Por que o string box é essencial para evitar picos de energia?

Por que o string box é essencial para evitar picos de energia?

Tempo de leitura: 

5 minutos

Atualmente, produzir energia elétrica não é mais exclusividade das usinas hidrelétricas e termelétricas. Você pode fazer isso em sua própria casa, captando os raios solares. A energia solar fotovoltaica é a nova tendência de produção de eletricidade limpa, econômica e sustentável.

No entanto, para evitar danos provenientes de sobretensão na rede como pico de energia, curto-circuito, descarga atmosférica, etc., é necessário que o sistema de energia solar de seu imóvel tenha equipamentos de proteção específicos, como o string box, pois eles são capazes de detectar falhas, irregularidades e desarmar os aparelhos.

Pensando nisso, criamos este post para explicar tudo sobre o string box e mostrar como esse equipamento é essencial para proteger a vida dos usuários, a rede elétrica do imóvel e os aparelhos eletrodomésticos. Acompanhe!

Como funciona o string box?

O string box é um painel elétrico que tem basicamente estes componentes no seu interior: fusíveis, base porta fusível, Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS), chave seccionadora ou um disjuntor.

Funciona da seguinte maneira: a corrente contínua gerada pelos painéis fotovoltaicos passa por meio de cabos elétricos pela chave seccionadora, pelos fusíveis e pelo DPS. Caso não sejam detectados distúrbios elétricos, essa energia segue até o inversor solar do sistema, que transforma a corrente contínua em alternada. Essa é a mesma que recebemos das concessionárias, e é ela que alimenta a maioria dos nossos eletrodomésticos.

Se a chave seccionadora detectar algum pico de energia prejudicial aos componentes do sistema, ela cortará a corrente automaticamente. Além disso, ela corta o circuito nos momentos de manutenção, assim protege os técnicos e os equipamentos. Na ocorrência de um curto-circuito, os fusíveis se rompem devendo ser substituídos.

Já o Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) protege o sistema de possíveis surtos elétricos. Normalmente, essas falhas são provenientes de picos de tensão de descargas atmosféricas, ou seja, raios. Essa carga excessiva é encaminhada para o sistema de aterramento, impedindo que cheguem ao inversor ou nos módulos. Portanto, essa é a sequência básica de funcionamento da string box.

Qual a importância do string box?

O string box é importante no sistema fotovoltaico porque é esse painel que impedirá que o pico de energia e os surtos cheguem até os equipamentos da rede de energia solar e aos eletrodomésticos. Outros sistemas como o Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e o aterramento elétrico complementam a proteção, pois atuam encaminhando a corrente para a terra e eliminando as sobretensões.

Onde instalar o string box?

O ideal é que o string box fique o mais próximo possível do inversor, desde que a distância entre as placas solares e o inversor solar seja de no máximo 10m, de preferência no telhado e externamente. Caso não consiga atender a distância recomendada, serão necessárias duas proteções: um string box deverá ficar perto do inversor e o outro junto dos painéis. Dependendo do fabricante, o string box vem dentro do inversor.

Quais os cuidados na hora da instalação?

Para que o string box atue com eficiência são necessários alguns cuidados no momento da compra dos materiais desse painel, pois devem ser adquiridos aqueles que sejam específicos para a rede fotovoltaica. As suas características são próprias para receber esse tipo de energia.

Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS)

O fabricante do DPS deve seguir a norma NBR IEC 61643. Esse equipamento basicamente tem a função de conduzir a corrente para a terra na ocorrência de uma descarga atmosférica ou surto. Portanto, ele corta o circuito que estava anteriormente aberto, criando o curto-circuito; quando passa a sobretensão, o circuito é aberto novamente e esse processo é chamado estado isolante desse dispositivo.

Com o passar dos anos, o desgaste desse dispositivo de proteção dificulta o seu retorno para o estado de isolamento, o que pode se tornar um problema, pois os arranjos dos módulos fotovoltaicos costumam apresentar corrente de curto-circuito com valores baixos.

Esse pequeno curto nem sempre é capaz de acionar a chave seccionadora ou os fusíveis, e essa falha pode gerar aquecimento dos componentes e dar início a um incêndio. Por isso, é necessário que os sistemas fotovoltaicos sejam submetidos a manutenções preventivas. Essa atitude evitará danos.

Cabos de energia

Outra fonte de incêndio por aquecimento de equipamentos é a conexão mal feita dos cabos elétricos. Além disso, há também o risco de dano no circuito pela falta de identificação desses condutores que devem ter seus pólos diferenciados, preferencialmente, por cores ou anilhas com números.

Grau de proteção

Todos os equipamentos do sistema de energia solar que ficarem expostos às intempéries devem ser fabricados com o grau de proteção mínimo de IP65, isto é, para que resistam à ação do tempo sem apresentarem danos. Esse número indica que o material deve ser protegido contra a entrada de poeira e jatos d’água.

Instalação

O sistema solar fotovoltaico é composto por duas fontes de energia, a do sol e a convencional da concessionária. A primeira delas é recebida pelas placas solares e fornece corrente contínua, podendo chegar a tensões de 1000V; a outra varia em torno de 220/127V ou 380/220V em corrente alternada.

Portanto, essa diferença de tensão e de corrente faz com que a instalação seja feita com o máximo capricho e de preferência por empresas que empreguem técnicos aptos a trabalhar com esse sistema, isso trará segurança para os usuários e para os profissionais.

Reparos na string box e nos inversores

Sabendo da importância de escolher materiais de qualidade no momento da instalação da string box, fique atento na hora de fazer reparos e substituições de componentes e contrate apenas profissionais habilitados. Além disso, tenha os mesmos cuidados com os inversores de energia solar, pois são eles que vão encaminhar a corrente alternada para os seus eletrodomésticos.

Por que é fundamental evitar picos de energia?

Os picos de energia são descargas elétricas temporárias que aumentam subitamente a tensão de energia fornecida por qualquer sistema de eletricidade. Essas descargas são provocadas principalmente por raios. A energia fotovoltaica, por ter equipamentos instalados nas partes mais altas das edificações, está exposta a esses eventos, correndo riscos de danos em seus aparelhos.

Essas oscilações nas redes elétricas atuam tanto no momento em que estão acontecendo quanto nos restabelecimentos bruscos de energia, provocando a queima dos equipamentos, principalmente os mais sensíveis como os eletroeletrônicos, além dos danos físicos que podem causar para os usuários. Por isso, é indispensável a instalação do string box.

Agora que já sabe como evitar o pico de energia e proteger sua rede solar contra as sobretensões das redes elétricas utilizando o string box, recomendamos que no momento da instalação ou na necessidade de qualquer tipo de manutenção, evite os curiosos, procure empresas especializadas em sistemas de energia fotovoltaica, assim evitará prejuízos e danos nos seus equipamentos.

Gostou do conteúdo? Se precisar de qualquer outra informação sobre energia solar, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo.