11 dicas para contratar uma empresa para instalação de energia solar!

11 dicas para contratar uma empresa para instalação de energia solar!

Tempo de leitura: 

10 minutos

Se por um lado o investimento necessário para gerar a própria energia elétrica está ficando cada vez mais acessível, graças às linhas de crédito, por outro, as crises hídricas têm elevado as contas de luz a patamares nunca antes alcançados. Por isso, muitas pessoas estão convencidas de que esta é a melhor hora para otimizar seu imóvel, seja ele comercial ou residencial. A questão é saber como escolher uma boa empresa para instalação de energia solar.

Se você também acha que chegou o momento de aderir à tecnologia fotovoltaica, acompanhe o post e saiba o que é importante considerar antes de fechar um negócio.

Como escolher uma empresa para instalação de energia solar?

Com o aumento dos incentivos para o fomento da geração de energia renovável no mercado nacional, tem crescido o número de pequenas e médias empresas que oferecem o serviço de instalação dos módulos fotovoltaicos.

Porém, a maior oferta exige ainda mais atenção na contratação do serviço, especialmente por se tratar de uma tecnologia relativamente nova.

Na teoria, todas dizem assegurar a baixa manutenção e uma vida útil de, pelo menos, 25 anos. Para evitar problemas, veja onze dicas para acertar na escolha de uma empresa para instalação de energia solar.

1. Levante o histórico da empresa

Como o setor de energia sustentável é recente no Brasil, com negócios em plena formação, vale a pena buscar mais informações sobre o tempo que a empresa de energia solar tem de mercado. Um site informativo é um bom sinal: dedique alguns minutos à sua leitura.

Para saber qual é a sua participação no mercado, veja como é o seu relacionamento com a concessionária local e/ou com as cooperativas de eletrificação, as quais distribuem energia tanto pelos rincões rurais como nas áreas industriais e nas zonas urbanas. Quanto mais sistemas instalados, mais sólida é a empresa.

2. Cheque a procedência dos equipamentos

Verifique se a empresa para instalação de energia solar trabalha somente com equipamentos aprovados pelo Inmetro. O mais importante é que sejam adequados às necessidades do projeto.

Veja também se o sistema operacional é atualizado e se os dados fornecidos pelo inversor podem ser monitorados pelo smartphone ou computador, em tempo real.

Além disso, os módulos fotovoltaicos e os inversores solares, entre outros itens oferecidos, devem ser de um fornecedor consolidado no mercado. Além do bom custo-benefício, isso assegura sua disponibilidade em estoque por longos períodos.

3. Analise a garantia oferecida

Como os módulos fotovoltaicos têm vida útil de até 30 anos e os inversores, de cerca de dez anos, é preciso assegurar que os fornecedores de equipamentos continuarão operando por décadas.

Do contrário, como seria possível fazer valer a garantia compatível com a durabilidade do sistema? Afinal, por mais que os módulos fotovoltaicos e inversores sejam resistentes, trata-se de uma precaução caso ocorra algum imprevisto e necessitem ser substituídos.

Atente para o fato de eventualmente existir algo na instalação que prejudique o funcionamento do seu sistema, como cabos danificados ou a presença de poeira ou sujeiras.

4. Verifique a capacitação dos profissionais

Procure saber se a equipe técnica é subcontratada ou se integra o time de funcionários da empresa, o que faz diferença no atendimento pós-venda. Atente também para a formação: o ideal é que os líderes sejam engenheiros elétricos.

Durante a vistoria técnica, são esses os profissionais que vão analisar a melhor área disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos, que podem ficar no telhado ou em alguma parte do terreno.

Nesta etapa, os instaladores calculam a inclinação, o desvio azimutal (diferença entre o Norte e a orientação do telhado), entre outros pontos relevantes para determinar a capacidade de geração energética do sistema.

Também avaliam as características elétricas do imóvel, fazendo a interligação com o sistema deste e instalando o inversor próximo ao quadro de distribuição. Encarregam-se, ainda, de elaborar o estudo da conta de energia.

Após a vistoria, os profissionais elaboram o projeto elétrico sob medida, com os cálculos e layouts, e pedem a solicitação de acesso na concessionária de energia.

Em seguida, tem início a instalação do sistema. Vale ressaltar que qualquer dano ao telhado, ainda que raro, deve ser assumido pela empresa e prontamente reparado.

Lembre-se de que, além de equipamentos de qualidade e de um sistema dimensionado corretamente, para funcionar o projeto precisa ser bem executado.

