Bateria para painel solar: descubra tudo sobre esse recurso

Bateria para painel solar: descubra tudo sobre esse recurso

Tempo de leitura: 

4 minutos

Com o frequente aumento da conta de luz, produzir e armazenar energia em casa é um sonho de vários brasileiros. Atualmente, transformá-lo em realidade consiste em uma tarefa simples. O autoconsumo em residências e empresas é possível com a instalação de energia fotovoltaica, enquanto o armazenamento fica por conta da bateria para painel solar.

Pelos inúmeros benefícios que a conversão de luz solar em energia elétrica oferece, os sistemas fotovoltaicos estão em grande expansão no Brasil. Hoje em dia já se conta com financiamentos do governo para investir em placas solares e com o sistema off-grid para que a energia solar seja utilizada em qualquer lugar.

A maior dúvida na instalação das placas solares é no momento da escolha do sistema a ser utilizado e na forma de armazenar a energia produzida. Acompanhe o texto abaixo e descubra o melhor equipamento para isso!

Quando escolher o sistema off-grid?

Para que um sistema solar produza energia e gere eletricidade ele depende, é claro, da radiação da luz do sol.

Por isso, nos sistemas on-grid, nos períodos em que não há iluminação solar nem energia a ser compensada pela concessionária, os consumidores precisam comprar energia elétrica, ficando reféns de dias ensolarados e da empresa distribuidora.

As instalações fotovoltaicas off-grid são formadas de modo geral por quatro equipamentos: as placas solares, os reguladores de cargas, os inversores e por último, as baterias. São estas que armazenam a eletricidade para que, nos momentos em que não há sol, o sistema continue funcionando sem depender da eletricidade das concessionárias de energia elétrica.

Para que a instalação das placas solares seja um recurso mais eficiente e funcione de maneira autônoma, é necessário o uso da bateria para painel solar. O modelo off-grid de energia fotovoltaica pode ser considerado autossuficiente, e a implantação desse sistema independente é complexa, envolvendo um custo mais elevado.

Quais as vantagens de usar a bateria para painel solar?

Em vários lugares não é possível conectar os painéis solares a rede de energia elétrica, seja pela dificuldade encontrada na distância física, geralmente quando se trata do agronegócio, ou pela quantidade de energia a ser produzida e suportada pela rede elétrica da empresa distribuidora.

É nesse cenário que usar um sistema que funcione de modo isolado figura como aspecto fundamental. Desta forma, o modelo off-grid que integra a bateria de painel solar oferece diversos benefícios. Dentre eles, vale citar:

  • autonomia para ser usado de maneira independente da rede elétrica da empresa concessionária de energia;
  • possibilidade de instalação em locais que recebem pouca radiação solar ou ficam muitos dias com o tempo nublado ou chuvoso;
  • alcance a qualquer lugar, mesmo aqueles distantes em que não há distribuição de energia elétrica como, por exemplo, empreendimentos em áreas rurais;
  • minimização dos riscos de eventuais acidentes que ocorrem quando há conexão à rede elétrica;
  • alta durabilidade;
  • sustentabilidade.

Quais são os principais tipos de bateria?

Escolher uma bateria adequada ao sistema de energia fotovoltaica consiste em uma prática vital para ter o retorno esperado.

Além de verificar custo e a qualidade, também é importante definir com antecedência o ambiente da instalação e o tempo da vida útil que o produto deve ter. As principais baterias estão listadas a seguir. Veja!

Baterias estacionárias comuns

Trata-se de um dos modelos de bateria mais econômicos encontrada no mercado, caracterizado por liberar descargas intensas e profundas e possuir tipos de placas mais grossas. A durabilidade da bateria estacionária varia de quatro a cinco anos.

Baterias OPzS

Com uma durabilidade altíssima, essas baterias costumam se prolongar durante 10 anos e, por isso, seu valor é alto.

Por soltar gases explosivos, as baterias OPzS precisam de cuidados específicos, como a instalação em lugares abertos e a troca do reservatório de água regularmente.

Baterias AGM

É considerada por muitos a bateria com o melhor custo-benefício. Com durabilidade também superior a 10 anos, é resistente a altas temperaturas.

Caracterizadas por terem uma potência de arranque muito superior quando comparada às demais baterias do mercado e por não exigirem manutenções, as AGM têm ganhado destaque. Diante de todas as vantagens, naturalmente o custo é maior.

Baterias de Gel

São baterias que podem ficar em lugares fechados, pois são seladas por meio de gel e, deste modo, não liberam gases capazes de causar explosões.

Assim como as baterias AGM e OPzS, têm durabilidade superior a 10 anos e por isso a vida útil paga o investimento. O gel usado na bateria garante maior firmeza, tornando-a segura para ser transportada.

O que é energy storage?

Energy storage é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida para armazenar energia solar numa espécie de bateria. Isso significa uma revolução no segmento, principalmente quando o assunto é energia solar.

No Brasil, mais de 70% da energia é fabricada pelas usinas hidrelétricas. Portanto, a produção depende de estações chuvosas, ou seja, em momentos de seca existe a possibilidade de a população ficar em estado crítico de falta de água.

Não era possível armazenar a energia fabricada nessas usinas para que, em períodos de seca, pudesse ser usada em outro momento. Diante dessa inconstância entre demanda e oferta, o preço da conta de luz se torna cada dia mais exorbitante.

Com a tecnologia energy storage, é possível conservar a energia que não foi usada em determinados momentos para utilização posterior.

Ou seja, quando as geradoras de energia (sejam elas hidrelétricas, eólicas ou fotovoltaicas) não conseguirem fabricar a quantidade suficiente em determinados períodos, terão energia previamente armazenada. Com isso, há economia para todo o país e principalmente o aumento do uso de tecnologias renováveis.

Fabricar energia em casa para autoconsumo pode ser uma tarefa simples. Contudo, escolher todas as ferramentas desse sistema de forma a garantir eficiência na produção é fundamental.

Como vimos, são muitas as alternativas de bateria para painel solar que podem ser usadas no sistema off-grid. Para decidir a melhor opção, é preciso conhecer todas elas e verificar qual melhor se adéqua às suas necessidades.

Gostou das nossas dicas sobre energia fotovoltaica? Quer saber mais sobre o assunto? Então veja também os tipos de painéis solares e as suas diferenças!