Conheça as vantagens da compra planejada de um sistema solar

Conheça as vantagens da compra planejada de um sistema solar

Tempo de leitura: 

2 minutos

Uma compra planejada sempre vale a pena por uma série de motivos. Principalmente, por que o comprador paga uma taxa de administração muito baixa em relação a uma taxa de juros convencional de um financiamento. As compras através de consórcio são práticas e reservam, através de uma prestação, a compra de um bem. Este dinheiro normalmente é comprometido em outras compras caso não seja investido, o que acaba sendo um problema.

Atualmente o financiamento para a aquisição de um sistema solar é um grande impeditivo da expansão desse mercado no Brasil. Na atual conjuntura do país os investimentos com recurso próprio estão limitados e as linhas de créditos não são atrativas para a aquisição, já que a prestação do sistema normalmente fica até 40% superior a economia de energia que o proprietário terá após a instalação.

As taxas de juros de investimentos variam conforme o cliente. Para pessoas jurídicas com limites de financiamento aprovados, há possibilidade da obtenção de taxas de juros inferiores a 1,00% e um prazo de até 72 meses para o pagamento. Nesses casos específicos, considerando a tarifa paga pelo cliente, a prestação do financiamento pode se igualar a economia de energia. Ou seja, torna-se um financiamento inteligente, onde a prestação se paga naturalmente com a geração de energia.

Também existem algumas linhas de crédito interessantes para produtos nacionais, via BNDES. No entanto, os preços das placas fotovoltaicas nacionais ainda estão muito defasadas com relação a preço e qualidade, o que inviabiliza de certa forma investimentos de projetos solares para empresas. Já cooperativas, agricultores e empresas do agronegócio podem buscar taxas atrativas e um prazo maior para pagamento o que pode tornar a solução viável financeiramente.

No entanto, essa combinação é vista em raríssimos casos, travando muito o processo de obtenção de financiamento.

A compra planejada traz ao investidor uma oportunidade de prever seus gastos mensais associados a uma prestação, com uma taxa de administração baixa. Nestes casos, planeja-se uma prestação que se encaixe dentro do perfil de pagamento da conta de energia. Quando o sistema for contemplado ou efetivamente retirado, a própria economia de energia pagará o restante das prestações, fato que tornará o payback do sistema muito mais rápido que num financiamento convencional.

Nesse cenário de juros altos, restrições de crédito e linhas de financiamento com restrições no número de parcelas, a compra planejada passa a ser uma ótima oportunidade de adquirir um sistema solar sem pagar taxas abusivas a bancos. Fique de olho nessa oportunidade!