Saiba onde usar a energia solar e como se beneficiar dessa tecnologia

Saiba onde usar a energia solar e como se beneficiar dessa tecnologia

Tempo de leitura: 

4 minutos

Com a preocupação ambiental, a diminuição dos custos dos equipamentos e o aumento da informação da população a respeito de fontes alternativas, a energia solar vem ganhando adeptos no Brasil e no mundo. Com essa solução, pode se observar a redução do gasto com a energia elétrica e a diminuição de impacto ao meio ambiente.

Ela é uma forma de energia obtida através da luz e calor do sol, podendo ser transformada em energia elétrica ou térmica. Tem potencial de utilização em diversos locais, como em residências, industrias, agroindústrias e no comercio, se mostrando uma promissora alternativa de fonte de energia.

Veja, agora, como a energia solar pode ser um benefício para o seu lar e o seu negócio!

Conheça os usos e vantagens da energia solar em cada segmento

Energia solar residencial

Com a crescente popularidade dos conhecimentos das vantagens da energia solar, houve o aumento de empreiteiros, instaladores e fabricantes de painéis solares, facilitando ao consumidor a obtenção dessa tecnologia em sua residência. Com isso observa-se o crescimento da utilização nesse segmento no brasil e no mundo.

Vantagens energia solar em residências

  • a instalação pode gerar uma economia de até 95% nos gastos com despesas elétricas, podendo utilizar sua energia com mais tranquilidade;
  • o governo tem incentivado muito o uso dessas fontes de energia, tanto que a ANEEL regulamentou a Resolução nº 482, de 2012, que é responsável pela concessão de créditos de energia para microgeradores, que facilitou a utilização dessa tecnologia em residências;
  • segundo especialistas do ramo imobiliários, a presença de um sistema de energia solar pode valorizar até em 30% o valor de seu imóvel.

Energia solar industrial

As indústrias vêm utilizando energia solar para uma maior autonomia energética, fazendo com que não dependam de uma única fonte. Executando suas operações, por meio da energia elétrica e térmica provinda do sol, as fábricas reduzem o custo, mantendo o mesmo volume de produção.

Essa energia pode ser convertida no funcionamento das maquinas, iluminação dos locais e até armazenamento em baterias.

Vantagens energia solar industrial

  • uma vez que passa a gerar sua própria energia, a indústria não fica sujeita a prejuízo operacional, em caso de falha na rede de distribuição elétrica urbana;
  • redução dos custos com energia elétrica, sem impacto na produção;
  • melhoria da reputação da marca no mercado, provinda da utilização de uma fonte energética que não causa danos no meio ambiente.

Energia solar na agroindústria

Com a sofisticação do maquinário da agroindústria, surge a necessidade de ter uma fonte de eletricidade constante e confiável. O sistema de energia solar proporciona essa segurança por meio da produção e do armazenamento da sua própria energia.

Há também a maior acessibilidade de eletricidade em áreas mais remotas e a diminuição do valor gasto com energia elétrica. Com isso, há o aumento da produção.

Vantagens energia solar agroindustrial

  • aumento da produção, resultante da economia feita com os gastos de energia elétrica;
  • acessibilidade de energia elétrica em mais regiões, pela não dependência da distribuição de energia urbana;
  • vantagens de financiamento pensados e planejados conforme as necessidades dos empreendedores do campo.

Energia solar comercial

O investimento da implantação de um sistema de energia solar acarreta a redução dos gastos com energia elétrica, havendo um impacto direto no orçamento de seu negócio. Haverá a valorização do seu estabelecimento, pois há o interesse de novos investidores em locais com essa tecnologia.

Também, melhora da reputação da marca, pois s consumidores valorizam a preocupação com o meio ambiente.

Vantagens energia solar comercial

  • redução dos custos com energia elétrica no funcionamento do seu comércio;
  • melhora da reputação da marca no mercado, devido ao uso de uma fonte energética renovável;
  • valorização do imóvel do comércio, por haver um sistema de energia autossuficiente.

Saiba como escolher o melhor tipo para cada situação

Diante da grande diversidade de equipamentos e empresas que prestam esse tipo de serviço, veja como escolher o melhor para cada situação.

Entenda suas necessidades

Inicialmente, descubra quais são suas principais necessidades na busca pela energia solar como solução. A partir disso, você consegue delimitar seu foco, que vai nortear a sua tomada de decisão sobre o melhor tipo de equipamento para sua situação.

Pesquise os equipamentos disponíveis no mercado

Atualmente, com o aumento da demanda por energia solar, houve uma evolução nos equipamentos, resultando em diversificação dessa tecnologia no mercado. Por isso, é importante pesquisar suas características para entender as especificidades de cada um.

A partir dessa procura, cruze as informações obtidas com as suas necessidades, e vai identificar qual o melhor para atender você.

Converse com pessoas que já usufruem de energia solar

Provavelmente, você já deve conhecer pessoas que utilizam de energia solar em suas residências, indústrias, agronegócios ou comércio. O ideal é que você converse com elas pessoas para coletar o feedback em relação a essa tecnologia.

Pergunte sobre a satisfação com o equipamento e com a empresa prestadora de serviço. Confira, também, os benefícios que ela está usufruindo.

Pesquise as empresas em sua região

É muito importante contar com uma empresa de confiança, capaz de realizar uma instalação adequada de equipamentos de qualidade. Além disso, uma empresa especializada pode auxiliar você a escolher a melhor tecnologia para a sua necessidade.

Portanto, pesquise empresas que atuam em sua região e a reputação delas no mercado. Consulte sobre condições de pagamento, marcas dos equipamentos utilizados e garantia proporcionada.

Como você pôde perceber neste artigo, a utilização de energia solar em residências, indústrias, agroindústrias e comércio pode trazer uma série de benefícios, como redução de gastos com energia, valorização do imóvel, autonomia energética e preservação do meio ambiente. Porém, é importante ficar atento na hora de escolher o melhor tipo de equipamento para suas necessidades.

Após descobrir onde usar a energia solar e entender como deve fazer isso, procure pesquisar sobre a credibilidade da empresa que vai realizar o serviço. Com as nossas dicas, você está pronto para tomar a melhor decisão — tanto pra sua residência quanto para o seu negócio.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para descobrir mais sobre o armazenamento de energia solar!