Quer entrar no mercado de energia solar? Conheça as oportunidades!

Quer entrar no mercado de energia solar? Conheça as oportunidades!

Tempo de leitura: 

5 minutos

O mercado de energia solar tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Diversas são as oportunidades que surgem para quem deseja trabalhar nessa área, sobretudo devido à revolução que estamos vivendo pela qual as pessoas procuram fontes de energia alternativas e menos degradantes para a natureza. Além disso, esse ramo não sofre muito com os efeitos de crises econômicas e tem atraído profissionais de outras áreas.

Desde 2016, o preço de equipamentos e instalação de energia solar foi reduzido em mais de 60%. Esse fato impulsionou a procura e, consequentemente, a capacidade de produção das empresas. Em menos de uma década, a previsão é que essa seja a fonte de energia de menor custo em quase todos os lugares do mundo.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o mercado de energia solar? Então, continue a leitura e descubra as oportunidades que surgem nessa área em constante crescimento!

Atração de profissionais de outras áreas

O desemprego no Brasil, infelizmente, tem níveis alarmantes. Uma taxa média de 12% segundo o IBGE. Uma boa notícia é que o governo federal tem realizado constantes investimentos no mercado de energia solar, nos últimos anos. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) prevê aumento expressivo no volume de oportunidades de trabalho na área até meados de 2019.

Estima-se a criação de novas usinas e o crescimento da produção em 3,3 GW de energia solar. A cada megawatt de energia solar instalada, a expectativa é que sejam gerados 20 a 30 novos empregos. Esses fatos demonstram a causa da alta esperança com o mercado de energia solar nos próximos anos.

Profissionais de outras áreas têm migrado para o mercado de energia solar, uma vez que vislumbram uma possibilidade real de lucros devido a:

  • incentivos do governo federal, que busca implementar essa fonte de energia alternativa e menos custosa;
  • baixos impactos sofridos em decorrência da crise econômica;
  • ser um ramo em crescimento constante, sem oscilações negativas;
  • custos da instalação, que vêm se tornando menores.

Muitos são os atrativos que vêm fazendo os profissionais de outros segmentos da economia abandonarem totalmente seus empreendimentos e investirem na energia solar. É uma escolha muito segura e com poucas chances de erro. Investimentos estatais e constância no crescimento do mercado só ratificam esse entendimento.

Investimento seguro

Como mencionado, o investimento em energia solar, além de altamente rentável, é seguro. O segmento oscila muito pouco e não sofre os efeitos da crise econômica de maneira acentuada. De olho nesses dados, o setor atrai cada vez mais investidores. Isso auxilia quem quer trabalhar na área, mas não tem o capital para iniciar um empreendimento.

Outro ponto a ser destacado é que, em estados brasileiros que priorizam o investimento em energia solar, residências e comércios que adotam o sistema têm economia de até 80% nas contas de energia elétrica. Grandes fábricas que têm alto consumo de energia veem na energia solar uma alternativa para aumento nos lucros, pois os gastos são atenuados.

Com isso, o investimento no mercado de energia solar só traz benefícios a quem investe nesse setor: lucro alto, pouca suscetibilidade a efeitos da crise econômica e crescimento constante, sem oscilações negativas.

Publicidade positiva

Quando falamos em energia solar, vem à mente uma fonte de energia alternativa, menos degradante para o meio ambiente e que traz benefícios financeiros.

A energia solar, de fato, reduz a poluição e o desperdício. Gerar eletricidade por meio de energia fotovoltaica implica redução no uso de combustíveis fósseis tão prejudiciais à natureza e à camada de ozônio. A empresa que passa a investir em energia solar dá demonstração de que tem interesse em preservar o meio ambiente e ajudar no combate do efeito estufa.

Os benefícios de uma empresa investir em energia solar, portanto, vão além de benefícios financeiros. Verifica-se uma brilhante estratégia de marketing empresarial, já que seguramente os consumidores preferirão contratar com organizações que demonstram preocupação com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente em detrimento de empresas poluidoras.

Passos para ingressar no mercado de energia solar

Conhecidas algumas das vantagens de ingressar no ramo de energia solar, destacamos que o profissional pode atuar de diversas maneiras nesse segmento. Além de abrir empresas que prestem serviços no mercado de energia solar, o profissional pode desempenhar as funções individualmente como instalador ou revendedor, por exemplo.

Alguns passos devem ser observados antes da entrada no mercado de energia fotovoltaica, para obtenção de êxito no empreendimento.

Capacitação

O tema energia solar é complexo e demanda conhecimento técnico prévio de quem tem interesse em trabalhar na área. É fundamental a realização de um curso que capacite o agente a atuar e entender todos os aspectos relacionados à energia solar, tanto os assuntos teóricos quanto os assuntos práticos, como instalação e manutenção de equipamentos.

É importante buscar a capacitação por meio de um curso ministrado presencialmente, pois os conhecimentos acerca do tema de energia solar são bastante práticos e exigem manejo físico com os equipamentos e serviços oferecidos para que se forme um profissional de qualidade.

Priorize uma empresa que conheça o mercado de energia solar e seja capaz de repassar os conhecimentos técnicos de forma didática e segura!

Formalização

Depois de adquirido o conhecimento técnico e prático na área, é o momento de formalizar o negócio. Não importa o modelo de empresa escolhida, o importante é buscar atuar conforme a lei para que se possa praticar concorrência no mercado sem ser surpreendido com irregularidades ensejadoras de multa pelo desempenho irregular da função.

Outra maneira de entrar no mercado é por meio da aquisição da franquia de uma empresa que já atue na área. A parte burocrática, nesse caso, se amenizará e o empreendedor desfrutará de vantagens como:

  • replicar o sucesso de uma empresa já existente;
  • torna o investimento mais seguro, pois o gestor não inicia seu projeto do zero;
  • o franqueador oferece todo o suporte necessário;
  • investimento menor em relação à abertura de uma nova empresa etc.

A abertura de uma franquia pode ser uma excelente alternativa. Para que se obtenha sucesso, no entanto, é necessário que o empreendedor escolha bem a empresa a ser franqueada. Analise cuidadosamente o segmento e eleja uma empresa com experiência e prestígio no mercado de energia solar.

Escolha do método de atuação

Quanto ao método de atuação da empresa, varia de acordo com o empreendedor. O primordial é haver excelente conhecimento técnico aliado com um serviço prático apurado. Isso garantirá a satisfação dos clientes no mercado de energia solar.

O empreendedor pode atuar somente na área de instalação ou somente na área de distribuição de equipamentos ou revenda. É necessário que realize o serviço de forma técnica, garantindo a captação do cliente e indicação a outros, por meio de propagandas, recomendação e desempenho de ofício sem cometer erros, com equipamentos bem montados e de boa qualidade.

Então, você pode perceber que o mercado de energia solar se desenvolveu muito nos últimos anos e que diversos são os benefícios de investir nele. Também são variadas as formas de atuação do profissional, do instalador ao revendedor de equipamentos. É vital, nessa área, o conhecimento técnico adequado às exigências do mercado garantindo a satisfação da clientela.

E aí, gostou de conhecer as vantagens e atrativos desse mercado e está interessado em ingressar na área? Então, conheça agora o nosso curso de energia solar e faça a sua capacitação!