Árvores solares: o que são e como funcionam?

Investimentos em energia solar acontecem no mundo todo. A preocupação com o meio ambiente, impulsionada pela necessidade de economizar no orçamento, leva ao crescimento desse setor também no Brasil. O país vem se destacando em projetos interessantes na utilização da energia fotovoltaica. Entre eles, estão as árvores solares.

Com estrutura semelhante a de uma árvore comum, essas instalações geram energia solar utilizando módulos fotovoltaicos em suas extremidades. Mas ao contrário dos sistemas solares convencionais, que são projetados para não serem notados no ambiente, essas estruturas exuberantes são pensadas para serem vistas.

Quer saber mais sobre as árvores solares? Neste post, vamos explicar o que são, como funcionam e para que servem essas instalações. Além disso, você vai descobrir onde essas estruturas estão instaladas no Brasil. Confira!

O que são as árvores solares?

Árvores solares poderiam ser facilmente confundidas com grandes e impressionantes obras de arte abstratas do mundo contemporâneo, já que são esteticamente muito bonitas. Essas instalações são projetadas de uma forma inovadora para, entre outras tantas coisas, incorporar painéis solares na paisagem urbana.

Os módulos fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica. Geralmente, as árvores solares têm uma base resistente de metal, plástico ou pedra, que se alonga para cima e em galhos, em que os painéis solares são instalados. Existe uma grande diversidade de projetos que refletem respostas arrojadas para os mais variados ambientes, climas e necessidades específicas de eletricidade de uma região.

Normalmente, são encontradas em espaços públicos, como calçadas e estacionamentos. As árvores solares capturam a luz solar em suas folhas, onde a radiação é convertida em energia elétrica, usada para alimentar diferentes serviços públicos, como iluminação de ruas e ponto de carregamento de USB em estações.

Além de melhorar a estética da região e fornecer sombra para os transeuntes, essas estruturas são construídas viabilizar iniciativas sustentáveis e uso de energia renovável, buscando a preservação do meio ambiente. As árvores solares não são uma fonte primária de energia, mas complementam os sistemas de energia solar instalados em telhados ou em outros tipos de construções verdes.

Como funcionam as árvores solares?

As árvores solares têm um base firme, que se ramifica projetando estruturas parecidas com folhas. É nesse local que são implantadas as placas fotovoltaicas, que vão converter a luz solar em energia elétrica. Os módulos solares convencionais, com suas células fotovoltaicas, convertem os raios solares em eletricidade a partir de um processo conhecido como efeito fotoelétrico.

Nesse processo, as partículas de luz são envolvidas por elementos semicondutores, que liberam elétrons ligados aos átomos do material. As árvores solares funcionam de forma semelhante aos painéis solares convencionais, mas devido ao seu design exclusivo, elas são muito mais eficientes na captação dos raios solares.

Essas estruturas têm painéis em espiral, que capturam a luz solar de todos os ângulos por meio de uma técnica conhecida como filataxia espiral. Com rotações calculadas, as placas solares mais baixas são as que recebem mais luz para que possam produzir eletricidade com mais eficiência.

Assim, a energia absorvida pelos painéis fotovoltaicos é levada dentro de um pilar central, semelhante a um tronco, até a bateria interna da árvore. Ela armazena a eletricidade gerada, podendo ser usada a qualquer hora da noite ou do dia.

Quais são os principais benefícios das árvores solares?

É importante entender que as árvores solares não substituem os painéis solares tradicionais, que são instalados no telhado das casas, por exemplo. Essas instalações são complementares aos sistemas de energia solar convencionais e têm finalidades diferentes.

Porém, essas estruturas oferecem benefícios que as tornam bastante atraentes para determinados projetos.

Melhora a estética

Muitas vezes, os painéis solares não compõem muito bem a aparência dos locais onde estão instalados, não sendo muito atraentes em edifícios, por exemplo. Já as árvores solares se tornam atrações turísticas apenas por estar ali.

Seu visual fascinante chama atenção nos espaços públicos, além de fornecer serviços de utilidade pública, como levar luz para os postes de rua, sombra para os que passam pela região e carregadores para celulares e tablets.

Ocupam pouco espaço

As árvores solares ocupam pouco espaço e podem ser instaladas em diversos lugares. Já os painéis fotovoltaicos tradicionais necessitam de áreas abertas, como campos ou telhados, para que possam ser aproveitados em sua capacidade máxima de produção de eletricidade.

As árvores solares são ótimas alternativas para compor paisagens urbanas, onde o terreno é valorizado.

Alta eficiência

As árvores solares podem ter diferentes tamanhos e design e, por isso, a quantidade de energia produzida pode variar. Mas, geralmente, como é uma estrutura mais compacta, com painéis que capturam a luz solar de vários ângulos, precisam de menos espaço para produzir a mesma quantidade de eletricidade, quando comparadas com os painéis solares convencionais.

Quais são as localizações das árvores solares no Brasil?

As árvores solares são uma maneira sustentável, prática e econômica de gerar energia solar para grandes massas. São ótimas alternativas para empresas que buscam firmar seu compromisso com o meio ambiente, favorecendo, também, a população que vive ou passa por aquela região.

Elas podem ser encontradas em várias cidades do mundo, em praças, parques e em eventos ao ar livre, principalmente, na Ásia e na Europa. As mais populares estão localizadas no Jardim da Baía, em Singapura, que conta com 18 unidades, de 25 a 50 metros de altura.

Saiba onde estão localizadas as árvores solares no Brasil:

  • Ceará: uma árvore na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira — UNILAB;
  • Goiás: três árvores distribuídas pelo Instituto Federal de Goiás (Campus Itumbiara e Goiânia) e no Campus Samambaia na Universidade Federal de Goiás;
  • São Paulo: ao todo, são oito árvores solares, sendo cinco em Santo André (Praça da Cidadania), uma na Praça da Cidadania de Paraisópolis e duas estruturas na Universidade Federal do ABC (Campus São Bernardo, em São Bernardo do Campo).

Portanto, as árvores solares são estruturas exuberantes que, além de contribuir com a estética da cidade, geram energia elétrica de maneira sustentável e eficiente. Construídas em espaços públicos, essas instalações servem para alimentar uma variedade de serviços, como iluminação pública, além de serem usadas para carregar equipamentos eletrônicos e promover sombra para quem desfruta da região.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento das árvores solares? Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado energia fotovoltaica? Assine a newsletter e receba conteúdos exclusivos!

POSTS RELACIONADOS