Energia Solar no Rio Grande do Sul atinge 1GW de potência instalada

Energia Solar no Rio Grande do Sul atinge 1GW de potência instalada

Tempo de leitura: 

1 minuto

Marco importante de expansão da energia solar no RS é atingido no inicio de 2022 - 1GW de potência instalada significa que o Rio Grande do Sul é uma das regiões do Brasil com mais difusão da energia solar em geração distribuída do Brasil, ficando atrás somente de Minas Gerias e São Paulo.

A maioria da geração é produzida na modalidade geração local e a classe residencial corresponde mais de 40% da geração total.

O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 5 milhões de unidades consumidoras de energia no mercado cativo, se compararmos com o número de UCs com geração distribuída ou que recebem créditos o percentual do estado é próximo dos 2%, apenas, o que mostra que o estado ainda tem muito a crescer no desenvolvimento de energia solar.

Atualmente a energia elétrica do estado do RS é uma das mais caras do Brasil, com valores do kwh passando de R$1,00 em quase todas regiões. Nessa condição de tarifa alta o investimento em energia solar se paga, em média, em 4 anos para consumidores comerciais e residenciais.

Com a mudança da legislação, promovida pelo PL 5829, haverá possibilidade das modalidades de geração compartilhada crescerem no estado, apoiando a massificação da energia solar, principalmente para aqueles que não possuem telhado ou usam energia em imóvel alugado.

Nós da HCC Energia Solar temos orgulho de fazer parte dessa expansão, já conectamos mais de 70MW em solo gaúcho e cumprimos fielmente nosso propósito de usar a energia solar para transformar o mundo, em 2022 iremos disponibilizar a energia por assinatura para todo gaúcho que quer energia solar e não pode fazer investimento. Com o projeto HCC Liberty atingiremos uma fatia importante de consumidores e continuaremos forte com nosso propósito.

saiba mais hcc energia solar