HCC Energia Solar: 15 anos em 15 atos

HCC: 15 anos e com energia de sobra

Tempo de leitura: 

12 minutos

Ato 1: Os desafios de uma Startup

Como qualquer empresa que está começando, a HCC iniciou sua jornada em uma casa no pequeno município de Ibirubá – RS. Na época eram pouco mais de uma dezena de jovens técnicos que se juntaram a um desafio para elaborar projetos para uma distribuidora de energia elétrica do norte do RS – COPREL. A ideia era elaborar projetos de energia para garantir o atendimento do programa Luz Para Todos, que levava energia para as áreas rurais de todo Brasil. Tudo era muito simples, estávamos vivendo em plenitude o início de uma empresa com escassos recursos, mas com uma galera motivada e empreendedora. Na época eu ainda estudava Engenharia, a jornada diária era longa, mas o foco em fazer a diferença em nossos serviços fazia parte da nossa cultura.

Ato 2: Universo Luz Para Todos

A história da HCC está intimamente ligada com o programa Luz Para Todos. Foi para atender a demanda desses projetos e obras que nascemos e através dessa árdua tarefa que vivemos muitas experiencias maravilhosas, levando energia para os locais mais inóspitos do Rio Grande do Sul. Quando chegávamos nas propriedades rurais para fazer nossos projetos, éramos recebidos e tratados com reverência porque realmente aquilo iria fazer a diferença na vida dos produtores.

Com muita dedicação, muito relacionamento, fomos crescendo e desenvolvendo nossa cultura sob a percepção do quanto é importante a energia na vida das pessoas. Sob esse chão fértil as raízes da empresa se desenvolveram sendo regadas pelo propósito de auxiliar a população através da democratização da energia elétrica.

Ato 3: Expansão para todo Rio Grande do Sul

Trabalhávamos forte e movidos por um propósito maior, havia muitas pessoas sem acesso à energia elétrica e por isso, além de fazermos muitos projetos, estávamos cada vez mais aperfeiçoando nossos processos, ganhando agilidade e aumentando muito a performance. Esse trabalho diferenciado começou a chamar atenção de outros distribuidores de energia e conseguimos conquistar espaço em outros contratos, começando a atuar em todo Rio Grande do Sul, aumentando cada vez mais nossa força de campo e investindo pesado nos algoritmos de desenvolvimento de projetos.

Ato 4: Tirando o projeto do papel

Chegou um momento que estávamos vivendo um dilema interno, conseguíamos levantar muitos clientes, fazíamos projetos executivos de maneira cada vez mais rápida, nossos projetos eram de rara perfeição técnica e os orçamentos evitavam retrabalhos. Porém percebíamos que a execução de obras ainda era lenta e as pessoas não conseguiam ter acesso a energia de maneira efetiva no tempo adequado. E buscando resolver esse dilema assim como preencher essa lacuna de mercado que iniciamos na área de execução de obras. Através do trabalho nesse meio que começamos a enxergar o processo sob outra perspectiva, ali o nível de automatização é quase nulo, as soluções de produtividade eram mecânicas e robotizar atividades era impossível. Começamos a conviver com uma realidade totalmente distinta do que já havíamos vivido, um tremendo desafio, que confesso, foi muito maior do que imaginávamos.

Ato 5: A verdadeira origem do nosso valor PARCERIA

Parceria é um valor que carregamos há um bom tempo aqui na HCC, mas ele efetivamente se estabeleceu em meados de 2009, onde iniciamos parcerias com grandes distribuidoras do Brasil. Os desafios de trabalho eram imensos, se iniciando com a demanda ampla e consequentemente a necessidade da nossa agilidade. Nessa época trabalhávamos 7 dias da semana, rodávamos pelos lugares mais longínquos do estado do RS, fazíamos levantamentos de mais de 150km de rede rural para atender localidades isoladas, principalmente nas fronteiras do Brasil com o Uruguai e Argentina. Voltávamos acelerados para o escritório a fim de depurar os dados colhidos e entregar os projetos dentro dos prazos.

