Você sabe o que é uma licitação sustentável? Entenda!

Você sabe o que é uma licitação sustentável? Entenda!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Empresas de todos portes devem estar atentas às regulamentações que propõem normas relacionadas ao convívio com o meio ambiente. Por esse motivo, neste texto, decidimos deixar tudo bem claro para quem visa realizar uma licitação sustentável e, assim, adequar-se às metodologias ecológicas de produção.

Chegou o momento de tirar todas as dúvidas e ficar por dentro da abordagem que preparamos especialmente para você, que tem uma empresa e busca, além de reduzir os seus custos, trabalhar com energia renovável.

Gostou da proposta de oferecer uma qualidade de vida melhor para todos, mas não sabe por onde começar? Acompanhe agora mesmo nosso conteúdo completo e descubra!

O que é licitação sustentável?

Tema de debates acirrados no campo da ecologia, o conceito de sustentabilidade afeta a vida de cada pessoa com relação aos seus hábitos e à maneira de lidar com a natureza. Isso porque os meios de produção e e de consumo estão se tornando insustentáveis e incapazes de persistir por muito tempo.

Assim, deixam uma enorme dúvida quanto à nossa sobrevivência no futuro. Por isso, faz-se necessária uma intervenção para que os recursos naturais sejam preservados e a nossa civilização evolua, mas sem se esquecer das bases do desenvolvimento sustentável.

Autoridades de diversos países vêm chamando a atenção para as catástrofes naturais e sociais que vêm acontecendo e, já há algum tempo, estabeleceram um compromisso social para com a humanidade, em busca de um futuro sustentável. Nesse sentido, vários projetos de lei e órgãos fiscalizadores contribuem para que esse pacto seja mantido e, a natureza, preservada.

Nesse cenário, as licitações ambientais surgem para promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Isso ocorre por meio de normas que defendem uma postura ecologicamente correta em todos os setores da economia.

Sendo assim, o objetivo desse tipo de licitação é selecionar as empresas com as melhores soluções ambientais para fechar contratos com a administração pública. Trata-se de um certame em que os órgãos governamentais promovem uma competição entre as partes interessadas, escolhendo uma para fechar negócio com o Estado.

Qual o impacto das licitações ambientais sobre a economia?

Considerada como uma compra pública, essa licitação aparece para solucionar crises ambientais e sociais durante a interação do Estado com a economia. Ela veio para reduzir consideravelmente o impacto causado ao meio ambiente por efeito de atitudes da administração publica.

Após analisar as propostas das empresas participantes, o poder administrativo seleciona a mais vantajosa de contrato, que viabilize os processos do seu interesse, sem agredir ecologicamente o planeta. Isso se dá, principalmente, com as empresas responsáveis pela infraestrutura do país.

O que foi colocado acima significa apenas uma coisa para a economia: que negócios que apresentarem posturas sustentáveis obterão uma performance superior em relação aos outros fornecedores que concorrem pela licitação. Ou seja, caso você seja esse tipo de empreendedor, deve correr atrás o quanto antes para que sua empresa se adeque ao desenvolvimento sustentável!

Quanto ao embasamento legal desse tipo de contrato, saiba que a Constituição Federação regulamenta as licitações por meio da Lei nº. 8.666/93, que é chamada de Lei das Licitações e Contratos Administrativos. As licitações sustentáveis sofreram mudanças sutis, mas que fizeram a diferença e as legitimaram, em razão da Lei nº. 12.349/2010.

Quais são os benefícios das licitações ambientais?

Engajado em arrumar um contrato com o Estado, mas ainda não sabe das vantagens de participar de uma licitação ambiental? Se for esse o seu caso, procure se informar sobre a opinião do público a respeito de empresas que não estão comprometidas com a natureza, sem respeitar a sociedade ou o desenvolvimento sustentável.

A sua imagem no mercado ficará muito queimada caso você não preserve a natureza, vindo a comprometer, por meio das suas atitudes, ecossistemas ou uma comunidade. Podemos observar, atualmente, diversos exemplos de corporações que desempenharam um papel vergonhoso perante todo o Brasil em busca somente do lucro, e acabaram ficando "ruins das pernas", como se diz.

Optando por uma economia verde, você obterá maiores chances de sair ganhando em pregões do Estado, carregando a certeza de que a sua marca será apresentada como sustentável e bem vista por toda a sociedade. Toda uma rede de oportunidades pode surgir em torno da sua relação com o setor privado. Em contrapartida, caso a empresa não esteja de acordo com a regulamentação ambiental, os critérios na hora da escolha de um fornecedor podem ser influenciados.

A procura por soluções ambientais também é outro fenômeno de grande porte, que se tem observado no mercado ultimamente. Esse tipo de serviços acaba por fornecer energia sustentável, barateando os custos da produção e preservando a natureza.

Como incentivar o desenvolvimento sustentável por meio da energia solar?

Quem trabalha no ramo industrial, sabe o quanto de energia se consome em uma fábrica diariamente. No momento de pagar a conta do mês, acabamos nos deparando com valores muito altos e, às vezes, injustos. Gestores desse ramo devem estar empenhados em trabalhar com qualidade na hora de procurar por soluções que visem a simplificação dos processos e reduções de custo.

Por esse motivo, é importante destacar o papel que a energia solar vem desempenhando no Brasil e, realmente, tecer elogios quanto aos benefícios de se implementar esse tipo de fornecimento em empresas de diversos setores.

Para que se possa implementar o desenvolvimento sustentável em uma empresa, torna-se necessária uma mudança de hábitos e rotinas de trabalho. E isso desde como os seus funcionários se relacionam entre si até como interagem com a comunidade ao redor do empreendimento. Afinal, não adianta realizar coleta de lixo se as pessoas não respeitam o próximo, não é?

A sustentabilidade também tem o pilar social que ampara a parte da filosofia conectada às necessidades básicas do ser humano. Isso inclui as boas condições de trabalho e o respeito aos Direitos Humanos.

É incrível poder imaginar que as pessoas, no geral, estão engajadas em construir um futuro mais verde para as próximas gerações. No passado, os debates sobre este tema eram escassos e acreditava-se que éramos os donos do planeta. Devemos aceitar as diferenças para vivermos em paz, além de respeitar o meio ambiente para que nossos recursos não se tornem escassos.

Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre licitação sustentável e que feche contratos com o seu selo ambiental!

Engajado em implementar a economia verde no seu negócio? Acesse agora nosso artigo sobre descarbonização e como aplicar esse conceito em sua empresa!