8 dicas para ganhar dinheiro com energia solar

8 dicas para ganhar dinheiro com energia solar

Tempo de leitura: 

11 minutos

Em países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a energia convencional está dando lugar ao sistema de energia fotovoltaica. Em crescente expansão, esse sistema deixa de ser uma alternativa, tornando-se uma necessidade, tanto na cidade quanto no campo.

Empresários buscam saber como ganhar dinheiro com energia solar, visando o crescimento empresarial, qualidade inerente ao aumento do faturamento proporcionado por esse modelo de abastecimento.

O Brasil segue o mesmo caminho. Com seu espaço já fixado no mercado, a energia solar dispara na frente dos demais ramos de eletricidade e torna-se o setor que mais gera emprego no segmento. Já são muitas as empresas que trabalham na integração da geração de distribuição solar.

Diante das vantagens atribuídas a essa energia sustentável, a tendência é um aumento da quantidade de oportunidades de trabalho na área, com a ampliação de novas instalações fotovoltaicas na geração distribuída, com micro e minigeradoras.

O cenário atual abre oportunidades e o momento é ideal para empreender nessa esfera. Na sequência, você poderá fazer uma análise detalhada de todos os negócios e projetos possíveis para usar a energia solar fotovoltaica, reduzindo os custos operacionais da sua empresa e aumentando seu ganho.

Quer saber como ganhar dinheiro com energia solar, valorizando suas transações comerciais ou abrindo novos negócios? Continue a leitura e confira as 8 dicas abaixo!

1. Estude sobre energia solar fotovoltaica

Investir dinheiro em novos projetos levanta preocupações em qualquer pessoa. Para ter maior segurança na nova empreitada, é necessário conhecer profundamente a matéria com a qual você vai lidar.

O processo de geração dessa energia sustentável é composto por várias etapas de trabalho: a engenharia, que desenvolve e aumenta a tecnologia das placas solares; o comércio, que vende para todos os cantos do país; e, por último, a instalação dos projetos.

Identifique o ramo com o qual tem mais afinidade e estude o sistema com o qual vai trabalhar, seja com o intuito de balancear o orçamento residencial, diminuindo a conta de luz, abastecendo a própria empresa ou casa, seja para ter o conhecimento técnico necessário para trabalhar no ramo.

A produção de energia elétrica pela captação e transformação da energia solar, ainda que com a finalidade apenas de autoconsumo, pode ser uma oportunidade de ganhar dinheiro. Isso porque, quem instalar aerogeradores no quintal de casa ou placas fotovoltaicas no telhado, produzindo mais energia do que consome, poderá ofertar o excedente para a distribuidora de energia local.

Créditos

Existe um equipamento que registra a quantidade de energia gerada pela empresa ou residência e seu excedente é convertido em créditos. É um sistema de crédito e débito, então, se você produziu mais do que utiliza, estará com um crédito. Consumiu tudo e precisa de mais? Terá o crédito para usar.

Se quiser entender melhor como esse sistema de compensação funciona, assista ao vídeo abaixo, no qual eu comento brevemente sobre o assunto.

A área comercial que envolve as soluções fotovoltaicas é imensa. Por isso, o profissional que pretende empreender nesse segmento deve, inicialmente, focar na etapa à qual ele se adapta melhor para iniciar sua preparação e, consequentemente, o trabalho.

Existem muitos profissionais que querem abraçar todo o processo e acabam pecando em algum momento por não dominar o assunto e, até mesmo, por não gostar de determinada atividade, acarretando em problemas para o seu negócio. Foque naquilo em que você é melhor e busque parcerias para o restante!

2. Identifique a melhor forma de ganhar dinheiro com energia solar

Há várias formas de ganhar dinheiro com energia solar. Se você já tem um capital inicial e está pensando em abrir uma empresa que tenha maior segurança diante das crises econômicas, precisa conhecer mais sobre energia fotovoltaica. O mais importante é entender bem o negócio e, para isso, já existem vários cursos disponíveis no mercado.

