Tire 3 dúvidas sobre armazenamento de energia solar!

Tire 3 dúvidas sobre armazenamento de energia solar!

Tempo de leitura: 

4 minutos

O investimento em sistemas de geração de energia elétrica por meio de painéis solares já chama a atenção de todos os tipos de investidores, desde empreendedores até o cidadão que gostaria de uma boa economia. Afinal, o crescimento do setor, de acordo com a AgroOlhar, já chegou a 200% ao ano.

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre o assunto, com enfoque no armazenamento dessa energia. Confira, a seguir, os benefícios de fazer o investimento, por que realizar o armazenamento de energia solar, quais as vantagens e desvantagens desse processo e quais são as tendências e projeções para esse setor.

Vantagens de aderir à geração de energia por meio da luz solar

Dá pra entender todo esse alvoroço por trás desse setor. Afinal, são várias as vantagens da energia solar:

  • redução de despesas;
  • necessidade de pouco espaço físico para instalação;
  • boas condições climáticas no Brasil;
  • alta incidência de luz solar em território verde e amarelo;
  • propósito de sustentabilidade e produção de energia limpa;
  • valorização do imóvel ou negócio;
  • maior autonomia na produção de energia;
  • custo de manutenção reduzido;
  • boa durabilidade dos equipamentos, etc.

São muitas as vantagens de se ter um sistema de geração de energia solar. Mas uma coisa é certa: antes de se investir no setor, é preciso entender como funciona o armazenamento dessa energia e considerar essa opção.

Afinal, a geração não é uniforme durante os períodos do dia — em determinados momentos, há mais incidência de luz solar que em outros — e, para não desperdiçar a produção, pode ser interessante armazená-la.

3 respostas sobre armazenamento de energia solar

A energia elétrica é, de certa forma, algo instantâneo. Na prática, ou ela é consumida de alguma forma ou deve ser armazenada para não ser desperdiçada. Nesse processo, existem muitas vantagens e desvantagens.

No entanto, antes de entender as vantagens e as desvantagens de realizar o armazenamento de energia elétrica produzida por sistemas fotovoltaicos, é necessário compreender como armazenar a energia produzida. Confira, a seguir, a explicação!

1 . Como armazenar energia solar?

Assim como em outras aplicações energéticas, o armazenamento da energia elétrica produzida por painéis solares acontece por meio de baterias. Nesse processo, existem três tipos disponíveis:

  • bateria de chumbo-ácido;
  • bateria de níquel-cádmio;
  • bateria de íons de lítio.

As baterias de íons de lítio são iguais às que usamos em aparelhos eletrônicos, como laptops, smartphones e similares. As de chumbo-ácido e de níquel-cádmio são parecidas com as utilizadas em automóveis tradicionais a combustão.

Devido ao seu preço elevado, muitas vezes, as baterias de níquel-cádmio e de chumbo-ácido se tornam inviáveis. Ainda por cima, para tornar a sua viabilidade um pouco mais comprometida, esse tipo de bateria tem uma vida útil muito pequena.

Por outro lado, as baterias de íons de lítio, além de cumprir bem o papel, são uma forma de armazenamento por si só. Indo um pouco mais além, no futuro, as pessoas poderão utilizar o carro elétrico como se fosse uma bateria para o seu sistema solar de geração de energia elétrica! Já pensou?

Além disso, a projeção para as baterias de íons de lítio, quando o assunto são investimentos, é que o custo se reduza consideravelmente. Afinal, desde 2010, os valores vêm despencando de forma consistente.

Segundo a Bloomberg New Energy Finance, o custo desse tipo de bateria reduziu em mais de 75% entre os anos de 2010 e 2018. Com isso, tornou-se a segunda tecnologia com maior redução de preço no panorama elétrico do mundo!

Então, caso o sistema fotovoltaico trabalhe com baterias de íons de lítio, ele já terá todo o equipamento necessário para realizar o armazenamento de energia e com ótimas projeções de ciclo de vida e investimento.

2. Quais as vantagens de armazenar energia solar?

Sem dúvidas, o armazenamento de energia elétrica oferece muitos pontos positivos. A seguir, listamos alguns dos principais.

Alternativa mais atraente

O armazenamento de energia elétrica será uma ação necessária, principalmente para sistemas distribuídos. Isso porque, quando o assunto é economia, esse tipo de geração é uma estratégia mais atraente do que geradores a diesel.

Confiança e segurança

Outro ponto que deve ser destacado como vantagem do armazenamento de energia solar é o aumento da confiança e da segurança em todo o sistema de energia.

Opção para locais remotos e com conexões fracas

Além disso, o processo de armazenamento é uma das únicas alternativas possíveis para viabilizar a integração de sistemas fotovoltaicos em lugares em que as conexões são fracas, onde há redes elétricas com poucos recursos, e lugares remotos, onde faltam opções de geração. É o caso de algumas propriedades rurais.

Alternativa estratégica para sustentabilidade

Um último ponto, porém não menos importante, é a questão da sustentabilidade. Com o armazenamento bem feito, à medida que os recursos de geração de energia através de painéis solares aumentam, será reduzida a necessidade de fontes como o carvão, que prejudica de forma considerável todo o ecossistema do planeta.

3 . Quais as tendências previstas para o mercado de energia solar?

De acordo com o Sebrae, a tendência é que a geração de energia por meio de sistemas solares passe de fonte com menor representatividade no Brasil para a maior, até 2040.

Outra projeção animadora é que, de acordo com a Empresa de Pesquisa de Energia (EPE), a energia solar se expandirá a ponto de 1,035 milhão de consumidores se beneficiarem da energia produzida por sistemas fotovoltaicos. Isso mostra uma possível democratização da energia elétrica, com maior sustentabilidade, para as próximas gerações.

A utilização de energia solar já é uma realidade e, como visto, tem projeções muito positivas. Nesse contexto, o armazenamento de energia solar surge como alternativa para sistemas de distribuição e para sanar gaps de produção, já que em determinados períodos haverá uma maior geração do que em outros, assim como algumas localidades possuirão melhor abastecimento do que outras.

Além do estímulo financeiro, está o propósito de construir um mundo mais saudável e sustentável para as próximas gerações. Sem dúvidas, a energia solar é o futuro. Mas também já é o nosso presente!

Agora que você tem as principais informações sobre o assunto, que tal usar a nossa caixa de comentários para compartilhar sua opinião sobre o assunto conosco?