O que é e como funciona a fazenda solar? Entenda!

O que é e como funciona a fazenda solar? Entenda!

Tempo de leitura: 

4 minutos

Você conhece fazendas que produzem gado ou alimentos para a população, não é mesmo? Mas, já ouviu falar em propriedade rurais dedicadas à produção de energia solar? Se não, está na hora de conhecer essa nova tendência! Essa é a chamada fazenda solar, propriedade que tem como foco a produção de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos.

A energia produzida é vendida para a concessionária ou, até mesmo, diretamente para a população. Sim, isso significa que você pode consumir energia elétrica advinda de uma fazenda solar! Quer saber como isso funciona? Então continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Afinal, o que são e como funcionam as fazendas solares?

As fazendas solares são propriedades rurais que se dedicam à produção de energia solar fotovoltaica para ser distribuída e comercializada a terceiros. Ou seja, assim como há fazendas de milho ou soja, que produzem esses alimentos para o comércio, as fazendas solares são responsáveis pela produção de energia elétrica por meio de radiação solar.

O que diferencia a produção residencial de uma fazenda solar é a quantidade de energia gerada e o objetivo. Isso porque, como você já deve saber, é possível instalar painéis fotovoltaicos em residências, indústrias ou comércios para a geração de energia, o que pode ser bastante vantajoso para o proprietário do imóvel. Porém, nesse caso, o objetivo é redução da conta de luz e utilização da energia produzida no próprio imóvel.

Já as fazendas solares possuem como objetivo a venda da energia. Em um país como o Brasil, cuja radiação solar é abundante durante a maior parte do ano e na maioria das regiões do país, é possível gerar uma grande quantidade de energia elétrica nessas propriedade e distribuí-la para a população.

Essa energia é gerada por meio de painéis fotovoltaicos que são instalados em grande parte da extensão da fazenda. São eles que captam a radiação solar e a convertem em energia elétrica. Após esse processo, é possível conectar esses painéis a todo um sistema que permite que essa energia seja encaminhada para a rede de distribuição. Com isso, ela é mensurada e comercializada, chegando a diversas outras localidades através da rede elétrica convencional.

Quais são as principais fazendas solares do Brasil?

Se você nunca ouviu falar em fazendas solares, pode se surpreender ao descobrir que já existem diversas em funcionamento no país. São mais de 2 mil fazendas solares no país. Vale destacar que o mercado de energia solar está crescendo tanto que, atualmente, o Brasil já produz, com essa fonte renovável, quase a mesma quantidade de energia gerada em Itaipu.

O destaque no país vai para a fazenda solar São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. Essa é a maior fazenda solar da América Latina e a sua capacidade de produção é de 1.500 GWh. Outras fazendas que merecem destaque estão espalhadas por diversas cidades do país, como Pirapora/MG, Ituverava/BA, Tauá/CE e tantas outras localidades.

Quais os benefícios de investir em uma fazenda solar?

O setor de energia solar cresce no Brasil e no mundo e, com ele, o número de fazendas solares. Isso se deve aos diversos benefícios que existem em realizar esse tipo de investimento, tanto para quem investe quanto para a sociedade como um todo. Veja agora quais são os principais deles!

Auxilia na preservação do meio ambiente

O mundo está percebendo que é essencial investir na preservação do meio ambiente. Afinal, o uso inconsequente dos recursos naturais nas gerações passadas já impacta a realidade atual. Dessa forma, a sustentabilidade é uma pauta cada vez mais central em todos os setores da economia.

Isso inclui a geração de energia, sendo que a energia solar se mostra como uma ótima forma de preservar o ambiente ao redor. Afinal, a energia solar é limpa e sustentável, não consumindo recursos naturais para ser gerada. Dessa forma, o investimento em fazendas solares é uma forma de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Retorno sobre o investimento

Um dos indicadores mais importantes para qualquer investidor é o famoso ROI, sigla para Retorno Sobre Investimento. E, no caso das fazendas solares, é importante destacar que ele vem rapidamente.

Isso porque o investimento em uma fazenda solar é, sim, alto. Porém, em um país como o Brasil, com abundância de radiação solar, e com um projeto de qualidade, você é capaz de gerar grande quantidade de energia elétrica por muito tempo.

Além disso, vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais interessados em energia solar e a legislação brasileira começa a regulamentar o uso e distribuição desse insumo. Dessa forma, várias portas se abrem para que você lucre e tenha o retorno sobre o investimento feito rapidamente.

Reduz custos para a população

A conta de energia elétrica está cada vez mais alta, não é mesmo? Isso pesa no bolso da população geral, que sofre as consequências de ver um insumo fundamental a preços tão altos.

É aí que o investimento em fazendas solares também se mostra muito benéfico. Afinal, essa energia, além de limpa e sustentável, também é mais barata do que a gerada em hidrelétricas e, principalmente, em termoelétricas. Dessa forma, ela também conta como uma forma de reduzir os custos para o consumidor final, o que atrai cada vez mais pessoas para esse investimento.

Vale lembrar que há diversas formas de investir em uma fazenda solar. Mesmo sem uma propriedade, é possível se tornar um investidor ou parceiro desse local. Além disso, você também é capaz de investir em energia solar dentro da sua própria residência ou empresa, aproveitando também diversos benefícios que isso pode trazer para seu bolso e sua família.

Com este artigo, você entendeu mais sobre a fazenda solar, um tipo de propriedade totalmente dedicada à produção de energia solar para a população. Percebeu como funcionam esses locais e quais são os principais benefícios que o investimento em energia solar pode trazer, tanto para quem investe quanto para a população como um todo.

Quer investir em energia solar, seja na sua casa, empresa ou propriedade rural? Então aproveite para entrar em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e conheça as nossas soluções!

orcamentohccenergiasolar