Como captar energia solar? Conheça os principais métodos

Como captar energia solar? Conheça os principais métodos

Tempo de leitura: 

7 minutos

Neste momento de crise econômica que o Brasil está vivendo, é essencial que sua empresa busque formas de se estabilizar e de diminuir gastos para sobreviver no mercado. Para tanto, uma boa opção é identificar os principais gastos da empresa e tentar reduzi-los. Geralmente, a conta de luz aparece como responsável por uma boa parcela dos gastos da maioria dos empreendimentos.

Uma solução para diminui-la é a captação e o uso de energia limpa proveniente de alguma fonte renovável e sustentável, como a energia solar. Nesse sentido, uma das principais preocupações deve ser como captar a força solar, pois a instalação e o uso desses sistemas apresentam muitos benefícios a longo prazo e podem representar um diferencial financeiro para sua empresa.

Neste artigo, vamos apontar brevemente algumas vantagens de se investir em sistemas solares para produção de energia, e oferecer um guia prático de como captar energia solar usando três tipos de sistemas diferentes: sistemas de energia solar fotovoltaica, sistemas de energia solar térmica e sistemas de energia termossolar.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a captação de energia solar, sobre a implantação desses sistemas de geração e sobre os retornos financeiros desse investimento? Continue lendo e tire suas dúvidas!

1. Quais são as vantagens de usar a energia solar?

Renovável, sustentável e inesgotável, a energia solar é a energia procedente do calor e da luz do Sol. Ela pode ser captada e utilizada por meio de sistemas fotovoltaicos, de sistemas térmicos ou de sistemas termossolares, e sua implementação traz benefícios econômicos, ambientais e de manutenção aos usuários.

Entre os benefícios econômicos, podemos citar que o sistema para produção dessa energia é bastante rentável quando comparado a outros produtos financeiros de renda fixa disponíveis no mercado. Seu rendimento varia entre de 10 a 30% ao ano, conforme o projeto de instalação e a incidência de radiação do sol no local. Enquanto isso, a caderneta de poupança rende, em média, apenas 6% ao ano.

Embora a redução de custos seja influenciada por diversos fatores, como a média de consumo mensal, a variação nos preços da energia e a imprevisibilidade do clima, sistemas solares podem gerar uma economia de 90% na conta de luz e, em alguns casos, até mais.

O custo de aquisição e de instalação se paga em um período que pode variar de 5 a 8 anos, e a vida útil do conjunto gerador costuma ser de 25 anos. Assim, caso o sistema se pague em 5 anos, ele gerará energia gratuita por mais 20!

Se você quiser descobrir o quanto pode economizar com a energia solar, clique na imagem abaixo para utilizar o nosso simulador!

Mas investir em energia solar pode economizar muito mais do que dinheiro. Além de gerar uma redução dos gastos fixos com eletricidade, ela ainda reduz o impacto sobre os recursos naturais, o que ajuda a deixar um mundo melhor para as próximas gerações. Esse é um de seus maiores benefícios ambientais.

Outros benefícios ambientais da captação de energia solar são: não poluir o ar — já que esse método não emite gases nocivos na atmosfera —, não contribuir com o aquecimento global, com a formação de chuva ácida e nem com o efeito estufa. O sistema solar de captação de energia reduz a exploração de fontes tradicionais e os seus impactos ambientais.

O Brasil tem uma enorme taxa de incidência de radiação solar, que pode ser aproveitada para promover a sustentabilidade. O território brasileiro é um dos que mais oferece oportunidades para essa tecnologia em todo o planeta.

Sistemas solares necessitam de pouca manutenção e têm vida útil longa. Podem ser expandidos e ajustados, caso haja necessidade. Sua instalação é rápida e, sua operação, silenciosa. Além disso, o investimento nessa tecnologia valoriza o imóvel.

2. Como captar energia solar fotovoltaica?

Sistemas de energia solar fotovoltaica transformam a radiação solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas, que são montadas em módulos ou em painéis. Essas células funcionam pelo “efeito fotovoltaico”, que pode ser observado em alguns materiais, como o silício, criando uma diferença de potencial elétrico no material quando ele é exposto à luz.

Esse tipo de sistema não requer alta irradiação solar para funcionar. Sua principal desvantagem é o alto custo. A tecnologia fotovoltaica pode ser usada também para fornecer eletricidade a comunidades rurais e isoladas. Por ser muito versátil e confiável, é encontrada até mesmo em satélites.

A energia solar fotovoltaica é, dentre as três soluções apresentadas neste texto, aquela com a qual trabalhamos. Eu conto um pouco mais sobre como ela funciona e quais as suas vantagens no vídeo abaixo.

3. Como captar energia solar térmica?

Sistemas de energia solar térmica usam painéis solares térmicos (também chamados de coletores) para absorver o calor da radiação do sol. O calor é armazenado em um fluido que passa por dentro dos coletores e, posteriormente, é usado como fonte de calor para aquecimento de ambientes, de água em chuveiros ou piscinas, ou até mesmo em processos industriais.