Naquelas viagens, naquela luta, naquelas longas jornadas de trabalhos ininterruptos é que entendemos o real significado do valor Parceria. E esse valor começou com os sócios, passou pela nossa equipe, agregamos a nossos clientes que estavam lá precisando de energia e acabava em nossos parceiros – distribuidoras de energia. É através do verdadeiro entendimento do valor da Parceria e da união de forças e propósitos que chegamos ao sucesso do programa Luz para Todos aqui no RS e fomos um dos primeiros estados a universalizar 100% a área rural.

Ato 6: Não basta projetar e executar...tem que fiscalizar

No ano de 2010 havíamos nos consolidado na produção de projetos de distribuição, conseguimos automatizar os processos de tal modo, que os projetos se desenhavam sozinhos, rsrs. Essa rapidez combinada com uma precisão robótica despertou o interesse da empresa em outras atividades no setor elétrico. Atentos ao mercado percebemos uma oportunidade ímpar, no qual uma grande distribuidora do Brasil havia aberto. O negócio era fiscalizar obras de distribuição, um serviço que ainda não fazíamos, mas que pelo nosso entendimento do processo era passível de realização e num nível de excelência muito grande. E foi aí que iniciou uma bela jornada de trabalho, um trabalho excepcional que trouxe um nível de informação e precisão ao processo executivo que fez toda a diferença para nós e para nosso cliente.

Quando começamos o serviço ficamos dois meses isolados montando uma estrutura inteligente para conectar informações trazidas pelos fiscais de campo, tudo em uma plataforma on-line, que com um nível de inteligência separava cada etapa da fiscalização e organizava um relatório completo com todos dados das obras, coordenadas geográficas e fotos de cada detalhe da execução.

No mundo atual isso parece simples, mas há 10 anos atrás foi uma verdadeira revolução. Para se ter uma ideia um fiscal preenchia seu relatório em uma plataforma em Santana do Livramento - RS e poucos minutos depois tínhamos disponível um relatório técnico de alto nível de detalhamento para o executor da obra, para o nosso cliente e para todos que quisessem avaliar aquela obra. Uma tremenda inovação para época e que permitiu o sucesso de um dos mais importantes trabalhos que a HCC já realizou. A excelência nos serviços prestados sempre foi uma prioridade da empresa e, portanto, significou força motriz para desenvolvermos meios de otimizar nossos processos embarcando em inovações e cumprindo da melhor forma os objetivos previamente delineados.

Ato 7 – Segurança nosso valor número 1

O ano era 2012, até então a HCC era uma empresa focada em soluções de engenharia. Embora executássemos obras, ainda tínhamos uma reduzida estrutura. Nessa altura decidimos ampliar a estrutura de execução de obras, e em um momento de brainstorming chegamos à conclusão de que para termos sucesso nesse segmento precisaríamos incorporar a segurança em nossa cultura organizacional. E não podia ser somente um valor a mais, teria que ser o mais importante, um valor principiológico que embasasse os demais. A partir dali estabelecemos uma cultura positiva e sempre lembrada por nossos colaboradores. Atualmente, se perguntarmos para qualquer colaborador da empresa: Qual é o valor 1 da HCC? A resposta certamente será a segurança.

São 15 anos de história, com um trabalho periculoso, e todos os dias agradecemos por nenhum acidente fatal fazer parte da nossa trajetória, nem com nossas equipes próprias e nem com nossos terceiros. Eis um grande motivo de orgulho para todos nós.

Ato 8 – Brasil estamos aqui

A HCC crescia de maneira natural no Rio Grande do Sul, fazíamos trabalhos de excelência e amplamente tecnológicos, essas virtudes possibilitaram convites para contratos em outros locais do Brasil. Os serviços de Luz Para Todos aqui no RS já haviam diminuído e tínhamos potencial humano para encarar novos desafios. Assim, deu-se início a nossa fase nacional, e a expansão teve seu ponto de partida na região nordeste, realizando serviços de universalização em locais ainda com muito déficit de distribuição de energia. Nesse contexto, ingressamos em uma jornada fantástica levando energia para uma das zonas mais pobres do Brasil, um local de gente humilde e que sofre todo dia pela escassez de recursos.

