O que é eficiência energética e como desenvolvê-la? Descubra!

O que é eficiência energética e como desenvolvê-la? Descubra!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Toda empresa ou indústria precisa de energia para manter o seu funcionamento diário, não é mesmo? É necessário utilizar energia elétrica ao alimentar os equipamentos e máquinas, manter a luz acesa para viabilizar o trabalho dos colaboradores e até mesmo na manutenção das matérias-primas e produtos no período noturno, por exemplo.

Mas você sabia que dá para otimizar o seu consumo de energia e, com isso, reduzir consideravelmente a conta de luz e o impacto que a empresa causa no meio ambiente? Pois esse é um dos principais objetivos da eficiência energética, conceito essencial para quem quer diminuir custos e melhorar o posicionamento da empresa perante o mercado.

Quer saber o que é e como desenvolver a eficiência energética na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Afinal, o que é eficiência energética?

Para entender o conceito de eficiência energética, é importante ter clareza do que significa ser eficiente. Eficiência se refere à capacidade de melhorar os ganhos com o menor consumo de recursos possível. Isso significa fazer mais com menos, otimizando o uso dos recursos da empresa.

Dessa forma, a eficiência energética nada mais é que otimizar o uso da energia de forma a consumir o mínimo de recursos. Isso se refere tanto aos financeiros, sendo necessário buscar meios de reduzir o valor da conta de energia elétrica, como aos naturais, investindo em energia limpa e renovável.

Quais são os benefícios de contar com a eficiência energética?

Investir em eficiência energética traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para a sociedade como um todo. Veja agora quais são os principais deles!

Reduz custos operacionais

Um dos principais benefícios que a eficiência energética pode trazer à empresa é a redução dos custos operacionais do negócio. Isso porque, quando você melhora a forma como gerencia seus recursos, é possível fazer mais com menos, inclusive financeiramente.

Ao investir em eficiência energética, você reduz os gastos com energia dentro da organização. Isso tem um grande impacto positivo no planejamento financeiro do negócio, uma vez que permite aumentar a lucratividade — podendo investir esse dinheiro em atividades mais estratégicas.

Minimiza o impacto no meio ambiente

Outro benefício da eficiência energética é a redução do impacto das suas atividades no meio ambiente. Afinal, a eficiência energética inclui a necessidade de investir em fontes limpas e renováveis, o que reduz o consumo de recursos do planeta.

A empresa ganha, pois se torna mais sustentável. Mas, além disso, a sociedade como um todo pode aproveitar desse investimento, já que você ajuda na preservação do meio ambiente.

Melhora a gestão dos processos da empresa

A eficiência energética também exige revisar os processos e gastos de energia dentro da empresa. Isso significa que é necessário entender quais são aqueles equipamentos e atividades que exigem maior consumo de energia e como reduzi-lo, seja investindo em máquinas mais tecnológicas, seja modificando a forma como o processo é conduzido.

Com isso, o consumo energético em cada um dos processos é reduzido, mas as atividades da empresa são mais bem gerenciadas. É possível mapear os processos e identificar cada uma das etapas e custos envolvidos. Você pode, inclusive, identificar pontos de melhoria para aumentar a eficiência da empresa de uma maneira geral, indo além das questões relacionadas à energia.

Gera impacto positivo na reputação da marca

Vale lembrar que a sociedade e o mercado estão valorizando cada vez mais as empresas que se posicionam de forma sustentável. Reduzir o impacto no meio ambiente e contribuir com a redução da poluição e do consumo de recursos do planeta são elementos que podem se tornar um diferencial competitivo.

Dessa forma, o investimento na eficiência energética também se mostra como um processo capaz de melhorar a reputação da marca perante o mercado e, com isso, atrair ainda mais consumidores. O resultado é um aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento da empresa.

Como desenvolver a eficiência energética?

Diante da importância e dos benefícios que a eficiência energética pode trazer à empresa e à sociedade, que tal desenvolver esse conceito desde já? Veja dicas de ouro e comece a investir nesse aspecto!

Faça um diagnóstico energético

Em primeiro lugar, é essencial ter consciência sobre os gastos energéticos da empresa, de forma a entender quais são os pontos de melhoria possíveis. Para isso, vale a pena investir em um diagnóstico energético.

Esse processo identifica quais são os principais consumidores de energia da empresa. Você é capaz de entender quanto é utilizado em cada uma das máquinas e equipamentos, setores da organização e o quanto vai para a iluminação do local. A partir disso, pode perceber pontos que ajudam a reduzir o uso de energia elétrica.

Troque luzes e maquinários

Máquinas e luzes antigas são grandes fontes de gasto de energia elétrica dentro de uma empresa. Dessa forma, pode ser importante investir na troca de equipamentos e do tipo de lâmpadas utilizadas a fim de melhorar a eficiência energética.

Vale lembrar que manter a manutenção das máquinas em dia também pode ser uma ótima forma de garantir a redução do consumo. Afinal, alguns defeitos podem aumentar — e muito — o gasto do equipamento com energia.

Invista em energia solar fotovoltaica

Investir em fontes renováveis de energia elétrica é uma ótima forma de garantir a eficiência energética da empresa. A energia solar fotovoltaica, uma fonte limpa e sustentável, tende a ser a melhor solução nesse aspecto.

Para isso, é necessário instalar um sistema de geração de energia solar, que inclui painéis fotovoltaicos, inversores e, dependendo da necessidade, baterias. Após instalado, o sistema é capaz de converter a radiação solar em energia elétrica e direcioná-la diretamente à rede da empresa, usando-a para alimentar o sistema de iluminação ou as máquinas.

Dessa forma, além de reduzir o consumo de energia elétrica da concessionária, diminuindo consideravelmente o valor da sua conta de luz, você também para de consumir energia proveniente de fontes não renováveis, cuidando bem do presente e do futuro do nosso planeta.

Como você pode perceber, o investimento em eficiência energética traz uma série de benefícios. E uma das melhores formas de aderir a esse conceito dentro da sua empresa é pelo investimento em fontes de energia sustentável, como a energia solar fotovoltaica.

Então, aproveite e entre em contato com a HCC Energia Solar agora mesmo e confira as nossas soluções em energia solar!

orçamento hcc energia solar