A energia solar proporciona sustentabilidade ao meio ambiente e contas de luz mais baratas para os consumidores. Com esse mercado aquecido e em constante crescimento, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para garantir mais eficiência e desempenho de um sistema fotovoltaico, como o painel solar bifacial.
Recentemente, fabricantes mundiais passaram a ofertar para o mercado de energia fotovoltaica esse modelo, com placas que podem receber luz dos dois lados. Dessa forma, há um aumento significativo na produtividade sobre os módulos convencionais. Tudo vai depender do modo de instalação e outras questões que merecem atenção.
Quer saber mais sobre o painel solar bifacial? Neste post, vamos explicar como esse equipamento funciona, suas vantagens e por que vale apena investir nessa tecnologia. Confira!
O que é um painel solar bifacial?
Os módulos solares convencionais têm células fotovoltaicas em apenas uma das faces. Assim, é necessário posicioná-los de forma que os raios solares incidam o maior tempo possível nessas células, para produzir a energia.
Já o painel solar bifacial, é um equipamento que tem células fotovoltaicas dispostas em suas duas faces. Dessa forma, os módulos têm potencial para absorver luz pelos dois lados, até mesmo, no local que está posicionado contrário ao sol, por meio da luz refletida em superfícies, como solo ou telhados.
Essa tecnologia foi criada em 1954, mas o painel solar bifacial só começou a ser melhor explorado no mundo nos últimos anos e, no Brasil, a partir de 2016. Assim, os módulos bifaciais estão se tornando uma alternativa mais interessante e viável para diversos tipos de instalações fotovoltaicas.
Como funciona o painel solar bifacial?
As placas solares convencionais recebem luz somente na sua parte superior, local onde o silício fica exposto. Elas têm sua parte traseira metalizada em toda a sua extensão, impedindo a entrada de luz nessa área do equipamento. Com a inovação para o painel solar bifacial, é possível ampliar as possibilidades de geração de energia solar, tendo em vista a presença de silício dos dois lados da placa.
Dessa forma, o painel solar bifacial oferece maior tolerância ao sombreamento e diminui a temperatura de trabalho. Isso acontece porque esses módulos têm menor absorção infravermelha, já que não têm a camada metálica em uma das suas faces.
O resultado disso é a maior eficiência na geração de energia. Mas para que o painel solar bifacial possa produzir energia dos dois das faces, ele passa pelas seguintes modificações durante a sua fabricação:
- o verso da célula passa a ser igual ao da frente;
- a superfície do verso recebe tratamento antirreflexo, ficando com a mesma aparência da parte da frente;
- o filme que veste o fundo da placa passa a ser transparente, e não branco, como é usado nos módulos convencionais;
- caixas de conexão menores para permitir que mais luz solar chegue nos módulos.
Quais são as principais vantagens do painel solar bifacial?
O painel solar bifacial promete ganhos adicionais para o sistema fotovoltaico. Uma das suas principais vantagens é otimizar a geração de energia, já que tem maior capacidade de absorver os raios solares. Confira os principais benefícios desse tipo de módulo fotovoltaico.
Mais eficiência na geração de energia
Em regiões onde não há muita incidência de luz solar direta, seja em uma residência, seja uma indústria, a captação de raios solares pode ficar prejudicada com o modelo convencional, deixando, muitas vezes, o projeto inviável de seguir em frente. Nesses casos, a melhor alternativa são os modelos de painel solar bifacial, capaz de captar tanto a luz direta quanto a luz indireta.
Diminuição de custos e maior economia
Como os painéis solares bifaciais têm maior capacidade de absorver a luz solar, sua eficiência na geração de energia é maior. Com isso, consequentemente, o valor da conta de luz será menor, levando a uma autonomia energética mais alta. Além disso, essa redução significativa garante o retorno do investimento em poucos anos.
Baixa manutenção
Assim como os módulos convencionais, o painel solar bifacial também necessita de pouca manutenção. Para manter o bom funcionamento das placas, apenas uma limpeza com água e sabão deve ser feita periodicamente. Lembrando que, em períodos chuvosos, a água da própria chuva consegue limpar o painel.
Valorização do imóvel
Instalar painéis solares bifaciais, tanto em residências quanto em empresas, favorece a valorização natural do imóvel. Com a garantia de economia nas contas de luz e, levando também em consideração a sustentabilidade, adquirir um imóvel com energia solar se torna um fator mais atrativo para o consumidor e, automaticamente, eleva o valor dele no mercado imobiliário.
Rápida instalação
A instalação do kit de energia fotovoltaica é rápida e pode ser concluída em poucos dias, após a finalização do projeto. Mas vale lembrar que, mesmo que pareça simples, essa instalação deve ser feita por profissionais capacitados, para garantir mais eficiência e segurança no processo.
Quando vale a pena instalar?
É fato que a tecnologia aplicada no painel solar bifacial amplia as possibilidades de instalação e geração de energia elétrica. Como absorve luz pelos dois lados, esses módulos podem ser acomodados nas mais diversas posições, diferentemente dos modelos convencionais. Dessa forma, as placas bifaciais são uma ótima alternativa para os locais que têm limitação nas possibilidades de instalação.
É preciso considerar sempre a demanda elétrica, além do objetivo do projeto. Para locais que visam a produzir o máximo de energia possível em áreas mais amplas e externas, como usinas de energia solar, esse módulo bifacial pode ser vantajoso.
Já nos projetos residenciais ou de comércio, é preciso considerar a capacidade de geração e as demandas do local para analisar a potência máxima que poderá ser alcançada com os painéis solares bifaciais e avaliar as vantagens.
O painel solar bifacial é uma inovação no segmento de energia fotovoltaica e proporciona maior absorção de luz solar, quando comparado com os módulos convencionais. Como tem células fotovoltaicas nas duas faces, é adaptável a diversos projetos. Dessa forma, é possível ter um resultado mais eficiente e com maior desempenho na geração de energia.
Consumir energia solar vem sendo a melhor opção para quem quer ter atitudes mais sustentáveis e economizar na conta de luz. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades desse mercado!