O acesso à energia elétrica para esse povo é muito mais do que um benefício, é fonte de vida. Lembro-me de cada detalhe das primeiras viagens, da metodologia que criamos para desenvolver com agilidade projetos que chegavam a 200km de extensão. Foram necessários investimos em alta tecnologia, drones de mapeamento, GPS de altíssima precisão e muita tecnologia para superar os desafios geográficos e de estrutura para atendimento de obras desse porte. Esse trabalho ainda continua e nos enche de orgulho.

Ato 9 – Gerando energia para a mudança

Em um determinado período da nossa jornada, eu estava fazendo um curso de Coaching, dentro desse treinamento tínhamos que fazer uma prática chamada Usina de Ideias, onde nos reuníamos em grupo e lançávamos uma ideia sobre nosso negócio e nossos companheiros nos ajudavam a desdobrar e potencializar a ideia. Bom, na época fazíamos algo pouco comum e que muitas pessoas desconheciam, então lancei uma ideia sobre: Como conquistar novos clientes? O que aconteceu me chocou, ninguém do meu grupo conseguiu me ajudar, por que nós trabalhávamos com algo muito fechado e que efetivamente nos limitava muito. Além disso, as demandas surgiam e na medida que acabavam, nosso trabalho não conseguia se renovar de maneira crescente, somente decrescente, rsrs.

Cheguei em casa perturbado com aquilo, e notei a necessidade de impactarmos a vida de mais pessoas com o nosso trabalho. Nesse contexto, comecei a olhar o que estava acontecendo em outros países e assisti alguns vídeos sobre as tendências de futuro e me despertou o interesse em energia solar. Comecei a ir mais a fundo e vi que aqui no Brasil já havia iniciado, mas estava engatinhando. O ano era 2014 e praticamente ninguém sabia disso.

Naqueles momentos de pesquisa e estudos que a semente da geração de energia começou a brotar, e a HCC viu na energia solar uma oportunidade única de impactar positivamente a vida das pessoas e prosseguir com seu propósito.

Ato 10 – Conscientizar o uso de energia renovável

No momento que resolvemos diversificar nosso negócio, nos deparamos com fortes desafios iniciais: ninguém sabia que podia gerar sua própria energia, e a energia solar era algo que não habitava nem o imaginário das pessoas. Visualizando tal realidade, me reuni com a nossa agência de publicidade para discutir qual seria a melhor estratégia para efetivamente divulgarmos nosso projeto. Além disso, tínhamos também que conscientizar as pessoas que usar energia solar é fazer a diferença para o nosso planeta e ainda conquistar a libertação energética e consequente quebra de monopólio.

Foi aí que começamos um trabalho de intensa conscientização, vários estudos, vários projetos, vários artigos, vídeos, e-books, tudo se tornou munição nesse combate ao desconhecimento da tecnologia. Ter responsabilidade ambiental e proporcionar independência das pessoas é algo que nos motiva dia a dia e a forma que comunicamos isso é uma das maiores marcas da HCC nesses 15 anos.

Ato 11 – Energizando guerreiros

Durante todos esses 15 anos, o que não faltou foi energia do nosso time. Em todos momentos tivemos muitos momentos de alta transpiração, dias e dias trabalhando diuturnamente, sem folga, vivemos intensamente cada momento, no entanto, faltava algo em nosso ambiente... foi aí que em 2015 mudamos totalmente a nossa cultura e incluímos a motivação na nossa roda de valores. Fizemos uma revolução no modo de agir e se relacionar com nossos colaboradores, tornamos eles protagonistas, aumentamos nosso número de confraternizações, começamos a comemorar nossas conquistas, fizemos vários treinamentos de imersão em locais fantásticos, integrando colaboradores de todas áreas da empresa, além de adotar os Happy Hours mais divertidos dentro do nosso escritório, rsrs. Essa interação nos mostrou que cada ação é uma dose imensa de energia em nosso time e guerreiros energizados lutam muito mais e conquistam mais também.

