Como é possível economizar no orçamento doméstico?

Como é possível economizar no orçamento doméstico

Tempo de leitura: 

5 minutos

Você e sua família têm sonhos e objetivos que dependem de um bom planejamento financeiro para se concretizar, não é mesmo? Além disso, manter as contas em dia, poupar e ter dinheiro para investir é essencial para que você garanta a saúde financeira em casa e evite problemas no caso de imprevistos e necessidade.

É aí que entra a importância de economizar no orçamento doméstico. Quando você diminui seus gastos, sobra dinheiro para realizar os sonhos, investir nos membros da família e, até mesmo, poupar para momentos de maior necessidade.

Quer saber como economizar dentro de casa? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Tenha consciência da receita da família

O primeiro passo para economizar no orçamento doméstico é ter clareza sobre o quanto a família ganha. Isso porque, muitas vezes, apesar de saber o valor do salário, as pessoas não têm uma consciência sobre o que isso significa, o que é possível e o que não é de acordo com a receita total da família.

Portanto, faça uma somatória das receitas dos membros da casa para ter clareza de qual a renda familiar.

Entenda para onde vai o dinheiro

A partir do momento em que você entende quanto ganha, é importante também identificar para onde esse dinheiro está indo. Esse diagnóstico completo é essencial para que você descubra quais são os gastos que não podem ser cortados e quais são aqueles possíveis de ser flexibilizados para que você alcance objetivos maiores.

Para isso, coloque tudo na ponta do lápis. Isso significa que você deve anotar todos os gastos durante, pelo menos, um mês. Isso vale tanto para as grandes contas, como é o caso da energia elétrica, quanto para as pequenas compras, realizadas, por exemplo, na padaria ao lado de casa.

Após anotar tudo, classifique cada uma das transações realizadas. As contas de água e energia elétrica, por exemplo, podem ser incluídas na categoria "contas da casa". Já as compras de supermercado essenciais, como itens para preparar refeições para toda a família, podem ser consideradas como "alimentação".

O chocolate e a bala comprados como um agrado às crianças ou a refeição no restaurante fast food, por exemplo, podem ser incluídos na categoria "supérfluos".

Planeje o pagamento de contas e dívidas

Agora você já tem consciência sobre quanto ganha e qual o destino do dinheiro. Portanto, é o momento de se organizar para pagar em dia as contas essenciais, que não podem ser cortadas.

Anote a data de vencimento de cada uma delas e o valor médio. A partir disso, fique atento para não perder prazos e sempre ter o dinheiro suficiente para arcar com esse compromisso.

Você também pode aproveitar esse momento para revisar suas dívidas e, dessa forma, planejar formas de eliminá-las. Caso os credores sejam bancos, por exemplo, a melhor opção é ir até uma agência e negociá-las. Estabeleça prestações que caibam no seu orçamento, com taxas de juros adequadas à sua situação, de forma a controlar as finanças da família.

Evite gastos desnecessários

Quando você toma consciência dos seus gastos, pode perceber que muito do seu dinheiro está indo para compras supérfluas. Portanto, são despesas que podem ser evitadas, de forma a permitir que você arque com todas as responsabilidades financeiras essenciais e, inclusive, poupe dinheiro para maiores investimentos.

Revise todos os seus gastos e identifique aqueles que podem e devem ser evitados. Você pode perceber que aquele chocolate que compra todos os dias na padaria ao lado de casa poderia se transformar, ao longo de 12 meses, em uma viagem durante as férias, por exemplo.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos e programas de computador que ajudam você a controlar as suas finanças. Eles podem ser uma forma de evitar que gaste seu dinheiro com produtos e serviços que não são essenciais e. até mesmo, melhorar a sua consciência sobre os seus gastos ao longo do tempo.

Portanto, aproveite e use a tecnologia a seu favor. Escolha a ferramenta com a qual você se adapta melhor e comece a utilizá-la para controlar as finanças da sua família.

Estipule metas financeiras

Você está com vontade de trocar de carro ou realizar uma grande viagem com toda a família, mas parece que não sobra dinheiro para isso? Ou, talvez, queira criar uma poupança para garantir a saúde financeira, mesmo em tempos de crise. É aí que as metas financeiras podem ser grandes aliadas.

Isso significa que você deve estipular um valor a ser poupado todos os meses, de forma a viabilizar a realização do sonho em longo prazo. Mantenha-se firme na sua meta financeira e, caso identifique que é possível, aumente-a sempre que necessário.

Busque formas de economizar

Você sabe quais são os mercados mais baratos da sua região? Essa é uma das informações importantes para que você economize, inclusive, nos gastos essenciais para a sua família.

É possível reduzir os custos com a alimentação quando, por exemplo, você faz compras em um estabelecimento com preços menores. Também, se aproveita promoções e, inclusive, valoriza a comida caseira, em vez de comer em restaurantes.

Além disso, você pode criar estratégias para reduzir as contas. Tomar banhos mais rápidos e apagar a luz e os aparelhos eletrônicos quando não estiver utilizando são estratégias eficientes.

Considere investir em energia solar

Quer reduzir os seus gastos com energia elétrica? A energia solar pode ser a sua maior aliada! Isso porque, ao instalar placas fotovoltaicas na sua casa, você abre espaço para a redução dessa despesa.

É possível, por exemplo, utilizar a energia solar para esquentar a água que você utiliza no banho. Ou seja, um dos maiores consumidores de energia elétrica, o chuveiro, ficará desligado muitos dias por ano.

Além disso, você pode transformar a energia solar em energia elétrica para alimentar seus equipamentos de casa. Dessa forma, além de economizar, ainda atua para preservar o meio ambiente, uma vez que ela é considerada uma fonte sustentável.

Para realizar os seus sonhos e poupar dinheiro, é essencial que você invista em estratégias para economizar no orçamento doméstico. Com essas dicas, você está pronto para fazer isso e, dessa forma, garantir a saúde financeira da sua família!

Gostou do artigo? Quer começar a economizar agora mesmo? Então, aproveite para entrar em contato com a HCC Energia Solar e invista nessa solução!