Conheça a diferença entre franquia e representação de energia solar

Conheça a diferença entre franquia e representação de energia solar

Com tantas denominações e conceitos existentes no mercado de energia solar, é normal que os empreendedores, em especial os novos, tenham algumas dúvidas. Muitas das pessoas que entram em contato conosco para obter mais informações sobre os nossos modelos de franquia, por exemplo, questionam-nos sobre a diferença entre um franqueado e um representante. Foi pensando em responder a esta pergunta que preparamos esse texto. Acompanhe para conhecer os principais benefícios de cada uma dessas modalidades e entender o seu funcionamento aqui, na HCC Energia Solar.

 

A transição da HCC para o modelo de franquia

Quando resolvemos compartilhar o nosso modelo de negócios em geração distribuída por meio de franquias, foi para realizar, de maneira profissional e padronizada, uma expansão comercial e de marca. As franquias possuem maior credibilidade perante o mercado, oferecem maior confiança ao empreendedor e também à franqueadora.

No caso da HCC, acredito que o maior diferencial da franquia com relação à representação está na capacitação. Organizamos um time de suporte ao franqueado para realizar um trabalho de parceria, no qual o empreendedor tem acompanhamento constante. Além disso, trabalhamos com um processo de mentoring focado em resultados e prezamos pela renovação constante do conhecimento. Um exemplo disso é a participação de nossos franqueados no Fórum GD Sul, evento dos profissionais do setor de energia solar, no qual tive o prazer de ministrar uma palestra.

 

Como funciona a implementação de uma franquia da HCC?

No momento que o contrato da franquia é assinado, inicia-se uma incrível jornada para tornar o negócio rentável o mais breve possível. Num primeiro momento, nosso time de implantação auxilia no recrutamento e seleção da equipe; esse processo, embora pareça simples, é fundamental para o ajuste do time de franqueados ao modelo da HCC. Depois de finalizada essa primeira etapa, é feita, durante sete dias, uma capacitação de imersão, na qual há uma transferência gigantesca de conteúdos e técnicas relevantes para a operação do negócio. Por fim, o processo de capacitação efetivo encerra-se in loco, quando o time de implementação da HCC vai até a região do franqueado e explora toda a realidade do mercado, contemplando a formação dos novos parceiros com feedbacks e auxílio na condução dos trabalhos. Fazemos tudo isso para garantir que o franqueado obtenha todo o suporte necessário e esteja apto a atender bem os seus clientes.

 

A gestão da franquia

Após essa fase de implementação, entra em campo o nosso time de gestão de franquias, que trabalha no acompanhamento das métricas e na assessoria ao franqueado. As práticas de gestão variam de acordo com o momento do negócio. Por exemplo: até o ponto de equilíbrio, as práticas são mais focadas em assessoria e direcionamento; assim que o ponto de equilíbrio é alcançado, as práticas se tornam mais estratégicas e focadas na gestão financeira, de marketing e na melhoria da conversão de vendas.

Após essa explicação, fica claro porque apostamos predominantemente no modelo de franquia. Acreditamos muito no trabalho em parceria e temos o compromisso de fazer o empreendimento prosperar. Ficou interessado? Então deixe o seu contato para conhecer melhor nossos modelos de negócio!

POSTS RELACIONADOS