Energia Solar no Rio Grande do Sul, por que investir no sol é tendência no sul do Brasil

Energia Solar no Rio Grande do Sul, por que investir no sol é tendência no sul do Brasil

Tempo de leitura: 

2 minutos

O Rio Grande do Sul é o estado mais ao Sul do Brasil e junto com Santa Catarina tem os menores índices de irradiação solar do país. Mas engana-se quem acha que a energia solar não é viável por aqui. Pegando dados de difusão da energia solar, divulgados no estudo da Universidade Federal de Santa Maria, SolarMap, de forma a considerar potência por habitante, o Rio Grande do Sul tem mais de 50W por habitantes enquanto Minas Gerais tem 42W por habitantes.

Nesse sentido é correto afirmar que o estado é destaque na difusão da energia solar e isso se deve a uma combinação de fatores que torna o investimento muito atrativo.

Abaixo relato algumas vantagens de instalar energia solar no RS:

Tarifa de energia elétrica: A tarifa do estado do RS é muito alta, isso é decorrente da característica fracionada das concessões de distribuidoras de energia.

Aumento na conta de energia: Com a pandemia as distribuidoras de energia passaram por várias dificuldades em função da inadimplência e também pelo não repasse dos custos das termoelétricas para as bandeiras tarifárias, isso gerou um déficit bilionário que está sendo aos poucos colocados na tarifa de energia.

Imunidade tarifária: Um dos grandes benefícios de ter energia solar é ter imunidade da inflação energética, que normalmente é superior a inflação e normalmente é pressionada pelo câmbio em função da energia de Itaipu.

Políticas de incentivo de Sustentabilidade: No Rio Grande do Sul tem vários municípios com práticas de sustentabilidade e as empresas que promovem isso acabam sendo mais valorizadas e agregam valor para sua marca.

No Rio Grande do Sul a cidade de Caxias do Sul superou Santa Cruz do Sul como a maior em potência instalada do estado. Segundo o estudo da UFSM, SolarMap, a região da serra do Rio Grande do Sul forma os locais onde há maior competitividade da fonte de energia solar, mesmo sendo regiões com menor índice de irradiação solar do que regiões do oeste, no entanto, possui um índice de desenvolvimento econômico e uma cultura ambiental muito forte, o que torna a difusão da energia solar mais forte nesses municípios.

Embora tenha crescido muito no estado a energia solar pode crescer ainda mais no RS, principalmente nas residências e nas indústrias onde a instalação está mais lenta.

orçamento hcc energia solar