Mercado fotovoltaico: confira o crescimento de 2022 e perspectivas para 2023

O mercado fotovoltaico apresenta, em 2023, uma série de boas oportunidades para investidores. No ano anterior, o cenário também foi interessante, apesar de ter imposto alguns desafios que, rapidamente, vão sendo vencidos, na medida em que as demandas crescem.

Portanto, se você pretende adotar a energia solar em sua casa ou empresa, ou mesmo empreender nesse setor, é importante acompanhar a evolução dos fatos. Assim, fica mais fácil entender o retorno financeiro que obterá, em quanto tempo esperar e o que acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo, enquanto o negócio se expande.

Então, vamos ao que interessa? A seguir, você verifica um apanhado geral de projeções passadas e futuras e se informa a respeito de tudo o que é importante sobre o assunto.

Quais são as principais características do mercado fotovoltaico?

O mercado fotovoltaico funciona de duas formas em nosso país. A primeira delas é por meio do que se chama geração centralizada. Ela está ligada aos grandes centros de distribuição de energia solar, como é o caso das usinas, que apresentam alta capacidade de produção.

Assim, é possível negociar a contratação de energia solar diretamente de uma usina. O contrato é estabelecido, e a empresa oferece o serviço. Existem, ainda, leilões realizados pelo Governo Federal, que concede a energia solar por meio de processos licitatórios.

A segunda maneira é a geração descentralizada ou distribuída. Ela é destinada a abastecer locais menores, que dependem apenas da instalação de painéis fotovoltaicos em telhados e demais edificações.

Em ambas as situações, o mercado de energia solar está em constante crescimento. A demanda está cada vez mais alta porque pessoas e empresas buscam sustentabilidade para viver e atuar. Ainda assim, o uso dessa fonte pode aumentar ainda mais.

É interessante, ainda, mencionar que o Brasil é um país de alta incidência solar, mesmo em regiões de clima mais ameno. Portanto, a instalação de sistemas fotovoltaicos é adequada para qualquer localidade. Desde que realizada por uma equipe preparada, com equipamentos de qualidade, seu funcionamento será de completa excelência.

Como foi o crescimento do mercado fotovoltaico em 2022?

O último semestre de 2022 mostrou que o mercado fotovoltaico alcançou a maior expansão de energia solar dos últimos 10 anos. Milhares de empregos na área foram gerados e milhões de reais aplicados para o desenvolvimento do setor.

A Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) informou que a população do país instalou, oficialmente, um milhão de sistemas de energia solar. Isso significa um aumento de 30% em GW, se comparado ao segundo semestre de 2021.

O cenário se justifica pela diminuição de custos dos equipamentos. Novamente, se considerarmos 10 anos atrás, em 2022, eles tiveram uma queda de até 80% no valor. Para completar, a população se mostrou muito interessada em economizar na conta de energia e adotar novos hábitos sustentáveis.

Entretanto, alguns impasses também aconteceram. O número de endividamentos cresceu, assim como a taxa de juros. Com isso, os financiamentos, essenciais para o mercado de energia solar se desenvolver, ficaram mais complicados.

Embora o retorno sobre o investimento seja consideravelmente rápido, ainda é caro realizar as instalações. A elevação dos juros também dificultou as possibilidades de acesso à linhas de crédito por famílias. Por causa do endividamento, a probabilidade de inadimplência aumentou.

Entretanto, as expectativas para 2023 são positivas, tanto para consumidores quanto para investidores. Esses desafios têm boas chances de serem vencidos e garantir excelentes resultados de modo geral.

Quais são as perspectivas para o mercado fotovoltaico em 2023?

Para 2023, a Absolar prevê a criação de pelo menos 300 mil novos empregos. Dessa forma, os investimentos realizados no setor poderão ultrapassar os R$50 bilhões.

Busca por alternativas mais econômicas

As contas de energia continuarão altas e, por isso, o consumidor brasileiro continuará a buscar alternativas mais sustentáveis e vantajosas para economizar. A tendência é que todas as classes de consumo comecem a ter acesso facilitado à energia solar, o que proporciona um efeito multiplicador muito importante para toda a sociedade.

Vigor da nova legislação

Além disso, uma nova legislação entra em vigor em 2023. Desde janeiro, todas as instalações precisam arcar com uma taxa correspondente ao uso da rede de distribuição.

Para aqueles consumidores que contam com sistemas de geração, a isenção da taxa é válida até 2045. Portanto, somente novos usuários precisam se preocupar com a cobrança. Mesmo assim, os custos serão muito mais baixos do que continuar a pagar a conta de luz usual.

É importante lembrar que, em 2023, essa taxa equivale a 15% do consumo. Porém, com o passar dos anos, ela aumentará. A taxação é cobrada em cima de créditos excedentes, então, se a energia não for consumida imediatamente pela geradora, resultará em perda.

Chegada de novas tecnologias

As empresas do setor, por sua vez, precisam estar atentas a melhorias em seus serviços, que serão muito valorizados pelos consumidores que desejam adotar as soluções sustentáveis de energia solar. A tecnologia, inclusive, será uma grande aliada diante de todas essas mudanças legais.

Conforme técnicas mais modernas são utilizadas, maior será a produção de energia solar. Além disso, desperdícios poderão ser evitados, e o investimento será cada vez mais compensatório.

Maior capacitação de profissionais

Também é importante apostar em profissionais capacitados e especializados em energia solar. O suporte ao cliente precisa ser ágil e completo, e as condições de compra, acessíveis e de acordo com o que a tecnologia aplicada, de fato, garante.

Como você pode ver, o mercado fotovoltaico em 2023 promete expansão, o que é reflexo das atividades alcançadas em 2022 e dos desafios que, aos poucos, foram superados. Porém, exige adaptação e, principalmente, atenção por parte dos empreendedores do setor. Sendo assim, se você quer investir no segmento, planeje-se e aproveite todos os benefícios que somente a energia solar pode oferecer.

Gostou do que descobriu por aqui? Então, aproveite para se informar ainda mais e aprimorar sua atuação no setor de energia solar. Saiba como fazer um projeto de energia fotovoltaica em 7 etapas e tudo o que é necessário para que ele tenha um funcionamento de sucesso!

 

POSTS RELACIONADOS