É possível ter resultados financeiros investindo em energia solar?

É possível ter resultados financeiros investindo em energia solar?

Tempo de leitura: 

5 minutos

No Brasil, o mercado de energia solar cresce mais a cada dia. Afinal, a população está muito mais consciente e disposta a adotar medidas sustentáveis e econômicas para viver e trabalhar, o que contribui bastante para que essa constatação se mantenha firme. Por isso, hoje quem investe ou aluga equipamentos de energia renovável conta com um retorno muito maior do que as taxas comuns do mercado.

É claro que o valor varia: ele depende do tempo de investimento, do modelo de negócio e de demais detalhes especificados no projeto. Ainda que nosso país esteja atrasado em relação a outras potências mundiais que prezam pela energia renovável, a procura pela instalação de projetos fotovoltaicos está cada vez maior.

Então, sobre os resultados financeiros na prática, o que é possível dizer? Esta é, sem dúvida, a questão de maior interesse de qualquer investidor. Leia o artigo para conhecer cada um deles em detalhes. Acompanhe!

ROI mais alto que outros investimentos

Este, sem dúvidas, é o resultado financeiro mais importante de todos. Em relação a outros investimentos, a energia solar apresenta um ROI muito mais alto. Esse indicador é responsável por determinar a viabilidade de um projeto, para que o negócio seja rentável e suas operações não sejam prejudicadas por pequenos deslizes de gestão.

Em média, o ROI de energia renovável varia de 4 a 7 anos, conforme o tamanho do sistema. Ele precisa ser considerado de forma individual: o período de retorno que a empresa ou pessoa vai ter será diverso da experiência obtida por outra, pois muitos fatores precisam ser levados em conta. Por exemplo, a valorização do imóvel, a inflação energética e o custo de oportunidade em relação a outros investimentos do mercado financeiro fazem toda a diferença no cálculo.

Mais um exemplo de como o ROI é realmente vantajoso entre os resultados financeiros pode ser mostrado em uma comparação com o investimento em uma poupança ou em um título do tesouro nacional. Imagine que a poupança renda para você, aproximadamente, 6% ao mês na primeira opção e 9,6% na segunda, por 25 anos. Parece um valor interessante? Pois bem, saiba que o sistema solar chega a render 18% quando instalado em uma casa, neste mesmo período.

Vida útil dos equipamentos

Se você busca ter resultados financeiros ao investir em energia solar, a vida útil dos equipamentos será um fator obviamente importante. Ainda que os equipamentos do sistema de energia solar sejam instalados em telhados e estejam constantemente expostos às reações do tempo, eles são extremamente resistentes. Portanto, chuvas fortes, ventos, granizo e raios não afetam sua estrutura e é raro que alguma manutenção, além da limpeza periódica das placas fotovoltaicas, seja necessária.

A maioria dos fabricantes garante cerca de 25 anos de durabilidade e eficiência. E, após esse período, os equipamentos continuarão gerando, pelo menos, 80% de energia em relação ao que costumava conseguir quando ainda eram novos. Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar fabricantes com garantias até mesmo maiores.

O dispositivo chamado inversor, principal responsável pelo funcionamento do sistema, tem garantia mínima de 15 anos e consegue durar ainda mais se receber a manutenção necessária ao longo do tempo. Deste modo, é simples concluir que, quanto mais o sistema dura, mais é possível lucrar com ele.

Como mencionado, a manutenção acontece apenas eventualmente. Sendo assim, não é preciso aplicar grandes gastos nesse processo. Desde que ele seja realizado corretamente e nas datas indicadas, dificilmente será alvo de danos sérios. Em geral, apenas um funcionário qualificado é capaz de realizar a fiscalização e dar sinal positivo a respeito do estado geral do sistema.

Mercado em franco crescimento

Investir em um mercado que está em franco crescimento é o desejo de muita gente. Como a energia elétrica está cada vez mais cara para o bolso do brasileiro e com a baixa nos níveis dos reservatórios de água, as concessionárias aumentam suas tarifas em valores tão altos que muitas empresas precisam fechar as portas. E nem mesmo a economia no dia a dia de uma residência mostra resultados significativos.

A procura por energia solar, porém, acompanha essa transformação e faz com que o segmento se desenvolva ainda mais. Para completar, o avanço da tecnologia tem permitido a criação de equipamentos e projetos muito mais modernos para atender a diferentes necessidades dos usuários.

A instalação de um sistema de energia solar também deixa o usuário imune contra a inflação energética. Em média, os aumentos anuais são de 11%, porcentagem que ultrapassa os índices de inflação. Isso sem contar as bandeiras tarifárias, então imagine como seria esse valor total. Absurdo, não?

O estimado é que, até o ano de 2024, mais de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos sejam instalados e estejam em pleno funcionamento no país. Mais para a frente, em 2030, a intenção é que eles recebam cerca de 125 bilhões de reais de investimento para aumentar a capacidade de geração de energia. No total, o país conta com 81 milhões de potenciais clientes neste mercado.

Garantias técnicas da empresa de energia solar para evitar inadimplência

Investir em energia solar é um processo totalmente seguro. Em geral, a empresa de energia solar fornece garantias técnicas para evitar inadimplência. Ou seja, estabelece um contrato confiável com o usuário, define sua qualificação e assume total responsabilidade a respeito da cobrança.

Além disso, ela se compromete a realizar projetos de viabilidade para instalação do sistema, acompanha e monitora toda a geração de energia para verificar o desempenho dos equipamentos e regula todas as tarifas envolvidas na operação. Sendo assim, não há riscos de deixar de receber algo ou mesmo de ter problemas diretos com o usuário final.

Como você pode perceber, investir em energia solar é uma maneira de multiplicar receitas de maneira mais segura e rentável do que a maioria dos investimentos de mercado. Ou seja, você, com certeza, poderá conquistar resultados financeiros com essa ideia. Por isso, não deixe a oportunidade passar. Procure por orientação especializada o quanto antes: pesquise sobre a reputação de empresas e analise todas as garantias que ela assegura.

Ficou interessado em tornar esses resultados financeiros parte de sua realidade? Então, não perca tempo e entre em contato com a HCC Engenharia agora mesmo para descobrir todas as opções que oferecemos para você. Até a próxima!