Dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar? Saiba tudo aqui!

Dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar? Saiba tudo aqui!

As fontes mais usadas para obter energia elétrica são extremamente poluentes. Por isso, muitas pessoas começaram a procurar uma alternativa diferente que tenha a mesma eficiência, mas não prejudique o meio ambiente. A solução encontrada foi a energia solar, fornecida com o uso do sistema fotovoltaico.

Utilizada tanto em residências quanto em empreendimentos comerciais, ela tem um investimento acessível e ainda proporciona inúmeros benefícios ao próprio usuário, como a economia na conta mensal. Mas algumas dúvidas insistem em surgir a respeito desse assunto, principalmente ao que se refere aos aparelhos que utilizam energia solar para funcionar.

Então, se você quer respostas precisas para adotar de vez esse sistema, é hora de ler este artigo. Com essa lista, você ficará mais preparado para a instalação e fará sempre uso consciente do recurso. Confira!

 

Quais são os aparelhos que utilizam energia solar?

Essa é uma das questões mais comuns a respeito do assunto. Afinal, para adotar um sistema de energia solar, é natural que o usuário queira saber exatamente em quais aparelhos ele vai funcionar para ter certeza de que ele se adequa às suas necessidades. Em todo caso, não há motivos para preocupação.

A energia solar atua no funcionamento da grande maioria dos aparelhos domésticos. Refrigeradores, máquina de lavar, ar-condicionado, televisores, carregadores de celular, brinquedos e computadores, por exemplo, são apenas alguns equipamentos que entram nessa extensa lista. Basta que o aparelho seja elétrico para que seu uso aconteça da mesma maneira.

 

É preciso realizar alguma adaptação?

Pode ficar tranquilo: a energia solar não exige nenhuma adaptação específica, seja na fiação de sua casa ou mesmo nos aparelhos que você já tem. Ou seja, não haverá gastos com reformas e nem com a aquisição extra de outros itens auxiliares para que o sistema trabalhe corretamente.

Essa questão é possível porque a energia extraída dos módulos fotovoltaicos é transformada na mais pura energia que sai das tomadas. Isso acontece devido a um dispositivo do sistema, chamado inversor. Como ele deixa a energia elétrica compatível com energia da residência, você não perceberá nada de diferente nos aparelhos.

 

Qual a diferença do sistema fotovoltaico para um aquecedor solar?

É normal se confundir entre sistema fotovoltaico e aquecimento solar. Mas a diferença entre eles é simples: enquanto o sistema fotovoltaico é responsável por fornecer energia solar, o aquecimento solar tem a função única de manter a água de todas as fontes da residência ou empresa aquecida.

Os sistemas de aquecimento solar utilizam os raios solares para elevar e temperatura da água, que é transportada até os pontos de consumo por tubulações. O sistema fotovoltaico, por sua vez, gera eletricidade, que é distribuída por todo o imóvel por meio do sistema elétrico que já existe na construção. Essa energia pode ser usada como você quiser, seja para iluminar a casa ou para realizar tarefas cotidianas.

É importante ressaltar que essa opção é muito mais econômica também, pois, além de ter sua própria energia limpa, você não precisa depender de hidroelétricas e terá uma fonte inesgotável e totalmente sustentável.

 

Qual é a economia que um sistema fotovoltaico proporciona?

Cada projeto de um sistema fotovoltaico é bastante específico e personalizado de acordo com a solicitação do proprietário. Porém, a economia gerada por ele pode chegar até mesmo a 100%. Tudo depende do valor do Kw/h da sua região, da incidência solar em seu telhado e, até mesmo, da instalação das placas e da demanda de consumo.

O retorno para esse investimento costuma ser rápido. Mas, se você ainda tiver dúvidas a respeito da aquisição, é interessante realizar uma comparação. Pense no valor que você gastou com energia nos últimos 25 anos devidamente aplicado em uma poupança. Quanto você teria economizado? A resposta para esse cálculo é o incentivo final para que você não se demore mais para realizar essa contratação.

Apesar disso, você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da rede distribuidora conectada à sua casa para quando você precisar. Se você quiser se livrar desse compromisso, porém, o sistema de energia solar fotovoltaico autônomo já está disponível no mercado e utiliza apenas baterias. O investimento será um pouco mais alto, mas cortará de vez esse tipo de amarras.

 

Existe algum risco de perder aparelhos ao instalar energia solar em casa?

A princípio, não existe nenhum risco específico ao realizar a instalação de um sistema de energia solar em uma casa. É claro que problemas podem acontecer, mas você só fica sujeito a esse tipo de situação se não contar com uma equipe especializada para realizar o trabalho.

Com uma instalação bem-feita, é praticamente impossível levar choque, ter curto circuito ou lidar com perdas de aparelhos domésticos. É essencial que você também receba todas as orientações corretas a respeito da manutenção necessária do equipamento e sobre o uso em seus aparelhos.

 

Posso ligar aparelhos durante uma chuva ou a noite?

Ligar aparelhos durante a noite ou em tempo chuvoso raramente não funciona. Os sistemas fotovoltaicos são, na grande maioria dos casos, ligados na rede de sua casa. Ao longo do dia, a energia solar é produzida muito além daquele volume que você realmente precisa e a quantidade excedente vai para a rede distribuidora da sua região.

Esse excedente é transformado nos chamados créditos de energia. No período noturno, você utiliza esses créditos ao recorrer à energia proveniente de sua rede distribuidora, e desconta seu consumo por ter enviado mais capacidade energética a ela. Portanto, você pode continuar suas tarefas normalmente e ligar qualquer aparelho sem medo de ficar na mão, pois eles funcionarão com total normalidade.

Pronto! Agora não restam mais dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar e todas as vantagens agregadas ao uso desse sistema em sua rotina. Sendo assim, não perca mais tempo. Pesquise por um fornecedor de confiança, realize a instalação com equipamentos de qualidade e comece a aproveitar sua energia limpa o quanto antes. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar outros artigos e novidades sobre o assunto. Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique sempre atualizado!

POSTS RELACIONADOS