Dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar? Saiba tudo aqui!

Dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar? Saiba tudo aqui!

Tempo de leitura: 

4 minutos

As fontes mais usadas para obter energia elétrica são extremamente poluentes. Por isso, muitas pessoas começaram a procurar uma alternativa diferente que tenha a mesma eficiência, mas não prejudique o meio ambiente. A solução encontrada foi a energia solar, fornecida com o uso do sistema fotovoltaico.

Utilizada tanto em residências quanto em empreendimentos comerciais, ela tem um investimento acessível e ainda proporciona inúmeros benefícios ao próprio usuário, como a economia na conta mensal. Mas algumas dúvidas insistem em surgir a respeito desse assunto, principalmente ao que se refere aos aparelhos que utilizam energia solar para funcionar.

Então, se você quer respostas precisas para adotar de vez esse sistema, é hora de ler este artigo. Com essa lista, você ficará mais preparado para a instalação e fará sempre uso consciente do recurso. Confira!

Quais são os aparelhos que utilizam energia solar?

Essa é uma das questões mais comuns a respeito do assunto. Afinal, para adotar um sistema de energia solar, é natural que o usuário queira saber exatamente em quais aparelhos ele vai funcionar para ter certeza de que ele se adequa às suas necessidades. Em todo caso, não há motivos para preocupação.

A energia solar atua no funcionamento da grande maioria dos aparelhos domésticos. Refrigeradores, máquina de lavar, ar-condicionado, televisores, carregadores de celular, brinquedos e computadores, por exemplo, são apenas alguns equipamentos que entram nessa extensa lista. Basta que o aparelho seja elétrico para que seu uso aconteça da mesma maneira.

É preciso realizar alguma adaptação?

Pode ficar tranquilo: a energia solar não exige nenhuma adaptação específica, seja na fiação de sua casa ou mesmo nos aparelhos que você já tem. Ou seja, não haverá gastos com reformas e nem com a aquisição extra de outros itens auxiliares para que o sistema trabalhe corretamente.

Essa questão é possível porque a energia extraída dos módulos fotovoltaicos é transformada na mais pura energia que sai das tomadas. Isso acontece devido a um dispositivo do sistema, chamado inversor. Como ele deixa a energia elétrica compatível com energia da residência, você não perceberá nada de diferente nos aparelhos.

Qual a diferença do sistema fotovoltaico para um aquecedor solar?

É normal se confundir entre sistema fotovoltaico e aquecimento solar. Mas a diferença entre eles é simples: enquanto o sistema fotovoltaico é responsável por fornecer energia solar, o aquecimento solar tem a função única de manter a água de todas as fontes da residência ou empresa aquecida.

Os sistemas de aquecimento solar utilizam os raios solares para elevar e temperatura da água, que é transportada até os pontos de consumo por tubulações. O sistema fotovoltaico, por sua vez, gera eletricidade, que é distribuída por todo o imóvel por meio do sistema elétrico que já existe na construção. Essa energia pode ser usada como você quiser, seja para iluminar a casa ou para realizar tarefas cotidianas.

É importante ressaltar que essa opção é muito mais econômica também, pois, além de ter sua própria energia limpa, você não precisa depender de hidroelétricas e terá uma fonte inesgotável e totalmente sustentável.

Qual é a economia que um sistema fotovoltaico proporciona?

Cada projeto de um sistema fotovoltaico é bastante específico e personalizado de acordo com a solicitação do proprietário. Porém, a economia gerada por ele pode chegar até mesmo a 100%. Tudo depende do valor do Kw/h da sua região, da incidência solar em seu telhado e, até mesmo, da instalação das placas e da demanda de consumo.

O retorno para esse investimento costuma ser rápido. Mas, se você ainda tiver dúvidas a respeito da aquisição, é interessante realizar uma comparação. Pense no valor que você gastou com energia nos últimos 25 anos devidamente aplicado em uma poupança. Quanto você teria economizado? A resposta para esse cálculo é o incentivo final para que você não se demore mais para realizar essa contratação.

Apesar disso, você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da rede distribuidora conectada à sua casa para quando você precisar. Se você quiser se livrar desse compromisso, porém, o sistema de energia solar fotovoltaico autônomo já está disponível no mercado e utiliza apenas baterias. O investimento será um pouco mais alto, mas cortará de vez esse tipo de amarras.

Existe algum risco de perder aparelhos ao instalar energia solar em casa?

A princípio, não existe nenhum risco específico ao realizar a instalação de um sistema de energia solar em uma casa. É claro que problemas podem acontecer, mas você só fica sujeito a esse tipo de situação se não contar com uma equipe especializada para realizar o trabalho.

Com uma instalação bem-feita, é praticamente impossível levar choque, ter curto circuito ou lidar com perdas de aparelhos domésticos. É essencial que você também receba todas as orientações corretas a respeito da manutenção necessária do equipamento e sobre o uso em seus aparelhos.

Posso ligar aparelhos durante uma chuva ou a noite?

Ligar aparelhos durante a noite ou em tempo chuvoso raramente não funciona. Os sistemas fotovoltaicos são, na grande maioria dos casos, ligados na rede de sua casa. Ao longo do dia, a energia solar é produzida muito além daquele volume que você realmente precisa e a quantidade excedente vai para a rede distribuidora da sua região.

Esse excedente é transformado nos chamados créditos de energia. No período noturno, você utiliza esses créditos ao recorrer à energia proveniente de sua rede distribuidora, e desconta seu consumo por ter enviado mais capacidade energética a ela. Portanto, você pode continuar suas tarefas normalmente e ligar qualquer aparelho sem medo de ficar na mão, pois eles funcionarão com total normalidade.

Pronto! Agora não restam mais dúvidas sobre aparelhos que utilizam energia solar e todas as vantagens agregadas ao uso desse sistema em sua rotina. Sendo assim, não perca mais tempo. Pesquise por um fornecedor de confiança, realize a instalação com equipamentos de qualidade e comece a aproveitar sua energia limpa o quanto antes. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar outros artigos e novidades sobre o assunto. Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique sempre atualizado!