Ter um projeto bem estruturado também é importante, pois verifica a viabilidade do potencial da nova empreitada e a necessidade de equipamentos de qualidade reconhecida e com boa eficiência, rápida manutenção e assistência.

Esses fatores vão poupar você de incômodos depois que a obra estiver concluída e liberar tempo para fazer novas integrações.

Caso você não disponha de capital para investir na sua própria empresa, começar sendo um instalador é a forma mais simples de entrar nesse ramo em franca expansão. Pode prestar seus serviços como um terceirizado ou trabalhar com carteira assinada para alguma empresa já consolidada no ramo.

Como a procura no mercado é grande e a área ainda tem um forte potencial de crescimento, a qualificação técnica em energia solar certamente é uma oportunidade para ganhar dinheiro.

3. Busque parcerias consolidadas

Dando sequência à primeira dica, é muito importante que o empreendedor que está iniciando o negócio com a energia fotovoltaica busque parcerias seguras, com empresas especializadas em soluções de energia solar, para auxiliar nos processos que ele não domina, ou até mesmo se responsabilizar por essa etapa.

Mas como buscar uma parceria? Eis o grande desafio: diante de uma diversidade de ofertas, é importante que o profissional avalie bem a viabilidade financeira do negócio, pois muitos parceiros não oferecem condições de negociações atrativas.

Embora tenham preços menores, são engessados com a forma de pagamento e, como o negócio com o cliente normalmente é fracionado do ponto de vista financeiro, isso pode se tornar um grave problema, caso ocorra qualquer inadimplência. Para um negócio que está começando, isso é fatal.

Ser um revendedor ou franqueado também é uma grande oportunidade. Os custos com energia elétrica nos comércios são gigantes, abrindo janelas para vendas de conversores solares em supermercados e hotéis. Além disso, a demanda do governo por energias renováveis cresce cada dia mais.

É bom ressaltar que, muitas vezes, é melhor ter uma margem de lucro menor, mas transferir parte da responsabilidade técnica e financeira da operação para um parceiro empresarial.

As franquias como modelo de negócio

Tradicionalmente, as franquias são negócios com um modelo testado e validado. A franqueadora já está consolidada no mercado, o que faz com que o público conheça a marca previamente.

Para quem pretende saber como ganhar dinheiro com energia solar, essa é uma alternativa muito conveniente. Graças a essa abordagem, é possível ter maiores chances de sucesso na hora de se estabelecer no mercado.

Nesse setor, dois modelos principais merecem destaque. A versão loja inclui a abertura de um estabelecimento completo e tradicional, voltado apenas para venda desse tipo de solução.

Outra alternativa é a franquia pocket. Ela requer um investimento menor, além de ter manutenção descomplicada. É direcionada para ambientes sem fachada, como salas comerciais, escritórios e espaços de coworking.

Com a chance de escolher entre essas alternativas, é possível selecionar a opção que realmente se encaixa nas suas necessidades e no seu perfil.

As facilidades dessa decisão

Recorrer às franquias é muito vantajoso para quem pretende entender como ganhar dinheiro com energia solar. Em primeiro lugar, o modelo já é considerado de sucesso, o que garante uma segurança extra para quem investe. Na prática, traz um reforço de segurança financeira, de modo a melhorar a previsibilidade e a gestão.

Outro ponto importante tem a ver com a presença de uma equipe capacitada. Você terá acesso a engenheiros especialistas no tema e ainda aproveitará toda a expertise comercial. É algo que dá tração ao negócio e faz com que os primeiros resultados surjam rapidamente.

Para completar, uma das taxas tem a ver com a propaganda. Isso significa que o seu empreendimento ganha exposição e ainda tem apoio na realização de campanhas de marketing digital. Assim, é possível se consolidar na atuação.

Se todas essas vantagens despertaram o seu interesse em aderir a uma franquia de energia solar, clique na imagem abaixo e conheça os dois modelos com os quais trabalhamos na HCC.

