Saiba como realizar a implantação da energia solar em supermercados

A busca por fontes energéticas alternativas, que degradem menos a natureza e que reduzam os custos é uma importante medida que vem sendo adotada por governantes e donos de empresas. O uso de energia solar em supermercados, por exemplo, vem sendo implantado pelos proprietários desses estabelecimentos em decorrência do alto consumo de eletricidade nesses locais.

Diariamente, são milhares de máquinas ligadas, congeladores trabalhando em temperaturas muito baixas e exigindo mais eletricidade, aparelhos de ar-condicionado, entre outros. Todos esses aparatos provocam um consumo muito alto, que pode até impactar nos lucros. Por isso, a implementação de energia solar mostra-se um investimento fantástico.

Ficou interessado em conhecer os motivos para implementar a energia fotovoltaica nos supermercados e como você pode instalá-la? Então, continue a leitura, este post é para você!

 

Motivos para implantar energia solar em supermercados

 

Redução de gastos com energia

Como citado, uma das maiores preocupações dos empresários da área dos supermercados é o alto consumo de energia elétrica, uma vez que a eletricidade é a base de funcionamento desses estabelecimentos. Sem ela, as máquinas não funcionam e a empresa para completamente. No entanto, o alto consumo registrado na conta de luz nesses locais desencoraja muitos empreendedores e afeta profundamente os lucros.

Com a energia solar, no entanto, esses problemas serão resolvidos. O gestor investe inicialmente nos equipamentos de instalação e placas fotovoltaicas e passará a contar com essa fonte de energia alternativa em seu negócio, gerando uma redução significativa na conta de luz e, consequentemente, lucros maiores.

 

Vantagem competitiva

Nos dias atuais a preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido muito grande. Uma das formas mais discutidas de alcançá-la é buscando fontes energéticas que degradem menos o nosso planeta e a natureza. Nesse aspecto, a utilização de energia fotovoltaica tem ganhado espaço.

Além disso, o uso de energia solar em qualquer segmento provoca vantagem competitiva à empresa que a instala. Mais consumidores se interessam por consumir os serviços de um estabelecimento que se preocupa com o meio ambiente e busca fontes de energia alternativas.

Por fim, como demonstrado no tópico anterior, o lucro do proprietário do estabelecimento será maior por causa da redução dos gastos na conta de luz. Desse modo, ele poderá empregar mais recursos em melhorias e benefícios para a empresa, diferenciando-se da concorrência.

 

Incentivo fiscal

Outra vantagem financeira da introdução de energia solar em supermercados é o incentivo fiscal que o Estado promove para empresas que adequam-se à utilização de energia renovável.

Isso se dá em razão da busca por preservação do meio ambiente e da utilização de uma política de desenvolvimento sustentável pelas empresas. Ou seja, que continuem produzindo e gerando lucros, mas buscando fontes energéticas que agridam menos a natureza.

Esse incentivo governamental decorre do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica. Seu objetivo é reduzir a utilização de energia elétrica pelas empresas e, consequentemente, preservar os rios que a cada ano sofrem mais com a falta de chuvas.

 

Alto ROI e baixo custo de manutenção

Na linguagem empresarial, ROI significa retorno sobre o investimento. Com a instalação de energia solar, o ROI é fantástico e surpreendente. O dono de supermercado que insere esse tipo de tecnologia na sua empresa, em regra, terá seu investimento coberto por redução na conta de luz, incentivo fiscal e outros retornos em até seis anos. A partir desse momento, tudo o que foi gasto é convertido em lucro líquido, porque o equipamento instalado já “se pagou”.

Além disso, o gestor que implementa a energia fotovoltaica dificilmente terá surpresas negativas com os equipamentos. O custo com manutenção será muito baixo ou inexistente e o sistema dura em média de vinte a cinco anos sem apresentar qualquer defeito!

O empresário, porém, deve atentar para a contratação de uma empresa de energia solar séria e com experiência no ramo para garantir que o material seja de qualidade e funcione com eficácia.

 

Como implantar a energia solar em supermercados

 

Pesquise sobre as empresas que oferecem esse serviço

A primeira medida a ser tomada por quem deseja fazer uso da energia solar em seu supermercado é conhecer a empresa que fará a instalação do equipamento e acompanhar o processo. Esse é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento, pois é um trabalho sério e com competência que garantirá os resultados benéficos.

Então, empreendedor, procure conhecer a empresa que você está contratando. Pesquise sua reputação no mercado analisando o compromisso com seus clientes, se ela faz uso de novas tecnologias, etc. Dessa maneira, garante-se que, na utilização da energia solar, você desfrutará de todos as vantagens oferecidas.

 

Procure opções de linha de crédito para energia renovável

Alguns donos de supermercados têm vontade de utilizar a energia solar em seus estabelecimentos, mas se desencorajam por causa do valor do investimento. Esse, no entanto, é um erro que eles cometem.

O uso de energias renováveis tem sido bastante incentivado por entidades públicas e particulares. Com isso, há diversos financiamentos de que o gestor pode se valer para investir na geração de força solar. Ele pode consultar as condições que mais se adequarem à sua realidade e instalar a energia fotovoltaica, passando, assim, a contar com os ganhos oferecidos por ela.

 

Verifique as garantias oferecidas

Outro ponto que deve ser observado são as garantias oferecidas pela empresa contratada. Uma companhia séria e compromissada com você oferecerá um período de garantia do equipamento instalado. Quer dizer que realizará a troca ou manutenção sem qualquer custo adicional dentro esse período.

Então, priorize a escolha de empresas que oferecerão ao seu estabelecimento garantias de manutenção e eventuais ajustes no seu sistema de placas fotovoltaicas. Assim, você assegura que terá suporte e a certeza de que fez um bom negócio.

 

Procure saber dos serviços pós-venda

Uma empresa que atua na área de energia solar não termina seus serviços com o consumidor quando instala o equipamento fotovoltaico. O compromisso com seu cliente deve ir muito além da montagem.

Por isso, verifique como é o compromisso da sua contratada com seus clientes no pós-venda. Verifique se ela faz corretamente os serviços de limpeza e manutenção, se ela atende ao consumidor tão bem quanto na época da contratação, como ela trata a as eventualidades que ocorram após a instalação, entre outros.

Busque saber com outros clientes que já usaram esse serviço dessa determinada firma como foram suas experiências. Isso servirá para tranquilizar você quanto ao êxito no negócio.

Então, percebemos que a implantação de energia solar em supermercados é uma tendência para os proprietários desse tipo de estabelecimento, que buscam reduzir o valor da conta de luz. Além desse benefício, o gestor garante outras vantagens como aumento da competitividade e incentivos fiscais.

Contudo, lembre-se sempre de escolher uma empresa compromissada e com prestígio no mercado para garantir o sucesso da instalação da energia fotovoltaica no seu supermercado.

Ficou interessado em implementar um sistema de energia solar em seu estabelecimento? Então, entre em contato com a nossa empresa e obtenha todas as garantias de um bom negócio!

POSTS RELACIONADOS