5. Atente ao pós-venda

Procure saber se há cases de sucesso no portfólio da empresa e, se possível, entre em contato com alguém que já tenha contratado seus serviços, para saber qual foi o grau de satisfação.

Busque saber qual é a moral da empresa em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e em sites de reclamação. Isso oferece uma boa pista de como funciona seu atendimento pós-venda e o tipo de atenção dada em caso de problemas.

O mais importante é ter a certeza de que a empresa vai lhe assessorar durante todo o processo, da vistoria técnica à instalação propriamente dita, bem como na manutenção.

Afinal, mesmo que o sistema se destaque pela baixa manutenção, recomenda-se alguns cuidados esporádicos, como limpeza a cada seis meses e verificação dos cabos. Tenha em mente que por mais que o serviço tenha qualidade e seja inovador, imprevistos e problemas podem acontecer, não importando a execução.

Agendar visitas técnicas, de tempos em tempos, ajuda a garantir a estabilidade do sistema ao longo de sua vida útil. Por isso é importante considerar a qualidade dos canais de comunicação da empresa de energia solar.

Nesse caso, a empresa escolhida deve ser responsável e, de preferência, precisa atuar com rapidez para que seu problema seja solucionado o quanto antes. Qualquer dúvida que o cliente tenha deve ser esclarecida sem muita burocracia.

6. Veja como a empresa lida com a burocracia

Confira se a empresa escolhida se encarregará de dar andamento a todo o trâmite necessário para conectar o seu sistema à rede elétrica local, de acordo com a Nota Técnica n° 56/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Quanto melhor for o relacionamento da empresa com a concessionária de energia, mais rápido será o acesso e a instalação do sistema para, enfim, começar a produzir a própria energia.

A solicitação de acesso à rede distribuidora deve conter o Formulário de Solicitação de Acesso, de acordo com a potência instalada e os estudos realizados para elaboração do projeto.

Também devem constar documentos como CPF e RG ou CNPJ/MF do proprietário; endereço da instalação; número de referência da unidade consumidora; e o nome/sigla da concessionária/permissionária de distribuição de energia elétrica.

7. Peça um orçamento detalhado

Ao receber um projeto de instalação de painel fotovoltaico para a geração de energia que atenda às suas expectativas e desejos, verifique se o pagamento pode ser conciliado às etapas de execução ou mesmo realizado sob a forma de consórcio.

Trata-se de uma medida preventiva. A maioria dos profissionais do setor de construção recomendam fazer os pagamentos conforme o avanço da obra, jamais antecipadamente. Sempre coloque os requisitos na balança e analise suas expectativas.

Uma vez concluído o processo de aquisição e instalação do sistema, têm início os trâmites para a interligação com a concessionária de energia. O prazo para conectá-los à rede distribuidora varia de região para região. Em média, isso leva um mês.

Identifique no contrato a existência de uma cláusula em que a empresa de energia solar se responsabilize pelos danos ao imóvel, caso eles ocorram durante a instalação. Assim, o custo é assumido por ela e os reparos não sairão do seu bolso.

8. Identifique se o atendimento é eficiente

Excelência em atendimento deixou de ser um diferencial, hoje se mostra como um pré-requisito. É essencial que a empresa seja ágil, pois o tempo é precioso em nossa sociedade. Buscar a melhor solução para os problemas do cliente e exercer as funções (com responsabilidade) no menor prazo possível são certamente pontos a considerar.

Verifique se a empresa está aberta ao diálogo e se dispõe a negociar a proposta e os valores do serviço, além de checar se conseguirá atender às suas especificações e concluir a instalação no prazo que você deseja. É muito importante exigir qualidade, ainda que a empresa demonstre presteza.

9. Verifique o uso das novas tecnologias

As novas tecnologias surgem no mercado com o passar do tempo, e muitas delas podem ser bastante positivas quando o assunto é energia solar. Especialmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Escolher uma empresa que utilize as ferramentas e equipamentos mais modernos, assim como estratégias atualizadas, será um incrível ganho. Os benefícios podem aparecer desde o tempo menor de instalação até a maior eficiência do sistema instalado.

Por exemplo, verifique a atualização do sistema operacional do equipamento. Já existem sistemas que possibilitam o acompanhamento do inversor fotovoltaico pelo seu computador ou smartphone.

Os avanços tecnológicos também contribuem para que as necessidades de trocas e manutenções aconteçam com menos frequência, dando mais liberdade e economia para quem faz uso da energia solar. Conte com uma empresa atualizada.