4. Prospecte qualidade, não quantidade

Essa dica está muito relacionada à área comercial. Prospecção é o grande desafio da venda, pois ela vai garantir um funil de vendas mais enxuto, com taxa de conversão muito maior.

É importante ter em mente que a conversão de prospecção e orçamentos em negócios efetivos envolve muito mais do que apenas o preço das mercadorias. Normalmente, esses trabalhos não são executados devido a uma prospecção mal feita. Como mudar esse cenário?

Prospecte qualidade, busque clientes com real potencial, investigue, pesquise antes, verifique condições de telhado para instalação, orientação, sombreamento, concessionária, valor de tarifa e tomada de energia. Esses fatores podem ser decisivos na hora do fechamento e vão evitar que você gaste energia com negócios que nunca serão fechados.

5. Utilize o marketing verde

Essa dica está em todos os livros de marketing, mas muitas pessoas não atentam a ela e acabam subestimando a sua importância. O marketing ambiental está na moda e uma empresa ecologicamente consciente ganha espaço muito mais rapidamente no mercado.

Como a energia solar está em processo de difusão, muitos potenciais adeptos estão aguardando o sistema para aderirem. O marketing verde é um aliado nessa gestão de mercado. Além de o cliente ser bem atendido, a publicidade em torno de um negócio sustentável vai difundir o nome da empresa.

Cumpra o contrato, mantenha o cliente bem informado dos benefícios da energia renovável e faça uma entrega técnica da obra. Seguindo esses passos, certamente você terá uma grande propaganda gratuita e vai ganhar dinheiro com energia solar.

6. Lembre-se de que o relacionamento com o cliente não acaba com o término da obra

É importante que todo profissional que pretende ganhar dinheiro com energia solar faça a análise dos custos inerentes à integração e com o atendimento após a obra.

Mas muitos podem perguntar: o sistema fotovoltaico não tem manutenção e vida útil de 25 anos? Sim, o sistema tem longa vida útil e oferece manutenções simples. No entanto, o cliente seguidamente terá dúvidas sobre faturas, cobranças das concessionárias, eventuais manutenções, etc.

Certamente, um bom profissional dedicará um tempo para o atendimento e para analisar os seus questionamentos, acolhendo bem o cliente, mesmo após o fechamento da venda.

7. Compare os investimentos em conversores de energia solar e imóveis

A dificuldade de encontrar bons negócios faz com que muitas pessoas deixem dinheiro parado em poupanças ou façam aplicações apenas em investimentos tradicionais, como imóveis. Acontece que buscar apenas por fontes de renda convencionais pode refletir na perda de dinheiro. Assim, o que seria uma aposentadoria acaba virando uma dor de cabeça.

Para que isso não ocorra, primeiro é importante analisar os gráficos de crescimento do seu futuro investimento e as interferências externas que podem afetar o seu lucro. Pode começar usando simuladores solares.

Por exemplo: analisando o crescimento do lucro em imóveis, podemos verificar a oscilação dos seus preços. Isso se deve ao fato de os imóveis serem extremamente expostos aos momentos econômicos pelos quais o país passa e às alterações locais, que podem influenciar na sua desvalorização.

Comparação

São muitas as situações que interferem diretamente no investimento imobiliário. Imagine comprar um lote por saber que a prefeitura está construindo uma grande avenida na região, mas, depois da compra realizada, saber que a obra municipal não será executada e a região está sendo invadida por desabrigados. Pronto! Você acaba de perder grande parte do seu dinheiro.

Ao tratarmos de investimentos em energia fotovoltaica, podemos verificar que os negócios que envolvem a energia solar estão em franca expansão e, desde que surgiram, apenas crescem. É um mercado que está em alta.

O sistema de placas solares que capta a energia solar e a transforma em energia elétrica é medido por um relógio, que verifica a relação entre o consumo gasto e a geração de eletricidade. Caso você consuma menos do que precisou, o excedente retornará em forma de créditos na sua conta.

