Licenciamento ou franquia: descubra qual a melhor opção de negócio!

Franquias HCC EnergiaSolar

Tempo de leitura: 

5 minutos

Se você chegou até este artigo, certamente, é porque deve estar considerando investir capital em uma alternativa rentável, segura e sustentável, não é verdade? Dito isso, os formatos de negócios que nos vêm à mente são: licenciamento ou franquia?

O questionamento é válido pelo fato de que cada modelo tem as suas particularidades, desafios e pontos positivos. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, elaboramos este conteúdo com uma série de informações úteis sobre o assunto.

Continue a leitura do artigo para entender o que é licenciamento de marca, franchising, principais diferenças entre cada um e como escolher a melhor alternativa. Confira, agora!

Licenciamento ou franquia: quais as diferenças?

Tanto o licenciamento quanto a franquia são modalidades para expandir seus recursos financeiros por meio de relações comerciais. No entanto, cada modelo tem o seu formato próprio de funcionamento, assim como regras e processos operacionais.

Ao realizar um contrato de franquia, você está se comprometendo com diversos propósitos, já que esse tipo de acordo abrange uma série de aspectos, como:

  • prestação de serviços
  • concessão de região de atuação;
  • propriedade intelectual.

A Lei n° 8.955, de 15 de dezembro de 1994 rege as franquias. Nela, há um documento chamado "Circular de Oferta de Franquia", que descreve as obrigatoriedades desse modelo de negócios. Se você já fez pesquisas sobre esse universo, com certeza, já se deparou com ele.

Dito isso, podemos afirmar que o licenciamento é uma modalidade que está dentro de uma franchising. Porém, é preciso lembrar que você só pode licenciar algo que esteja sob sua propriedade. Ou seja, não é possível autorizar um método, marca, sistema ou patente sobre o qual você não tem posse.

Na franquia, a marca costuma ser a maior propriedade. Lembrando que ela precisa estar devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Veja, a seguir, as principais características de um licenciamento de marca:

  • isenção de taxa de adesão à marca;
  • responsabilidade dos licenciados pela própria gestão do negócio — recebem pouco ou nenhum suporte do licenciador;
  • transferência apenas do direito ao uso da marca;
  • liberdade criativa para operar a unidade e realizar mudanças sempre que julgar necessário;
  • poder de decisão do empreendedor sobre quanto deseja gastar com publicidade e quais mídias e plataformas.

Agora, conheça os detalhes sobre uma franquia:

  • transferência de manuais de operação, know-how e negócio formatado;
  • suporte técnico da franqueadora para que se mantenha o padrão de qualidade da marca;
  • pagamento de taxa para aderir à marca;
  • acesso a manuais, treinamentos e à Circular de Oferta de Franquia (COF);
  • pagamento de fundo de propaganda para divulgação da marca em mídias e plataformas estabelecidas pela franqueadora;
  • criatividade e autonomia limitadas — dependendo do padrão a ser seguido;
  • contrato de maior duração e mais obrigações entre as partes.

Quais os pontos positivos de investir em uma franquia?

Agora que você tem uma noção mais ampla sobre as diferenças entre licenciamento e franquia, mostraremos os aspectos em que o modelo de franchising se destaca. Entre eles, podemos citar:

  • nome da empresa já consolidado no mercado;
  • maior controle da marca de sua essência — por mais que a empresa cresça, não perde o foco e a identidade;
  • transferência de know-how de negócios testado e aprovado;
  • contratos que se estendem a diversos direitos.

Quais os benefícios em adquirir uma franquia da HCC Energia Solar?

Desde 2015, a HCC vem atuando no mercado de energia, isto é, quando a tecnologia ainda estava os seus primeiros passos no Brasil. Em menos de seis anos, a empresa já conta com 22 unidades de franchising espalhadas por todo o país.

Seu objetivo principal é se tornar referência de nível nacional em fonte alternativa de energia e uma das melhores opções de investimento. Com seus mais de sete mil projetos em andamento e 800 obras finalizadas, a HCC Energia Solar é uma das líderes no setor de energia fotovoltaica no Rio Grande do Sul.

Por investir constantemente em sustentabilidade e inovação, ela é uma marca que inspira confiança e credibilidade, graças à qualidade da assistência técnica que fornece aos sistemas instalados. Confira, a seguir, as maiores vantagens de investir em uma franquia da HCC Energia Solar.

Equipe qualificada

Uma equipe de técnicos de engenharia altamente qualificados à sua disposição durante toda a instalação dos sistemas fotovoltaicos e sempre que houver necessidades de manutenção ou para sanar dúvidas.

Força de Marketing Digital

A HCC Energia Solar conta com um consistente sistema de geração de leads e um ótimo ranqueamento orgânico de palavras-chaves relacionadas à energia fotovoltaica no melhor mecanismo de busca da internet.

Atualização de modelos técnicos

Investimento constantemente em pesquisas a respeito das maiores tendências do mercado de energia fotovoltaica, com a finalidade de otimizar ao máximo a sua capacidade de geração de negócios no setor. Ou seja, a sua franquia sempre estará antenada às principais novidades do segmento.

Confiabilidade dos projetos

Além de contar com vasta experiência em geração distribuída, a HCC Energia Solar tem uma ferramenta capaz de realizar orçamentos de projetos de microgeração fotovoltaica com exatidão.

Capacitação constante de parceiros

Seu modelo de negócios garante a capacitação dos parceiros franqueados para negociar/vender as soluções comercializadas e, é claro, para que realizem a instalação de sistemas solares na região da franquia.

Segurança financeira

O formato da HCC Energia Solar garante segurança financeira aos seus franqueados em suas operações de venda.

Assistência técnica especializada

Em parceria com a Fronius, a HCC Energia Solar conta com uma equipe interna especializada em pós-venda para oferecer assistência em inversores para todos os seus franqueados.

Expertise comercial

Todo o know-how e modelo de negócios formatado da HCC, que tem uma taxa de conversão duas vezes superior à media nacional, é repassado aos franqueados.

Marca consolidada e de renome

Como foi mencionado, a HCC Energia Solar é uma das pioneiras na área e atua no segmento desde antes de a tecnologia de energia fotovoltaica começar a se tornar conhecida. Isso garante reconhecimento no mercado e diferencial competitivo ao franqueado.

Existem diversos aspectos a serem considerados antes de tomar a decisão entre licenciamento ou franquia. O ideal é escolher uma opção que seja segura, rentável e que ofereça todo o auxílio necessário para que o negócio se desenvolva progressivamente e o seu investimento valha a pena.

Quer entender melhor como os investimentos em uma franquia de energia solar podem ser altamente rentáveis e atender aos seus objetivos financeiros? Então, entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar!