Capacidade de energia solar: Brasil ultrapassa 23 GW

O Brasil é um país tropical e predominantemente ensolarado. Dessa forma, nada mais natural do que o aumento dos investimentos em energia fotovoltaica. Afinal, trata-se de uma fonte de energia limpa, renovável, sustentável e que gera uma grande economia na conta de luz.

Por essa razão, a capacidade de energia solar no Brasil se mantém em um crescente operacional, ultrapassando 23 GW, no final de 2022, graças aos sistemas de grande e pequeno porte. Se você tem interesse nesse assunto, continue acompanhando o conteúdo e saiba mais sobre esse incrível potencial de nosso país!

Entenda o que é a capacidade de energia solar

Quando pensamos em energia fotovoltaica, logo nos vem à mente a eficiência de um pequeno sistema, como aqueles instalados nas residências. Só que a capacidade de energia solar vai muito além: ela se refere a toda a energia operacional que o país consegue gerar.

No Brasil, atingiu-se a marca de impressionantes 23 GW, ultrapassando o potencial de energia eólica. O número expressivo levou em consideração a potência das usinas em funcionamento, tanto de grande porte quanto de geração centralizada, assim como sistemas menores, referentes à geração presente em casas, pequenas empresas, terrenos e indústrias.

Aproveitando a grande incidência dos raios solares, o clima propenso para tal e uma maior demanda por fontes de energia sustentáveis, o mercado de energia solar é um dos que mais crescem no país.

Saiba mais sobre o aumento da capacidade de energia solar no Brasil

De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2022, o aumento da adesão levou o setor fotovoltaico ao terceiro lugar, no que se refere à geração de eletricidade no país, ficando atrás apenas da fonte hídrica. A expectativa é de que o Brasil ultrapasse bastante esse número, já que somente na primeira semana de janeiro de 2023, o país já operava com 12 GW.

Por conta do crescimento acelerado do mercado fotovoltaico brasileiro, o setor agora apresenta geração centralizada que é responsável por cerca de 7,07 GW, enquanto a geração distribuída oferece aproximadamente 15,93 GW.

Geração distribuída

A geração distribuída se refere à geração de eletricidade realizada junto aos consumidores ou próxima a eles, não importando a potência ou a tecnologia utilizada, ou fonte de energia, como a solar.

No ano de 2022, o Brasil constatou um aumento de 73,15% em instalações. Assim, ao compararmos janeiro de 2022 com o mesmo mês de 2023, a geração saltou de 9,2 GW para 15,93 GW.

É importante dizer que, além dos projetos ainda em andamento, a geração distribuída já conta com mais de um 1,5 milhão de sistemas operando. Isso simboliza um aumento de 127% em relação ao ano de 2021, com 686 mil instalações.

Geração centralizada

A geração centralizada é um modelo bastante tradicional. Aqui, poucas e grandes usinas geram energia para uma grande quantidade de pessoas, independentemente da fonte, e demandam linhas de transmissão para a distribuição dos recursos gerados.

Em relação a esse modelo de fornecimento, o crescimento também foi bastante expressivo, crescendo em 53%. Com isso, a capacidade de energia solar no Brasil foi de 4,63 GW para 7,07 GW. De acordo com a ANEEL, existem mais de 5,01 GW em empreendimentos já iniciados e mais de 73 GW em projetos.

Conheça um pouco mais sobre o papel das fontes renováveis

A sobrecarga sobre os recursos naturais e os progressivos danos ao meio ambiente fazem com que a preocupação em utilizar fontes sustentáveis e renováveis seja uma pauta cada vez mais recorrente. Por esse motivo, estão mais próximas de se tornarem protagonistas no cenário de energia brasileiro, com previsão de aumento de 42%, em 2023.

Isso deve representar um acréscimo de mais 10 GW, totalizando 34 GW de capacidade de energia solar no Brasil. Além disso, desse número, estima-se que 21 GW serão provenientes dos sistemas pequenos e médios, como aqueles instalados em casas, pequenos negócios, prédios e imóveis rurais.

Confira as projeções do setor para 2023

Para 2023, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) acredita que a capacidade de energia solar chegue a aproximadamente 34 GW, até dezembro de 2023. Tudo graças a mais de R$50 bilhões em investimentos esperados para o ano.

Estima-se, ainda, que mais de 300 mil empregos sejam gerados em todo o país graças ao setor de energia fotovoltaica. Isso representa um grande avanço em um país carente por novas oportunidades.

Fique por dentro dos benefícios de investir em energia solar

Existem inúmeros benefícios em investir em energia solar. Essa é uma fonte limpa, renovável e sustentável, gerando o menor impacto possível à natureza.

Da mesma forma, seu funcionamento é silencioso, discreto e não demanda muita manutenção. Tudo isso, com uma matéria-prima inesgotável, o sol. Dentre todas as vantagens, podemos destacar:

  • baixo impacto ambiental;
  • instalação simplificada;
  • baixo custo;
  • cerca de 25 anos de vida útil;
  • autonomia.

Como os sistemas fotovoltaicos apresentam um longo tempo de vida útil, o investimento se paga em cerca de seis anos, tornado o retorno sobre o valor aplicado bastante expressivo. Além de não utilizar elementos escassos na natureza, os materiais são reutilizáveis e recicláveis em até 96%.

Para quem mora em locais em que não há rede elétrica, ainda é possível montar sistemas autônomos, que não estejam ligados a uma rede de distribuição, e alimentar residências e empreendimentos.

Entenda o papel da Lei nº 14.300/2022

Parte do aumento das instalações fotovoltaicas em 2022 se deu em decorrência da publicação da Lei nº 14.300/2022, resultante do acordo entre o Congresso Nacional e o Ministério de Minas e Energia e demais entidades regulatórias e representativas.

A nova legislação apresenta mudanças importantes, especialmente, na imposição de algumas taxas e tarifas. Ainda assim, garantiu a manutenção das regras anteriores até 2045 para aqueles que protocolassem seus projetos em até 12 meses da data de publicação da lei, em 06 de janeiro de 2023.

Como percebemos, a capacidade de energia solar no Brasil vem aumentando de forma exponencial a cada ano. Afinal, esse é um processo natural em um país tropical, com enorme potencial de produção.

Ficou interessado? Então, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas, agora mesmo!

POSTS RELACIONADOS