O que é preciso saber para trabalhar com energia solar? Veja aqui!

hcc energia solar - Franquias

Tempo de leitura: 

5 minutos

O mercado de energia solar vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A busca das empresas por práticas mais sustentáveis que possibilitem o aumento da produtividade e, consequentemente, da lucratividade tem aumentado os investimentos no setor. Mas para trabalhar com energia solar é preciso entender bem do assunto.

Devido ao ótimo panorama que o mercado propõe, investir em energia solar é muito vantajoso. Porém, ao decidir trabalhar nessa área e se destacar no mercado é preciso investir em conhecimento. Não é necessário ser eletricista ou engenheiro elétrico para entrar no setor, porém é fundamental aprender sobre técnicas e normas relacionadas ao assunto. Além disso, é importante aprender sobre as ferramentas utilizadas e a instalação correta do sistema.

Quer saber mais sobre trabalhar com energia solar? Neste artigo, vamos abordar a importância do sistema fotovoltaico para o meio ambiente e o que é preciso saber para entrar nesse mercado. Acompanhe!

Qual a importância da energia solar?

A busca pela preservação do meio ambiente vem ganhando destaque em todos os setores. Aenergia solar é uma forma sustentável de gerar energia elétrica, promovendo mais economia. Muito versátil, esse sistema pode ser implantado em comércios, residências, indústrias e em propriedades rurais.

O Brasil é o território mais propício para a geração desse tipo de energia devido à grande incidência de radiação solar. Os painéis fotovoltaicos, instalados nos telhados das construções, são os responsáveis por captar e converter os raios solares em energia elétrica. O sistema fotovoltaico pode gerar uma economia de até 95% nas contas de luz.

A energia solar é considerada uma energia limpa, renovável e inesgotável. Ela constrói comunidades autossuficientes e diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera, por isso, é tida como a maneira mais sustentável de geração de energia. Além disso, o mercado, em constante crescimento, tem proporcionado muitas oportunidades de trabalho.

Quem pode trabalhar com energia solar?

Não é preciso ser eletricista ou ter alguma formação específica para atuar no setor de energia solar. De forma democrática, o ramo emprega várias áreas, como vendas, marketing, comercial, atendimento e financeiro. O importante é investir em conhecimento e entender o máximo sobre o sistema, como saber sobre a instalação, ferramentas a serem usadas e aprender normas e técnicas sobre o assunto.

É fundamental que os profissionais procurem se qualificar para oferecer um serviço de qualidade e se destacar no mercado. Estude e busque informações sobre a energia solar. Cursos online e presenciais são oferecidos por muitas empresas para quem está interessado em empreender na área. Escolha um método de ensino de qualidade e busque certificações antes de ingressar no mercado de energia solar.

Quais os componentes de uma empresa de energia solar?

Existem alguns componentes dentro de uma empresa de energia solar. A área da instalação cuida de todo o processo de implantação do sistema solar. O setor de vendas faz a divulgação para os clientes e recebe comissões por cada instalação comercializada. Na manufatura de painéis fotovoltaicos acontece a fabricação das placas solares e de todas as partes associadas, como as estruturas e os inversores.

O consultor entende amplamente sobre as áreas do empreendimento e é o responsável por auxiliar pessoas físicas e jurídicas na transição para o sistema de energia solar. Temos também o setor de manutenção que garante a funcionalidade do sistema. Ainda compõe a empresa de energia fotovoltaica, os serviços dos consultores de energia, que se concentram em todas as formas de energias alternativas e em maneiras de como fazer a conservação.

Quais as melhores oportunidades?

Como vimos, o mercado de energia solar é amplo e considerado um dos melhores investimentos para os empresários brasileiros. E existem algumas oportunidades que devem ficar na mira daqueles que pretendem investir no setor.

Instalador fotovoltaico

Como o mercado de energia solar está em expansão no país, muitas pessoas estão buscando capacitação e certificados para se tornarem aptas a ingressar no ramo. Para quem deseja mudar de carreira ou encontrar uma nova ocupação, são inúmeras as oportunidades dentro das empresas de energia solar, como vendedores, projetistas e os instaladores dos painéis fotovoltaicos.

Para trabalhar com instalação do sistema de energia solar, não é preciso formação específica. O importante é conhecer e entender sobre instalações elétricas. Mas lembre-se: é fundamental buscar por qualificação para garantir qualidade ao serviço e se destacar no mercado.

Projetista de energia solar

Para ser um projetista de energia solar é preciso ter conhecimento sobre cálculos técnicos de quantidade de módulos e potência, análises de faturas e estimativas de retorno financeiro para os clientes. Para desempenhar essa função, os engenheiros podem ter prioridade, mas os cursos de projetistas são uma ótima alternativa para quem já é instalador e deseja se especializar em busca de novas oportunidade no mercado de trabalho.

Empreender como franquia

O crescimento acelerado das franquias no mercado de energia solar, acontece devido a praticidade do negócio e o baixo risco para os investidores. As franquias oferecem rede própria de distribuição e, normalmente, uma marca já consolidada no mercado. Com um plano de negócio definido e o apoio de um franqueador competente, é possível garantir a expansão do negócio com baixo risco financeiro.

Como entrar no mercado de energia solar de forma segura?

Para entrar no mercado de energia solar de maneira segura é fundamental que o interessado busque conhecimento e realize cursos de capacitação na área. É recomendável iniciar com um curso básico, em seguida fazer uma especialização em instalação de sistemas fotovoltaicos para, depois aprender sobre projetos. Além disso, informe-se sobre as legislações e as normas NR 10 e NR 35, regulamentadas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, que diz respeito às exigências para trabalhos realizados em alturas e processos que envolvem eletricidade, respectivamente.

Como vimos, para aproveitar da melhor maneira o mercado de energia solar, invista em conhecimento e certificações, trace um bom plano de negócios e aposte em estratégias de marketing para garantir ao consumidor serviços de qualidade. A HCC Engenharia Solar oferece informações relevantes e curiosidades sobre energia fotovoltaica que facilitam na tomada de decisão.

Portanto, trabalhar com energia solar é uma das alternativas mais promissoras do mercado brasileiro, visto que esse é um dos setores que mais cresce no país. Para isso, invista em cursos, conte com empresas de franquias renomadas e garanta o retorno do seu investimento.

Quer ficar por dentro de todas as informações e novidades do mercado de energia fotovoltaica? Assine a newsletter da HCC Energia Solar e receba conteúdos em primeira mão!