Como é o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo?

Como é o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo?

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De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou mais de 174 bilhões somente no ano passado e apresenta um acelerado crescimento. Mas entrar nesse segmento, tornando-se um empreendedor de franquias de sucesso, não é algo que acontece por acaso.

É preciso dedicação, foco e hábitos produtivos para que os negócios tenham êxito e se transformem em um modelo no mercado. Muitas pessoas imaginam que os empreendedores têm muito dinheiro para investir ou são apenas sortudos, o que está bem longe da realidade. Segundo um estudo da revista Forbes, a maioria dos mais ricos do mundo fez fortuna por conta própria.

Por isso, não é segredo que tornar-se um empreendedor próspero e com segurança financeira exige muito do profissional. Se você quer saber qual é o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo, continue a leitura. A seguir, explicamos os atributos que são necessários a quem decide investir na área.

Como saber se você tem o perfil de franqueado?

O empreendedorismo não é para qualquer um. Existem diversos perfis de profissionais: alguns já têm predisposição para a atividade e executam projetos próprios com mais facilidade, visando uma maior autonomia para crescer e atingir os objetivos sonhados. Outros, porém, se encaixam melhor em ambientes corporativos, tendo a segurança e estrutura de trabalhar com carteira assinada.

Mas isso não quer dizer que as pessoas não possam empreender. Não é preciso nascer empreendedor para se dedicar ao negócio próprio. Indivíduos com boa capacidade de aprendizado e adaptação podem se planejar para conduzir uma empresa e passar por um processo de amadurecimento, com muitos erros e acertos — inclusive durante o tempo em que trabalhavam como empregados.

Como o setor de franquias possibilita aos empreendedores com pouca experiência um suporte de gestão e a concessão para usar uma marca já consolidada, acaba chamando a atenção de muitos aventureiros. Essas pessoas têm uma percepção errada de que as franquias entregam tudo pronto ao franqueado.

Porém, por maior que seja o apoio do franqueador à unidade franqueada, o que fará o negócio dar bons frutos e atingir o faturamento esperado é o trabalho desenvolvido no próprio estabelecimento (principalmente pelo proprietário). Portanto, algumas características precisam ser aperfeiçoadas para que o empreendedor de franquias consiga ter um negócio de sucesso.

Além disso, é fundamental que a pessoa conheça bem seu próprio perfil e entre em um empreendimento que combine com ela.

Quais atributos são comuns entre os franqueados de sucesso?

Um franqueador de sucesso replica o êxito do seu empreendimento em outros negócios. Aplicando as mesmas condições e regras da matriz nas demais unidades, os resultados acabam sendo compartilhados com pessoas que querem aprender e abrir o próprio negócio sem muitas incertezas: os franqueados.

Ainda que uma franquia seja aparentemente um investimento mais seguro, é preciso ter conhecimento sobre o mercado em que pretende entrar e um perfil condizente com o nicho do negócio. Afinal, toda empresa corre o risco de ir à falência.

No mundo das franquias, os empreendedores apresentam características diferentes de outros segmentos, pois já têm um modelo de negócio a ser seguido. Vejamos os atributos que qualificam o perfil ideal de um empreendedor de franquias.

Liderança

Antes de se tornar um empreendedor, você deve ser um bom líder. Lembre-se de que toda empresa precisa de uma figura de liderança para ser seguida.

Trata-se da capacidade que o gestor tem de envolver todos os colaboradores em prol da missão da empresa, mas sem ter que ficar cobrando por resultados. Ele apenas estimula o desenvolvimento dos funcionários, para que possam formar naturalmente uma equipe eficiente e gerar melhores frutos empresariais.

Compromisso

A responsabilidade e o comprometimento com os negócios são atributos essenciais para todo empreendedor. Em qualquer atividade vão aparecer questões de difícil resolução e, por isso, é necessário que haja um gestor empenhado em cumprir com aquilo que foi confiado a ele. Afinal, o empreendedorismo é repleto de desafios.

Visão de futuro

Todo empreendedor precisa ter visão, ou seja, enxergar o que outras pessoas não visualizam em seu negócio. Conforme os dizeres de Aristóteles, “o segredo de um grande negócio consiste em saber algo que mais ninguém sabe”. A maioria das redes de franquia que atingiu o sucesso seguiu tal ensinamento, pois é nisso que consiste o empreendedorismo.

É preciso vislumbrar também como serão os negócios no futuro, de que maneira estará o mercado nos próximos anos e qual será a aceitação que seus produtos ou serviços terão entre os consumidores a médio ou longo prazo. É isso que ocorre com o crescimento de franquias de energia fotovoltaica, que se expande pelo mundo e pelo Brasil.

Planejamento

O primeiro passo necessário a todo empreendedor de franquias é dominar as técnicas de gestão de negócios e planejamentos. As empresas precisam que seus gestores tenham foco e saibam tomar decisões estratégicas, para que a produção não seja atingida por instabilidades do mercado.

Não é preciso ter formação em Administração, mas é essencial buscar por conhecimento e se familiarizar com o segmento, aprendendo técnicas que facilitem o dia a dia empresarial. A falta de direção e planejamento estratégico é a principal causa de falência entre as companhias nos dias atuais.

Boa comunicação

Ser empreendedor é se relacionar a todo o momento com pessoas — colaboradores, clientes ou fornecedores, fora e dentro da empresa. Por isso, uma característica fundamental ao empreendedor é saber se comunicar, mantendo um relacionamento confiável e saudável na rotina empresarial.

Persistência

Suponha que você tenha todas as caraterísticas acima e conte com o apoio de uma franquia de sucesso. Ainda assim, se não tiver muita persistência para enfrentar os desafios do empreendimento, vencer a concorrência, lidar com clientes difíceis e enfrentar as crises do mercado, seu negócio não sobreviverá. É necessário ter ambição para definir metas audaciosas e comprometimento consigo mesmo para realizá-las.

O momento de abrir seu próprio negócio é agora. A HCC Energia Solar atua há muitos anos no mercado de energia fotovoltaica. Com unidades franqueadas em vários estados do Brasil, levamos a autoprodução de energia para brasileiros que estão cansados de arcar com os altos custos de uma conta de luz cara e ineficiente.

Você se enquadra em um perfil empreendedor de franquias? Então, conheça os modelos da HCC!