10. Peça uma simulação da economia do sistema

Um dos maiores benefícios do investimento em um sistema de energia solar é ter economia nas futuras contas de energia elétrica.

Uma empresa de energia solar segura deve fazer um estudo do local de instalação, observando detalhes como o tipo de telhado, as sombras, a inclinação, a orientação das placas, entre outros. Todos esses indicativos podem fazer uma diferença grande na economia ao final do mês e também no nível de geração de energia pelo sistema.

Exija um levantamento de todos os dados e valores referentes à sua economia. Entenda que isso não é uma tarefa fácil: a complexidade dessa simulação faz com que as empresas que oferecem tal diferencial se destaquem muito mais. Escolha uma empresa que tenha um simulador gratuito.

11. Verifique se a empresa oferece soluções personalizadas

A personalização é uma exigência de grande parte dos consumidores. Por isso, é interessante que a empresa seja flexível para lidar com ela. Projetos engessados podem não atender às suas necessidades e, com o passar do tempo, isso pode ser um problema.

É possível trabalhar com soluções personalizadas sem precisar deixar de alinhá-las aos objetivos da empresa.

Por que é tão importante contar com a expertise profissional?

Para dimensionar o sistema fotovoltaico, os técnicos calculam a média do consumo anual do imóvel em quilowatts-hora (kWh) e consideram a tensão da rede local. Sem o dimensionamento correto, de nada adiantam os equipamentos de qualidade.

Sendo assim, é o trabalho dos técnicos que assegura, em última instância, a qualidade do sistema (baseada na necessidade do cliente e na média histórica de geração na região).

Não adianta muito ter equipamentos de ponta e uma equipe sem qualificação. É necessário ter quem instale o sistema com precisão e conhecimento suficientes para que a geração de energia seja eficiente. Quem assegura o sucesso em todo o processo são os técnicos!

A empresa tem conhecimento dos principais riscos envolvendo o serviço

Os riscos que envolvem a instalação do sistema são variados. A altura oferece maior perigo de queda, a falta de experiência com os equipamentos dá abertura para choques elétricos acontecerem. Sem a expertise profissional, a vida de quem está em contato com essa solução pode ser colocada em risco.

Uma instalação incorreta pode danificar aparelhos que dependam da eletricidade. O calor em excesso pode até mesmo gerar incêndios, devido à sobrecarga ou às conexões inadequadas. Por isso, contar com o trabalho de bons profissionais é fundamental para a correta instalação do sistema fotovoltaico.

Só assim a avaliação do local e de sua estrutura pode ser bem cumprida. Além disso, com uma empresa profissional, o monitoramento da geração de energia é feito periodicamente e com mais segurança, o que é essencial para a vida útil do sistema.

Maior atenção às normas

Uma equipe especializada deve ser atenta às principais normas do setor. Por exemplo, a NR10 é a norma de regulamentação que estabelece as condições mínimas para a instalação do sistema de energia solar, assim como as medidas de controle que garantem a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos na instalação.

Cobre certificações de segurança, a fim de que a integridade de todos os envolvidos no entorno (e também os profissionais) seja garantida. Busque certificações também nos materiais e equipamentos, como o selo do Inmetro. Uma empresa responsável certamente trabalhará com materiais de qualidade e equipamentos de marcas reconhecidas internacionalmente. Tudo isso respeitando as normas. Contar com expertise profissional é contar com uma solução completa, e é isso que o seu investimento deve pagar.

Contribui para a melhoria das questões ambientais

Tenha em mente que o investimento em energia solar é uma solução sustentável. Contar com o trabalho de profissionais qualificados significa também assegurar que o sistema realmente se trata de uma energia renovável e limpa.

É uma forma de atuar ajudando a natureza, com mais consciência a respeito dos problemas ambientais, contribuindo para que o equilíbrio ecológico seja mantido.

Cuidar de uma instalação por conta própria, além de estar exposto aos riscos, pode não favorecer a melhoria do meio ambiente. É preciso entendimento suficiente e experiência.

Por isso, sempre que possível, peça referências. Ainda que o setor esteja em pleno crescimento, muitas pessoas já aderiram ao sistema e, mesmo que não as conheça pessoalmente, é possível encontrá-las por meio das redes sociais. Invista em responsabilidade e segurança na hora de escolher uma empresa de energia solar e obtenha os resultados mais positivos no futuro.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher uma empresa para instalação de energia solar, não perca mais tempo. Entre em contato com a HCC Engenharia Elétrica e esclareça todas as suas dúvidas.