Ato 12 – Conectando empreendedores

A energia solar vinha crescendo ano a ano e com ela nossa experiência nesse tipo de segmento. Desde a implantação dos primeiros projetos aprendemos muito, a cada novo projeto, um novo aprendizado; a cada dificuldade, uma nova estratégia; a cada venda feita, uma conquista, uma comemoração; a cada negócio perdido, um ensinamento. Amadurecendo junto com o mercado fomos consolidando um modelo de trabalho, novas formas de atuação. Fomos conquistando espaço e ampliando mercado de maneira exponencial. Nossa evolução se deu ainda mais célere que o mercado e foi aí que percebemos que tínhamos um modelo de sucesso. Nasceu assim, a ideia de replicar esse modelo pelo Brasil a fora. Vimos que muita gente queria empreender nessa área, o número de empresas crescia absurdamente, mas as dificuldades que encontravam poderiam ser minimizadas se tivessem um modelo de aprendizado por trás de seu negócio. Então surgiram as franquias HCC, projeto desenvolvido em outubro de 2018 e implantado no início de 2019. Em 1 ano a HCC se viu presente em 12 estados com mais de 20 franquias de energia solar. Um sucesso amplo e que ainda vai colher grandes frutos no futuro. No início de 2020 realizamos a primeira convenção de franquias da HCC e tivemos oportunidade de reunir todos nossos parceiros, esse evento foi um marco importante de nossa história, sem dúvida um dos maiores eventos de energia solar do Brasil.

Ato 13 – Conhecimento é o nosso maior patrimônio

Empreender é uma eterna montanha russa, adrenalina sempre no alto, poucos momentos de estabilidade, as subidas são mais lentas e as descidas são rápidas e exigem um bom coração. Dentro desse contexto de idas e vindas, há somente um item que evolui constante - é claro que se nos permitirmos a isso - é o conhecimento. Se investirmos em conhecimento estaremos em constante evolução, isso ninguém tira de nós, o conhecimento motiva, inspira e provoca a inovação.

Durante esses 15 anos aprendemos muito, na prática, nos livros, na sala de aula, com consultores e com nossa equipe, acreditamos muito nisso e por isso que investimos pesado no desenvolvimento da nossa equipe. Em 2020 iniciamos um trabalho de Desenvolvimento de novos negócios e novas tecnologias dentro da HCC, em breve começaremos a colher os frutos dessa iniciativa e impactar ainda mais as pessoas com nosso propósito.

Ato 14 – Querem encobrir o sol, mas nós não vamos deixar!

O ano de 2019 foi muito lindo, o setor solar crescia de maneira rápida, as pessoas enfim se conscientizaram dos benefícios da geração distribuída e a combinação com uma tarifa de energia elétrica cada vez mais cara fez com que o número de sistemas solares mais do que dobrasse em relação a 2018. No entanto, de maneira misteriosa a ANEEL resolveu dar um verdadeiro golpe nesse ecossistema limpo e que já gerava renda para mais de 100mil trabalhadores em todo Brasil.

A proposta de taxar o sol em até 62%, na mudança da RES. 482, criou um verdadeiro caos ao setor e ameaçou o desenvolvimento do mercado. Foi aí que nos reunimos em todo país, milhares de empresas e profissionais fizeram uma mobilização fantástica. A #taxarosolnão cresceu muito, conseguimos fazer muito barulho e contestamos de maneira vibrante, técnica e democrática o absurdo que estava prestes a acontecer que visava apenas o benefício de um dos monopólios mais fortes do país. Participar desse movimento, mobilizar pessoas, escrever, fazer estudos, artigos, movimentos em redes sociais, fez parte do nosso dia a dia por muitos meses, uma batalha que ainda está sendo disputada, mas que trouxe muitos ensinamentos e muito engajamento de todo nosso time.

Ato 15 – Superando o maior desafio

Quis por ironia do destino, no mês de aniversário dos 15 anos da HCC, estarmos em isolamento devido a uma pandemia sem precedentes nos últimos 100 anos. Uma crise de proporções mundial que nos coloca em uma situação crítica, tanto pelo lado da sustentação da empresa como também na luta para nos manter saudáveis em direção ao nosso propósito. Em apenas um mês, fizemos mais mudanças do que um ano de operação normal. Esse desafio é imenso, mas tenho certeza de que vamos superar e nos fortalecer para seguir ainda mais forte no nosso objetivo. Acredito muito na energia solar e na liberdade que ela proporciona para as pessoas e para toda a sociedade. Além disso temos um time de guerreiros motivados e engajados com nossa missão. Nos mantemos convictos de que nossa missão junto à matriz energética do Brasil é maior do que a crise e tenho certeza que vamos subir muito mais alto quando tudo isso passar.