Esses sistemas simples e econômicos são normalmente instalados nos telhados das edificações como residências, edifícios públicos, hospitais, restaurantes e hotéis. Em uma casa com 4 moradores, são necessários 4 m² de coletores para suprir adequadamente a demanda diária de água quente.

A energia solar térmica é muito eficiente e econômica. Porém, sua aplicação é restrita ao acúmulo de energia térmica.

4. Como captar energia termossolar?

Sistemas de energia termossolar concentram calor em espelhos que retêm a radiação solar. Depois disso, transformam esse calor em eletricidade. É uma mistura dos sistemas fotovoltaico e térmico.

As desvantagens do sistema termossolar são: possuir alto custo e alta complexidade. Por isso, seu uso é mais recomendado a grandes instalações.

5. Quais são as etapas de captação de energia solar?

A captação de energia solar acontece por meio dos painéis solares, que têm em sua composição células especiais de silício, fósforo, boro e outras substâncias. Elas são responsáveis pelas duas camadas da placa: uma com carga positiva e outra com carga negativa. Esse é o famoso efeito fotovoltaico, que transforma elétrons em condutores e gera a energia solar.

O inversor fotovoltaico, importante componente do sistema, é o que permite a conversão de energia solar em elétrica. Em seguida, a energia é transferida para o quadro de distribuição e fica disponível em todos os pontos de aparelhos elétricos ou sistemas de iluminação do estabelecimento corporativo ou residência. Essa é exatamente a mesma atuação de uma concessionária comum que oferece energia, porém muito mais sustentável e limpa.

Assim que o sistema estiver instalado, a concessionária fará a mudança do medidor, para que a quantidade de energia consumida e produzida fiquem devidamente registradas. Caso haja uma diferença grande entre elas e a produção seja maior que o consumo, você terá alguns “créditos” de energia em mãos. Eles são “emprestados” para a concessionária e podem ser utilizados mais tarde, sem custo. Esse é um processo muito fácil, rápido e extremamente vantajoso para todas as partes envolvidas.

É importante lembrar que todo esse processo só é realmente proveitoso quando uma boa instalação é realizada. Os painéis fotovoltaicos devem ser feitos de materiais de qualidade e estar muito bem posicionados para um melhor aproveitamento dos raios solares. Somente assim a utilização de energia gerada será compensatória e satisfatória para os usuários.

Portanto, é indispensável contar com uma empresa confiável e renomada para que todo o processo se dê com segurança. Do contrário, poderá haver retrabalho e um investimento muito maior do que o retorno de fato.

6. Como escolher uma empresa de energia solar?

É fundamental ter muito cuidado na escolha de uma empresa de energia solar. Em primeiro lugar, faça uma pesquisa de mercado para encontrar opções de empresas que realizam a captação de energia solar. Verifique seu histórico, seu portfólio de instalações e sua reputação, por meio de feedbacks de clientes.

Em seguida, certifique-se de que a empresa oferece garantia de instalação e manutenção. Os painéis fotovoltaicos são extremamente resistentes e duráveis, e raramente precisam de manutenção. Porém, caso surja algum impasse com a fiação ou mesmo com o posicionamento das placas, a equipe especializada deve entrar em ação.

Ela, por sua vez, precisa ser altamente capacitada. Verifique a experiência e os anos de mercado da empresa, para ter certeza de que ela conta com profissionais capacitados e de confiança. Por fim, conheça os equipamentos.

É claro que você não precisa, necessariamente, ser especialista em sistemas fotovoltaicos. Mas a internet oferece uma visão ampla sobre marcas e especificações que ajudam você a entender se os equipamentos com os quais a empresa escolhida trabalha são mesmo de qualidade.

Viu como a captação de energia solar é uma ótima solução para diminuir os custos de operação da sua empresa, assim como um bom investimento financeiro em tempos de crise como o que vivemos? Não faltam motivos para investir em energia solar!

Além de tudo, o uso de uma fonte renovável e sustentável de energia limpa mostra que sua marca se preocupa com as questões de responsabilidade socioambientais, o que acaba se tornando um grande bônus de marketing!

Ser ambientalmente responsável agrega muito valor a um empreendimento. A empresa passa a ser bem vista na sociedade e é mais valorizada pelos clientes, além de realizar um trabalho realmente efetivo no que diz respeito ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre geração de energia solar e adoção de posturas em favor do meio ambiente, além de descobrir como implementar a captação de energia solar na realidade de sua rotina corporativa? Podemos ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo e aguarde nosso rápido retorno!

Trabalhamos com dois principais tipos de sistemas fotovoltaicos, o on grid e o off grid. Se, antes de entrar em contato conosco, você quiser descobrir qual o modelo mais adequado para a sua residência ou negócio, clique na imagem abaixo e faça o download do nosso e-book!