O que é um rastreador solar e quais suas vantagens? Confira!

A tecnologia está em constante evolução, e no setor de energia solar, a situação não é diferente. Além do kit de energia solar fotovoltaica, há outros equipamentos que podem fazer a diferença na hora de gerar energia e possibilitar maior aproveitamento e produtividade do seu sistema. Entre eles, está o rastreador solar.

Mas você sabe o que é e como funciona esse equipamento? Entende qual a sua função e os benefícios que ele pode trazer para o seu sistema de geração de energia? Se não, está na hora descobrir! Continue a leitura e entenda mais sobre o rastreador solar!

O que é e como funciona um rastreador solar?

O rastreador solar é um equipamento capaz de rastrear o posicionamento e o ângulo da incidência da radiação solar ao longo do dia e, dessa forma, mobilizar as placas para ajustá-las na melhor posição. Ou seja, é uma forma de aumentar a eficiência do seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

Para entender como ele funciona, é importante que você saiba, em primeiro lugar, como se dá a geração de energia solar. Ela é feita por meio das placas solares, que são instaladas no solo ou no telhado de casas e outros imóveis.

Ao receber a radiação solar, essas placas são capazes de absorvê-la e, com isso, transformá-la em energia elétrica, direcionando essa energia gerada para uma corrente. Porém, ao longo do dia e, inclusive, dos meses do ano, o ângulo de incidência da radiação solar varia.

Isso porque ele muda de posição ao longo do dia e dependendo da estação do ano e região do país. Dessa forma, mesmo que você identifique o melhor local para a instalação das placas, elas nunca estarão no melhor ângulo possível ao longo de todo o ano ou, até mesmo, durante o dia.

É aí que os rastreadores solares entram como grandes aliados. Afinal, eles são capazes de identificar qual o melhor ângulo para as placas solares ao longo do tempo. Dessa forma, quando você investe em placas solares acopladas a uma superfície móvel com motor, é possível adequar a angulação e o posicionamento durante o dia, de forma a direcioná-las da melhor forma possível, de acordo com a incidência da radiação solar.

Quais são as vantagens de contar com um rastreador solar?

Como você já deve imaginar, o rastreador solar pode oferecer uma série de benefícios para o seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Veja, agora, quais são os principais deles!

Aumenta a produtividade do sistema

Um dos principais benefícios do rastreador solar é o aumento da produtividade do seus sistema de geração de energia solar. Ou seja, você é capaz de gerar mais energia elétrica, com a mesma quantidade de placas.

Isso acontece porque o rastreador solar é capaz de identificar o posicionamento ideal de cada uma das suas placas solares ao longo do dia. Dessa forma, ela movimenta o sistema de acordo com a radiação, buscando o ângulo e posicionamento no qual elas são mais eficientes. Isso permite que elas gerem o máximo de energia possível, aumentando a produtividade do sistema.

Evita o sombreamento das placas

O sombreamento das placas solares é um problema bastante grave. Isso porque ele reduz drasticamente a sua geração de energia solar fotovoltaica, uma vez que a incidência da radiação solar é menor quando a placa está na sombra.

Isso ainda pode prejudicar a placa como um todo, prejudicando a sua vida útil. Isso porque, quando apenas uma região da placa ou algumas placas são sombreadas, o sistema perde o seu equilíbrio e pode ser prejudicado. Com isso, as placas podem ser danificadas e apresentar defeitos ao longo do tempo.

Quando você utiliza um rastreador solar, pode evitar ou minimizar esse problema. Afinal, esse equipamento identifica o local no qual há a incidência de radiação solar e é capaz de mudar o posicionamento das placas ao longo do tempo. Dessa forma, pode evitar o sombreamento e, com isso, problemas futuros para o seu sistema.

Potencializa a economia na conta de luz

Um dos principais benefícios que um sistema de geração de energia solar pode trazer para você é a possibilidade de economizar na conta de luz. Afinal, quando você gera a sua própria energia por meio da radiação solar, é capaz de reduzir o consumo da concessionária e, com isso, ter menos gastos.

Por aumentar a eficiência e a produtividade das placas, o rastreador solar é capaz de aumentar a quantidade de energia gerada pelo seu sistema. Isso é sinônimo de mais economia! Afinal, quando mais energia você gera e usa na sua casa ou empresa, menos você consome da concessionária.

Qual a importância de contar com um seguro completo para o seu sistema de energia solar?

Como você pode perceber, o sistema de geração de energia solar é complexo e conta com diversos equipamentos. O rastreador solar complementa o equipamento como um todo, gerando ainda mais benefícios para você.

Mas já imaginou perder esse investimento devido a acidentes naturais ou furtos, por exemplo? É por isso que é tão importante contar com um seguro completo para o seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

O seguro da HCC Energia Solar oferece cobertura completa contra incêndios, danos elétricos, eventos naturais e furtos, por 12 meses. Tudo isso, com ótimas condições de pagamento, que cabem no seu bolso e permitem o investimento de forma tranquila e ágil.

Assim, você protege seu patrimônio contra prejuízos relacionados ao seus sistema fotovoltaico. O seguro agrega ainda mais valor ao seu projeto, garantindo que você poderá usufruir de todos os benefícios da energia solar por muito mais tempo.

Com este artigo, você descobriu o que é um rastreador solar, entendendo como ele pode melhorar o seu sistema e potencializar a geração de energia solar fotovoltaica. Também viu que a segurança é um item essencial e, dessa forma, na hora de contratar um projeto de energia solar, vale a pena incluir um seguro e garantir a proteção do seu kit ao longo do tempo.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a geração de energia solar, que tal contratar para sua casa ou empresa? Entre em contato com a HCC Energia Solar e descubra a unidade mais perto de você!

POSTS RELACIONADOS