Como encontrar novas oportunidades de negócios? Veja 5 dicas!

Como encontrar novas oportunidades de negócios? Veja 5 dicas!

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Ficar atento às oportunidades de negócios e aos sinais que o mercado envia é uma estratégia que deve ser praticada tanto por aqueles que já são empresários e que precisam ampliar e alavancar suas empresas quanto para os indivíduos que pensam em criar um empreendimento e não sabem por onde começar.

Foi pensando nisso, que criamos este artigo e listamos as 5 principais dicas de oportunidades de negócio para que você observe, pratique e atinja as suas metas profissionais. Acompanhe.

1. Observe a concorrência

O filósofo Sócrates disse há 2500 anos: “só sei que nada sei”. Trazendo essa afirmação para os negócios, podemos concluir que, mesmo que tenhamos algum tempo no mercado, dificilmente dominaremos 100% de um conteúdo.

Observar e analisar a concorrência são estratégias em que usamos parte da experiência dos empresários do nosso ramo em nosso negócio. Assim, devemos aproveitar as boas condutas e escapar daquelas que podem prejudicar um empreendimento.

Vale ressaltar que os concorrentes não são nossos inimigos, são empreendedores em busca de um espaço no mercado, assim como nós. Portanto, podemos manter contato de maneira amigável e ter uma boa convivência profissional.

2. Avalie o que agrega valor ao público-alvo

Conhecer o mercado é essencial para o empresário, no entanto, ele precisa avaliar o que poderá fazer para tornar o seu produto mais útil para o público-alvo. A partir disso, você poderá criar oportunidades de negócios dentro do seu nicho, que agreguem valor ao seu produto.

Imagine os postos de combustível mais prósperos. Eles não vendem apenas gasolina, diesel e etanol. Investem em lojas de conveniência, eletricistas, borracheiros, troca de óleo, etc. Portanto, pense no que você pode fazer para agregar valor ao negócio.

3. Fique atento às necessidades do mercado

A tecnologia faz com que o mercado esteja em constante mudança. O que agradava o consumidor ontem pode não ter mais utilidade hoje. Os clientes, quando percebem que o seu fornecedor não investe em inovação, buscam outras empresas e, com isso, você correrá o risco de perdê-los.

Fique na frente, estude a fundo o mercado em que o seu negócio está inserido. Pesquise as tendências nacionais e internacionais, assim, poderá prever mudanças e não ser pego de surpresa.

4. Realize pesquisas com os clientes

Procure manter contato com os seus clientes. Sempre que possível, esteja presente no estabelecimento, faça pesquisas na própria loja ou crie canais com oportunidades para a opinião no pós-venda.

Não desanime com as críticas! Elas também devem ser bem-vindas, pois são elas que abrem novos caminhos para que você inove os seus produtos, serviços ou as suas estratégias de venda. E não se acomode quando receber elogios, para não correr o risco de cair na estagnação.

5. Procure o não consumidor

O não consumidor é aquele público que não utiliza os seus produtos. Por meio das dicas que citamos acima, como as pesquisas, análise da concorrência, entre outras, o empreendedor deve procurar formas de desenvolver serviços que atraiam esses indivíduos.

Portanto, essas recomendações de oportunidades de negócios devem estar no dia a dia dos empresários e servem também como um guia para os futuros empreendedores. Outra dica importante é acreditar nas suas ideias e persistir para ultrapassar os obstáculos e vencer os desafios que encontrará no caminho.

Achou o assunto interessante? Então, continue no blog e conheça os desafios de empreender no setor solar em 2019, pois é um mercado crescente em nosso país!