Energia solar para empresa: veja 8 erros que devem ser evitados

hcc-energiasolar

Tempo de leitura: 

5 minutos

Energia solar para empresa: veja 8 erros que devem ser evitados

Em tempos de crise econômica e tarifas de energia nas alturas, as empresas têm buscado alternativas para amenizar esses problemas. Mas, além dos fatores econômicos, as instituições têm focado em questões ambientais para agregar mais valor aos seus produtos. A energia solar para empresa tem sido a melhor alternativa adotada por empreendedores que buscam melhora nos lucros e práticas mais sustentáveis.

A implantação de painéis fotovoltaicos em empresas, além de reduzir custos, oferece melhorias ambientais e sociais para os cooperadores no local de trabalho. Tudo isso eleva a reputação da instituição no mercado, conferindo mais valor para a marca. Mas na hora de fazer esse investimento é preciso se atentar para alguns fatores.

Neste artigo, vamos descrever os erros mais comuns cometidos pelas empresas ao investir em energia solar e como profissionais especializados podem ajudar na implementação desse projeto. Boa leitura!

Principais erros cometidos ao investir em energia solar para empresas

A energia fotovoltaica é uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável. Ela é gerada de forma silenciosa e sustentável, ou seja, sem emitir gases poluentes na atmosfera. Além disso, esse sistema permite economia de até 90% nas contas de luz.

Empresas de pequeno e médio porte têm utilizado os incentivos de crédito oferecidos pelo governo para implantar esse sistema sustentável de geração de energia. Porém, existem alguns erros que são muito comuns e que devem ser evitados pelas empresas ao investir no sistema de energia solar.

1 - Não escolher uma estrutura adequada

Asplacas fotovoltaicas têm durabilidade assegurada pelos fabricantes de 25 anos. Mas para garantir essa validade, é preciso tomar alguns cuidados com a estrutura dos módulos. Para a instalação das placas nos telhados, é necessário contratar profissionais especializados e capacitados para manusear as peças com segurança.

Assim, é possível garantir que os painéis serão conduzidos e posicionados de forma correta, assegurando a eficiência do sistema. Quando os módulos fotovoltaicos são instalados no chão também é preciso uma série de cuidados. Empresas capacitadas realizam análise prévia do local para verificar se o solo está preparado para receber as placas e suportar degradações e intempéries.

2 - Equipotencialização e aterramento

Para realizar a implantação do sistema de energia solar, é necessário fixar os painéis fotovoltaicos em algum tipo de estrutura. Normalmente, essa base é metálica, tanto em solos quanto nos telhados. Os módulos fotovoltaicos possuem uma armação em alumínio que garante proteção, resistência e mais segurança na montagem.

Todas as partes metálicas do sistema, como as placas, estrutura fixadora e carcaça do inversor, precisam passar pelo processo de equipotencialização. Ou seja, esses componentes devem ser interligados por condutores de proteção, evitando a diferença de potencial entre eles.

3 - Proteção de corrente alternada e corrente contínua

Os painéis solares produzem energia em corrente alternada, usada na maioria dos aparelhos elétricos, e em corrente contínua. Para adequar de acordo com as necessidades dos equipamentos, o sistema fotovoltaico converte essa energia através de um equipamento chamado inversor.

Por isso, é fundamental usar proteções distintas na entrada do conversor (corrente contínua) e na saída (corrente alternada), como fusíveis e disjuntores, chave seccionadora e dispositivos de proteção contra surtos. Dessa forma, é possível garantir a segurança e a integridade física de quem precisar mexer na caixa de força.

4 - Mal dimensionamento da instalação

A posição dos módulos solares interfere diretamente na qualidade da geração de energia e eficiência do sistema fotovoltaico. A direção e inclinação das placas tem grande importância na captação e conversão dos raios do sol em energia elétrica. Implantar os painéis na direção correta aumenta a produtividade do método. Por isso, é importante contratar uma empresa especializadas para assegurar a qualidade do serviço.

5 - Falta de planejamento

Muitos fatores, na hora do planejamento de implantação do sistema fotovoltaico, podem comprometer a capacidade de geração de energia elétrica. A escolha de equipamentos de qualidade duvidosa, análise incorreta da potência do sistema ou a instalação de forma errada dos módulos, pode prejudicar a energia solar e gerar prejuízos. Além disso, um planejamento feito de forma inadequada pode prejudicar oretorno financeiro do investimento.

6 - Confundir energia fotovoltaica com energia térmica

O sistema de energia solar agrega valor para a empresa e reduz os custos com aconta de luz, além disso, existe a possibilidade da geração de créditos que podem ser usados para abater valor em outras contas. Mas alguns empresários confundem energia térmica com energia solar, gerando bastante confusão.

A energia térmica é utilizada para esquentar água através de um reservatório que é aquecido pelo coletor solar. Já a energia fotovoltaica converte a radiação solar em energia elétrica para abastecer os eletrônicos que se encontram no imóvel.

7 - Não pesquisar as opções disponíveis no mercado

Com o mercado de energia solar em alta, é normal a competitividade entre as empresas. Por isso, é fundamental pesquisar todas as instituições e alternativas disponíveis no mercado. Além disso, é importante analisar a reputação e satisfação dos clientes com os serviços prestados. Assim, é possível escolher a que melhor atenderá as necessidades da sua empresa, considerando orçamento e qualidade do serviço.

8 - Não fazer perguntas

Outro erro comum que as empresas cometem quando decidem implantar o sistema fotovoltaico é não tirar todas as dúvidas. É fundamental buscar informações e esclarecimentos junto aos profissionais da área. Questione qual sistema é mais adequado para atender às demandas da sua empresa, qual a quantidade de luz que incide no telhado ou quanto de energia o painel é capaz de produzir. Todas as dúvidas devem ser sanadas antes da escolha da melhor solução de energia solar.

A importância de contar com uma empresa especializada?

Na hora de realizar o projeto e a instalação do sistema de energia solar, é extremamente importante contar com uma empresa especializada e reconhecida no mercado. Com profissionais capacitados, é possível garantir que o método será implantado da maneira correta, conferindo qualidade ao serviço.

A HCC Energia Solar é líder no mercado de energia fotovoltaica e possui os melhores modelos de franquias. Além disso, conta com uma equipe qualificada e assistência técnica especializada, garantindo mais sucesso ao seu negócio.

Portanto, a energia solar para empresa é a melhor alternativa para otimizar os gastos com a conta de energia elétrica e praticar atitudes mais sustentáveis, agregando valor e credibilidade para a instituição. Para realizar a implantação do sistema, conte com uma empresa de marca consolidada e renome no mercado, assegurando mais durabilidade e segurança à estrutura.

A HCC Energia Solar oferece confiabilidade nos projetos e as melhores franquias de energia fotovoltaica. Entre em contato com nossos consultores e conheças nossas oportunidades!