HCC no evento “O futuro da geração distribuída” promovido pela ABSOLAR

HCC no evento “O futuro da geração distribuída” promovido pela ABSOLAR

Tempo de leitura: 

1 minuto

Na última semana participei do evento: “O Futuro da Geração Distribuída”, que ocorreu na FIESP em São Paulo. Ele foi promovido pela ABSOLAR que contou com a presença ilustre da ANEEL. Lá houve um debate sobre a discussão que toma conta do setor fotovoltaico: a mudança da RES.482 da ANEEL.

Primeiramente, devo dizer é que a discussão foi ótima! A ABSOLAR fez um trabalho magnífico e reuniu muita informação relevante sobre o setor solar e o impacto que uma possível mudança no sistema de compensação acarretaria para o mesmo, que está em franca expansão no país. Embora não haja uma definição sobre o modelo da nova regulamentação, ficou claro pelas palavras do Sr. Carlos Alberto Calixto Mattar (Diretor da ANEEL) que não haverá retrocesso da legislação para aqueles produtores que já aderiram ao atual modelo da RES.482.

Essa notícia encheu os presentes de alívio, pois certamente o impacto de um retrocesso seria fulminante para todos. Mesmo que a informação já circulasse nos bastidores, ouvir isso do Diretor da ANEEL para mais de 200 profissionais do setor, trouxe uma alegria inimaginável para mim e para os mais de 500 clientes que confiaram na HCC Engenharia para realizarem seus investimentos.

Outro ponto importantíssimo foi ouvir da ANEEL, que o órgão apertará a fiscalização nas distribuidoras que não estão cumprindo com a legislação e que dificultam a democratização da energia solar fotovoltaica. Aqui na HCC possuímos um excelente relacionamento com todas as distribuidoras do RS e entendemos que o Rio Grande do Sul só é uma referência em energia solar por causa do rápido entendimento legal das concessionárias daqui (RGE, RGE Sul, CEEE e cooperativas). No entanto, somos solidários aos problemas que alguns clientes estão tendo em outras partes do país.

A HCC Engenharia está focada em ajudar a ABSOLAR nessa discussão visando sempre o crescimento do setor fotovoltaico, dialogando com todos os setores interessados e principalmente defendendo os direitos de nossos atuais e futuros clientes.