Como usar painéis solares na cobertura para estacionamento?

Como usar painéis solares na cobertura para estacionamento?

Tempo de leitura: 

5 minutos

Os painéis solares (ou placas fotovoltaicas) estão se tornando cada vez mais populares, pois esse tipo de instalação é uma solução sustentável e econômica que promove energia elétrica para residências e empresas.

Em vez de utilizar a energia elétrica tradicional, originada em hidrelétricas gigantescas que causam danos ao meio ambiente e implicam em contas de luz sempre mais altas, as pessoas procuram investir na aquisição de painéis solares, que captam a luz do sol para converter em energia elétrica.

O mais comum é instalar painéis nos telhados das edificações, mas também é possível usá-los sobre a cobertura para estacionamento. Veja como realizar essa operação e os benefícios que ela pode trazer!

Saiba como é a instalação dos painéis solares na cobertura para estacionamento

As placas fotovoltaicas podem ser acopladas com facilidade à cobertura para estacionamento, sem causar nenhum transtorno à segurança dos veículos que estiverem estacionados.

Dessa forma, o sistema de captação de energia solar, além de oferecer proteção aos veículos, também se torna uma fonte de energia renovável para a empresa.

A instalação exige responsabilidade e cuidados especiais. Por isso, convém ao gestor pesquisar as empresas do ramo que são confiáveis e que oferecem, assim, serviços de boa qualidade.

Para instalar o sistema fotovoltaico na cobertura para estacionamento é necessário realizar um planejamento que atenda às necessidades de sua empresa. A empresa fornecedora do sistema pode fazer esse projeto personalizado.

Conheça os projetos que deram certo

Vamos exemplificar, citando alguns projetos que funcionaram muito bem pelo mundo. Um deles é a maior cobertura de parque de estacionamento, em Portugal. Trata-se de um grande sombreador apoiado somente em dois pilares centrais, de forma que permite o estacionamento em espinha.

Também no Reino Unido, mais especificamente, já existe um amplo parque de estacionamento solar.

No Brasil, muitos estabelecimentos estão investindo na novidade, como shoppings, supermercados, concessionárias, lojas e até residências.

Verifique as vantagens em instalar o sistema fotovoltaico na cobertura para estacionamento

Instalar painéis solares na cobertura para estacionamento envolve vantagens, como:

Otimização da estética do ambiente

Os estacionamentos que apresentam painéis solares são certamente diferenciados esteticamente. O visual de um estabelecimento sempre foi um diferencial relevante, pois as pessoas costumam se sentir atraídas por locais mais bonitos, com design inovador e moderno.

Assim, além de economizar com a conta de energia elétrica, a empresa tem a oportunidade de captar mais clientes com a ajuda de um visual atraente e “ecologicamente correto”.

Oferta de novos serviços

Outro benefício é que as placas solares instaladas na cobertura do estacionamento poderão ser utilizadas para gerar energia para outros serviços. Um exemplo desses novos serviços é o carregamento de bateria dos veículos elétricos.

Os custos com os serviços para o estacionamento tendem a diminuir ainda mais, otimizando os lucros e reduzindo o payback (tempo de retorno do investimento).

Elevação na qualidade do serviço

Os veículos que ficam andando muito tempo pelas ruas acabam por se tornar verdadeiros “fornos”, que causam mal-estar aos usuários. Usando o sistema fotovoltaico na cobertura para estacionamento esse problema fica resolvido.

As chances de que o cliente retorne para manter o carro na segurança de um local que ainda oferece proteção térmica ao veículo são bem maiores.

Melhoria da imagem da empresa

Usar as placas solares em estacionamento garante um selo de sustentabilidade para seu negócio. Como ficam bem visíveis aos olhos da população, a empresa ficará associada a uma imagem positiva e moderna, relacionada à economia verde.

Geração de créditos de energia

Outra vantagem que merece ser mencionada é a geração de créditos de energia elétrica que o sistema fotovoltaico gera para a empresa.

Essa parceria entre fornecedores de sistemas de captação de energia solar e das fornecedoras de energia elétrica tradicional revela o compromisso social e econômico de apelar para soluções mais sustentáveis, preservando os recursos naturais e favorecendo o bolso dos consumidores.

Escolha o melhor fornecedor

Como já falamos, é fundamental escolher uma boa empresa fornecedora de painéis solares. Ela não só deve vender as placas, mas criar o projeto de acordo com as especificidades do negócio do cliente. Essa empresa deve ser, portanto, especialista em projetos de energia solar.

Pesquise sobre a reputação da empresa

Verifique a reputação da empresa perante os consumidores. Se ela recebe muitas queixas, o provável é que não seja tão idônea. Se ela possui muitos elogios, ou seja, se os clientes ficaram satisfeitos com os serviços oferecidos, então ela é confiável.

Você pode entrar no site da empresa e consultar algumas informações. Verifique a quantidade de clientes que ela tem e quem são eles. Fique atento aos depoimentos dos clientes e compare com o que você encontrou em outros sites e sobre outras empresas.

A quantidade de projetos e obras executados também é um indicativo do quanto a empresa trabalha bem.

Compare orçamentos

É importante também fazer um orçamento com o fornecedor e comparar orçamentos entre uma e outra empresa. Lembre-se de que o sistema fotovoltaico ainda não é uma solução barata, mas também não é tão cara, considerando o custo-benefício do produto — afinal de contas, o retorno do capital investido acontece em médio e longo prazo, mas compensa, pois suas contas de luz ficarão bem mais baixas.

Entenda como a empresa trabalha e o que oferece

A instalação deve ser feita por profissionais qualificados. A empresa deve oferecer assistência técnica associada à agilidade e muita produtividade.

Verifique também a forma de trabalho da empresa, se é realmente sustentável. Algumas podem se engajar com o plantio de árvores a cada quilowatt vendido, especialmente nas cidades. Zonas urbanas arborizadas produzem 60% menos partículas do que as zonas urbanas sem muitas árvores.

Uma árvore adulta pode absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes originados da combustão de carvão e dos escapamentos dos veículos automotivos, como automóveis e caminhões.

Assim, uma empresa que planta árvores está ajudando no controle da temperatura ambiental, reduzindo os riscos de erosão do solo e melhorando a qualidade do ar e da água.

Verifique se a empresa também está engajada com causas sociais, oferecendo, por exemplo, um sistema fotovoltaico gratuito a instituições carentes, de acordo com certos critérios. É importante que o fornecedor seja comprometido com causas sustentáveis propostas por outras entidades.

Ficou interessado? Pretende instalar painéis solares na cobertura para estacionamento? Entre agora mesmo em contato conosco e informe-se mais sobre o assunto.