Lucratividade

Além disso, podemos analisar em números o lucro de ambos os investimentos: investindo em um apartamento de R$175 mil para lucrar com aluguel e alugando por R$950,00 por mês, sua renda mensal será de R$855,00, já descontando os 10% da imobiliária.

Considerando o IGPM e a valorização imobiliária de 10% ao ano, o lucro que você terá em 25 anos será de pouco mais de R$1 milhão.

Investindo o mesmo valor em um conversor de energia solar, você terá uma economia de R$3.300,00. Logo, em 25 anos terá um lucro de quase R$3 milhões. Assim, considerando a inflação energética, sua lucratividade seria muito maior aplicando em painéis solares do que investindo em imóveis.

O aproveitamento de energia de geração distribuída está cada dia mais presente em âmbitos residenciais, mas há uma grande demanda para a aplicação tanto em setores privados, em comércios, hotéis e restaurantes, quanto no setor público, em prédios de órgãos públicos, empresas estatais, construções públicas e similares.

Desse modo, ganhar dinheiro com energia solar é um dos melhores investimentos na atualidade e justifica o aparecimento de novos negócios do ramo no Brasil.

Investir na geração da própria energia vai muito além da sustentabilidade, pois, apesar de o custo de implantação ainda ser considerado elevado, ele se paga ao longo do tempo. Além disso, a vida útil das placas é grande, aumentando o faturamento de quem investe em energia solar.

Fazer sua empresa prosperar não é tarefa fácil. Então, opte por medidas seguras e que a longo prazo ainda contribuirão para o desenvolvimento dos seus negócios. Frisa-se a importância, em parcerias para novos empreendimentos ou para o autoconsumo, de buscar por empresas com experiência e autoridade na área.

A instalação de placas solares exige, para conversão em energia elétrica, especialização e cuidado. Por isso, fique atento a empresas que cobram valores muito baixos para não ser enganado.

Aprofunde mais seus estudos sobre os benefícios dos conversores solares, faça orçamentos gratuitos, estabeleça um projeto para conseguir instalar o conversor de energia solar e ganhe dinheiro com a geração distribuída.

Você também pode fazer treinamentos e cursos sobre energia fotovoltaica, assinar revistas da área e buscar especialização em energias renováveis. Além disso, acompanhe as inovações na área administrativa, extraindo o que há de melhor nas oportunidades.

8. Fique atento aos incentivos fiscais

Diante de uma procura crescente pela sustentabilidade, é cada vez mais comum que os governos tomem medidas nesse sentido. Com o objetivo de estimular a busca por novas fontes de energia, o Brasil também tem investido em programas de incentivo e de regulamentação.

Conhecer essas alternativas é essencial para quem deseja aprender como ganhar dinheiro com energia solar, já que impacta o pagamento de impostos. A Resolução Normativa nº. 482 da ANEEL, por exemplo, foi responsável por instituir o sistema de créditos, o que favorece os ganhos.

Já o Convênio nº. 101/97 do CONFAZ oferece isenção de ICMS para atividades que incluam equipamentos e componentes de energia eólica. É algo que tanto ajuda o seu negócio a pagar menos, como estimula a compra por parte dos clientes. Enquanto isso, o PL 8322/2014 estabeleceu isenções de vários impostos, entre eles IPI, PIS e COFINS de alguns produtos ligados a essa energia.

De forma ampla, o Ministério de Minas e Energia criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). Além de estabelecer linhas de crédito, favorece a comercialização do excedente e ajuda a atrair mais investimentos, o que estimula a criação do negócio e a realização de novas vendas.

Se quiser saber mais sobre as linhas de crédito disponíveis para o investimento em energia solar, você pode clicar na imagem abaixo e fazer o download do nosso e-book sobre o assunto.

Para quem deseja saber como ganhar dinheiro com energia solar, seguir essas dicas é essencial. Dessa forma, é possível construir soluções lucrativas e que têm a possibilidade de um retorno atrativo.

Você gostou das nossas dicas? Conte nos comentários se pretende seguir algum desses caminhos, deixe suas dúvidas e participe do debate!