Por que investir em energia solar em Palmitos? Entenda

Felizmente, a cultura da energia solar está se consolidando cada vez mais no Brasil. Os brasileiros começam a compreender as vantagens que essa solução sustentável proporciona.

Em qualquer área do país, é possível utilizá-la com sucesso, inclusive, na Região Sul. Veja por que vale a pena investir em energia solar em Palmitos, no estado de Santa Catarina!

O que é energia solar?

Para começar, vamos falar um pouco sobre o que é energia solar. Trata-se de uma solução para captar energia de uma fonte limpa e renovável: o sol.

Placas fotovoltaicas

Para captá-la, são usadas placas fotovoltaicas ou módulos fotovoltaicos (que podem ser chamados de painéis fotovoltaicos, também). Esses equipamentos conseguem absorver e transformar a energia do sol em energia elétrica, por meio do chamado efeito fotovoltaico.

Efeito fotovoltaico

Esse efeito acontece quando um material semicondutor fica exposto à luz do sol ou de qualquer outra fonte de energia. O silício é um dos materiais semicondutores mais usados pelos fabricantes de placas solares.

Os materiais semicondutores apresentam três bandas de energia:

  • uma de valência completa;
  • uma de condução vazia;
  • uma de gap de um elétron.

Quando expostos à radiação solar, os elétrons se movimentam entre as bandas de energia. Ao receber a energia necessária, o elétron da banda gap se transfere para a camada de condução e produz energia elétrica.

Inversor solar

Além das placas solares, o sistema fotovoltaico requer um inversor solar, que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada. Essa é a utilizada para por em funcionamento os aparelhos elétricos e as lâmpadas.

On-grid e off-grid

Existem dois tipos de sistemas:

  • on-grid;
  • off-grid.

Quando o sistema instalado é off-grid, é preciso comprar uma bateria para o armazenamento da energia excedente. No on-grid, toda energia excedente produzida durante o dia vai para a rede pública. A energia excedente é aquela que foi produzida, mas não foi utilizada pelos usuários do imóvel, ou seja, foi além da demanda diária.

Quais são as vantagens da energia solar em Palmitos?

Por que usar energia solar em Palmitos? Há muitas vantagens a considerar, vejamos!

Sustentabilidade

A energia solar é uma fonte sustentável de energia. Não polui, é renovável, é inesgotável e gratuita. O sistema fotovoltaico não causa danos ao meio ambiente.

Com a utilização das placas, é possível reduzir os níveis de resíduos e carbono que são emitidos para a atmosfera. Também permite diminuir o consumo da energia hidrelétrica, que causa sérios impactos à natureza devido à construção de barragens e a outros transtornos.

Redução nas contas de luz

Outra vantagem de investir em energia solar em Palmitos é que os moradores da cidade conseguirão reduzir suas contas de luz. Estima-se que o consumidor pode ter até 95% de economia. Esse é um valor relevante para quem deseja pagar menos pela energia, cujos reajustes vêm causando insatisfação aos consumidores.

Na zona urbana, costuma-se instalar o sistema fotovoltaico na modalidade on-grid. Nesse caso, os equipamentos são conectados à rede da concessionária local, gerando bônus para o consumidor. Eles podem ser usados durante o período de cinco anos.

Para quem utiliza o sistema off-grid, a autonomia é ainda maior, já que não existe a necessidade de integração com a rede elétrica. Mas essa modalidade de instalação é mais usada na zona rural e em locais onde a energia elétrica pública não alcança.

Alta durabilidade

O custo-benefício de aproveitar energia solar em Palmitos se percebe, também, na elevada durabilidade do sistema fotovoltaico: média de 25 anos de vida útil. O retorno do investimento acontece, na maioria das vezes, em cinco ou seis anos. Assim, no restante do tempo, você só terá que se preocupar com a manutenção do sistema.

Baixa manutenção

A manutenção do sistema fotovoltaico é relativamente simples. Recomenda-se uma limpeza semestral para remover a sujeira dos painéis: basta usar um cabo de vassoura e água.

Além disso, os próprios módulos dispõem de camada protetora para evitar que se acumule muita sujeira. A chuva também é uma aliada na limpeza, o que é um diferencial importante em Santa Catarina, estado em que, de modo geral, os índices pluviométricos são altos.

Outros cuidados dizem respeito ao inversor, que pode durar entre cinco a dez anos, a eventuais vidros quebrados (felizmente, os equipamentos usam vidros temperados, cuja resistência é muito maior) e à substituição de algum componente elétrico.

Valorização do imóvel

Outra vantagem para os moradores de Palmitos é que a energia solar ajuda a valorizar o imóvel. O sistema fotovoltaico pode aumentar o preço de mercado de uma propriedade residencial em até 8%.

Sendo assim, pode valer a pena pagar mais caro por um imóvel que vai garantir contas de luz mais baixas. Com o sistema já instalado, o potencial comprador não precisará gastar e ter trabalho com o processo de compra e instalação. O custo-benefício tende a ser muito vantajoso.

Além disso, a energia solar é sinônimo de modernidade, de sofisticação, de tecnologia avançada e sustentável.

Linhas de financiamento exclusivas

Para estimular o uso da energia solar e popularizá-lo, atualmente, existem linhas de financiamento especiais para a instalação de sistemas fotovoltaicos. Entre os bancos que oferecem linhas de financiamento nesse sentido, estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Itaú e o Santander, entre tantos outros.

Dessa forma, a instalação de energia solar se torna mais acessível à população brasileira, revelando, assim, que existe um engajamento do governo e das instituições financeiras na promoção da acessibilidade a tecnologias sustentáveis.

Ecoturismo

Outra razão para investir em energia solar em Palmitos é o ecoturismo. Palmitos se destaca por suas fontes de águas termais, cachoeiras, rios (principalmente, o rio Uruguai), gastronomia e vinícolas. É possível aproveitar a energia solar em hotéis, bondinhos, restaurantes, fábricas de vinhos, parques — enfim, em todos os locais onde há turistas.

Quando a atrações já é a própria natureza, a aplicação de fontes renováveis de energia é ainda mais valiosa para fortalecer a imagem de turismo sustentável. Na verdade, o ecoturismo já vem sendo aplicado em Santa Catarina com sucesso. Palmitos pode, portanto, imitar o exemplo de cidades como Itá, situada no centro-oeste do estado e conhecida como “Capital do Paraíso”.

Percebe a importância de aproveitar a energia solar em Palmitos? Nós, da HCC Energia Solar, podemos ajudar você que mora nessa cidade catarinense a instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa com eficiência. Nossos diferenciais são profissionais capacitados, projetos personalizados, suporte comercial e técnico, assistência técnica, equipamentos de ótima qualidade, melhores condições de pagamento e atendimento ágil.

O que acha da adoção de energia solar? Deseja ficar sempre atualizado sobre esse tema? Aproveite e assine nossa newsletter. Enviaremos dicas e novidades regularmente para seu e-mail!

POSTS RELACIONADOS