Parceria Público-Privada (PPP) levará energia solar para escolas e prédios públicos.
Na última terça-feira, 07 de fevereiro, a HCC Energia Solar assinou um acordo de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo Estadual do Mato Grosso do Sul. O objetivo é beneficiar escolas da Rede Estadual de Ensino, além de unidades do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com oferta de energia elétrica fotovoltaica.
O acordo prevê a implantação, manutenção e operação de centrais de energia elétrica fotovoltaica, com gestão de serviços de compensação de créditos, e supre a demanda energética das estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul. O CEO da HCC Energia Solar, Luiz Wagner, destacou a importância do acordo para a companhia:
“Esse tipo de iniciativa nos enche de motivação e energia para seguir em frente atrás do nosso propósito de democratizar a energia solar e garantir desenvolvimento social e ambiental para todos”.
Investida pela GEF Capital, um dos principais fundos de investimento global em companhias sustentáveis de alto crescimento e pelo grupo SMZTO, uma holding fundada por José Carlos Semenzato (Shark Tank Brasil), a HCC, que detém a concessão será responsável por construir uma UFV (Usina Fotovoltaica) para o governo estadual e outra para a Sanesul. O projeto visa o autoconsumo remoto das estruturas físicas da administração pública estadual, com prazo de contrato de 23 anos.
“A empresa terá prazo de até um ano para a implantação dos projetos, que atenderá duas mil unidades de baixa tensão, quase 80% das escolas da Rede Estadual de Ensino, o que irá gerar uma grande economia, além de ser totalmente alinhado com a estratégia do Governo de desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária Especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni.
Nesse contexto, considerando os valores iniciais definidos nos editais, a companhia investirá mais de 100 milhões para viabilizar o projeto e colocá-lo em operação. De acordo com o governo mato-grossense a previsão é economizar 20% ao mês, com a redução de R$365 mil mensais. Estima-se que ao final do contrato a economia chegará a R$1 bilhão.
O acordo estabelecido entre o estado e a companhia, foi assinado pelo governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel na solenidade de lançamento do programa MS Renovável (Plano de Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo de MS
Foto: Saul Schramm.