias e em abundância no Brasil, transformando-a em energia, sem emissão de nenhum tipo de poluente.

Tem fácil instalação e alta durabilidade

A captação de energia solar é feita por meio de painéis específicos. Apesar de serem complexos e exigirem mão de obra especializada, a instalação é bastante simples e rápida.

Isso significa que, se você fechar um projeto hoje, poderá contar com a energia solar na sua propriedade em pouco tempo. Ao escolher uma empresa de qualidade, que disponibiliza colaboradores altamente capacitados e atenciosos para a realização do serviço, seu uso pode ser ainda mais rápido.

Além disso, a durabilidade desses painéis é bastante elevada: eles podem passar de 25 anos, com até 80% da potência de funcionamento. Ou seja, ao instalar um sistema desse tipo em sua propriedade, não há a necessidade de trocá-lo por muito tempo, a não ser que ocorra algum acidente.

Abre portas para a inovação tecnológica

Quem pensa que a inovação tecnológica é assunto para empresas e indústrias localizadas apenas em regiões urbanas está bastante enganado. O setor rural também está cada vez mais automatizado, com maquinários modernos capazes de aumentar a eficiência e a produtividade em uma série de atividades.

Portanto, por que não investir também em tecnologia na hora de gerar energia elétrica para a sua propriedade? É exatamente isso que a geração fotovoltaica proporciona!

Os painéis utilizados têm alta tecnologia, sendo bastante eficientes na captação de energia, transformação e armazenamento. Dessa forma, eles se tornam outra forma de levar tecnologia de ponta e inovação para dentro da sua propriedade.

É possível armazenar a energia gerada

Quando se fala em energia solar, uma das principais dúvidas é com relação ao armazenamento. Afinal, esse tipo de energia não é produzida durante a noite ou em dias de chuva. Portanto, será que tudo o que não for utilizado é perdido?

Não! Esse é mais um grande avanço tecnológico relacionado à energia solar. É possível produzir energia e armazená-la por meio de baterias.

Elas são semelhantes às baterias utilizadas em veículos e ficam acopladas a todo o sistema de geração de energia solar. Dessa forma, o excedente, que não é utilizado no momento da geração, é armazenado e, com isso, pode ser utilizado no futuro.

É possível, inclusive, utilizar essas baterias em outros locais, o que é essencial em uma propriedade rural. Como as áreas são grandes, pode ser mais prático, para você, carregar a bateria e transportá-la para utilizar a energia em regiões afastadas da propriedade, sem a necessidade de instalar fios e postes em locais nos quais você não necessita de energia com muita frequência.

Como você pode perceber, a geração fotovoltaica é uma tendência que chegou para ficar no setor rural. O uso dessa fonte renovável e limpa traz uma série de benefícios para a propriedade e para a sociedade como um todo, uma vez que reduz os índices de poluentes emitidos. Apostar em energia solar em Mato Grosso, um dos estados mais importantes em relação ao agronegócio, traz benefícios ainda mais evidentes.

Portanto, que tal começar agora mesmo a criar um projeto para a sua propriedade? Entre em contato com a HCC Energia Solar e descubra as nossas soluções!