HCC Engenharia instala 1,5 MW de energia solar em apenas 100 dias

HCC Engenharia instala 1,5 MW de energia solar em apenas 100 dias

Tempo de leitura: 

3 minutos

A energia solar vem crescendo constantemente nos últimos anos por uma série de fatores. Dentre eles, a portaria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), instituída em 2012, que regulamenta o sistema de microgeração individual de energia, a partir de fontes renováveis, como os sistemas fotovoltaicos com placas solares. Além disso, também destaca-se a diminuição do custo dos sistemas e a adequação das empresas do mercado para ofertar essa nova tecnologia.

Nesse cenário, a HCC Engenharia Elétrica se destaca como uma empresa pioneira, que está entre as maiores instaladoras de energia solar do Rio Grande do Sul e do Brasil. Continue lendo para saber mais!

O crescimento da energia solar no Brasil

A geração de energia solar vem, cada vez mais, ganhando espaço no nosso dia a dia. Segundo dados da ANEEL no final de 2017 já tínhamos no Brasil mais de 160MWp de energia solar instalados de maneira distribuída. Esses dados representaram um crescimento da energia solar no Brasil de mais de 100% no último ano. Como falamos, as motivações que explicam esse crescimento exponencial são dados por uma diversidade de fatores, mas para simplificar citaremos 2 deles:

1. Aumento da disponibilidade de crédito para energia solar e taxa de juros mais atrativa

Esses dois fatores, em conjunto, promovem o financiamento inteligente, cuja prestação se encaixa na economia de energia. Assim, quando o usuário adere a um sistema solar fotovoltaico, as prestações que ele irá pagar estarão dentro do que ele consegue economizar na sua conta de luz. Isso possibilita um payback cada vez menor em todas as regiões do país, tornando o sistema vantajoso em um período ainda menor de tempo.

2. Resultados comprovados e difusão da tecnologia

Outro fator muito importante é a difusão da tecnologia. Mesmo que ainda lentamente, começam a aparecer os resultados dos investidores que aderiram a energia solar nos primeiros anos e possuem resultados comprovados e, com isso, acabam influenciando outras pessoas à adesão.

Além disso, hoje também existem mais empresas no mercado preparadas para instalar sistemas solares. Assim, a tecnologia se torna mais acessível.

O crescimento da energia solar no Rio Grande do Sul

Nesse cenário, o Rio Grande do Sul se destaca com um dos estados do Brasil que mais estão investindo em energia limpa através da geração de energia solar. A tecnologia se popularizou e diversas cidades do interior do estado já tem cada vez mais sistemas solares instalados.

Já são, segundo a ANEEL, 1706 unidades consumidoras de energia solar no RS. Esses imóveis recebem uma valorização de cerca de 10%, que é mais um dos inúmeros benefícios do investimento em energia solar.

A HCC Engenharia instalou 1,5 MW de energia solar no Rio Grande do Sul em 100 dias

Com sede em Ibirubá e filial em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a HCC Engenharia não para de comemorar os resultados desse segmento da empresa. Em 2017 tivemos um crescimento de mais de 400% na comercialização de projetos de energia solar, o que é um número bastante expressivo e que nos colocou entre os maiores instaladores desses sistemas no Brasil.

Para nossa surpresa, nos primeiros 100 dias do ano, atingimos a incrível marca de 1,5MW de potência em novos sistemas. Essa energia pode abastecer mais de 700 residências normais. Evidentemente, esse crescimento traz uma responsabilidade muito grande para a empresa. Estamos cada vez mais investindo em pesquisas na área de eficiência dos projetos e acompanhando o desempenho dos sistemas já instalados, para tornar cada vez melhor nossos projetos.

Outra área que está crescendo na empresa é o pós-venda. Nossos técnicos atendem as dúvidas dos clientes após a instalação e fazem o acompanhamento da geração e da fatura de energia nos primeiros meses após a conexão com a rede da concessionária, para ter a certeza de que tudo está correndo como esperado e que o sistema está operando na sua melhor forma.

E não para por aí! Ainda esse ano a HCC Engenharia prevê uma ampliação na estrutura física para aumentar o espaço do armazenamento e também a montagem do laboratório para ensaios e assistência de inversores, permitindo assim uma maior agilidade na reposição e no retorno ao cliente. Além disso, estamos desenvolvendo uma nova plataforma de análise para projetos de mini geração distribuída com demanda contratada.

A perspectiva da HCC é que nesse segundo trimestre a comercialização de sistemas solares cresça ainda mais, motivados principalmente pelo um novo aumento das tarifas de energia elétrica e também pelo posicionamento da empresa, que já possui sistemas instalados em mais de 70 municípios do RS, e busca constantemente levar energia limpa para mais cidades do Rio Grande do Sul. Que venham os próximos 100 dias!

Quer saber mais sobre energia solar e as novidades da HCC Engenharia Elétrica? Nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Linkedin e no Instagram.