Da mentoria ao sucesso: como funciona o treinamento dos novos franqueados da HCC

Da mentoria ao sucesso: como funciona o treinamento dos novos franqueados da HCC

Tempo de leitura: 

3 minutos

O sucesso de uma empresa depende basicamente de pessoas. Por mais que tenhamos produtos e soluções fantásticos, eles só gerarão resultados se pessoas impulsionarem esses ganhos. Nesse contexto, nada representa mais o sucesso de uma empresa do que a sua capacidade de vender: quanto mais solidez e eficiência comercial, maiores serão as suas conquistas.

Nos nossos modelos de franquias, o foco principal da capacitação dos parceiros franqueados é a venda. Afinal, são eles que nutrirão os relacionamentos na ponta da cadeia, que atenderão os clientes frente a frente. Então, nada melhor do que preparar a sua equipe para ter um bom desempenho comercial, não é mesmo? Entenda como isso é feito!

As etapas da capacitação dos novos franqueados

Dentro desse trabalho, temos 3 grandes processos definidos:

  1. Num primeiro momento, o franqueado e sua equipe trabalham de maneira imersiva todos os conhecimentos e práticas comerciais para a venda dos sistemas de energia solar fotovoltaica;
  2. Em seguida, é realizada uma mentoria in loco com toda a equipe, na qual acompanhamos as atividades do dia a dia e damos feedbacks sobre o desempenho individual de cada consultor e também do gestor da franquia;
  3. Por fim, temos o acompanhamento mensal da equipe, através de reuniões e avaliação de métricas de CRM.

O objetivo desse texto é falar exclusivamente sobre o segundo processo, o de mentoria. Ela é complementar ao treinamento imersivo, e acontece cerca de 30 dias após o início das operações efetivas da franquia. Continue lendo o texto para saber como ela é feita!

Como se dá a mentoria nos modelos de franquia da HCC

A mentoria é um dos processos mais enriquecedores da capacitação dos novos franqueados, pois trabalha na prática as situações do nosso dia a dia, como:

  • a prospecção de clientes;
  • a apresentação de propostas;
  • as negociações;
  • e, principalmente, a superação das objeções.

Isso permite correções de rota e redirecionamentos (caso seja necessário) e ajuda na construção de narrativas. Além disso, conduz o consultor comercial ao entendimento da nossa sistemática jornada de vendas, cujos números de conversão superam com folga os que o mercado apresenta.

Além do acompanhamento dos consultores, é realizado um alinhamento técnico com o gestor de franquia. Por trabalharmos em um nicho de obras de grande porte, é importante que o gestor tenha conhecimento e habilidade para avaliar as propostas – tanto em aspectos técnicos como financeiros.

O debate com a equipe de engenharia da HCC e também com a sua própria equipe é fundamental para que haja a compreensão da solução. E, principalmente, para que busquemos sempre por projetos que efetivamente atendam às necessidades dos nossos clientes.

Para finalizar a mentoria, há sempre um encontro científico para discussão e simulação de cenários de venda. Trata-se de uma capacitação totalmente prática, em que a equipe da franquia busca, a partir das experiências do seu primeiro mês de operação, ajuda para a resolução de dificuldades que estejam tendo no início da jornada.

A importância da mentoria no mercado de energia solar

A mentoria in loco é, na minha opinião, a etapa mais importante da capacitação. Com ela, conseguimos mostrar na prática que o sucesso vem muito rápido quando se segue o modelo de jornada comercial.

Trabalhar comercialmente com sistemas de energia solar fotovoltaica não é difícil porque, geralmente, os projetos são muito viáveis para o consumidor final. Mas o que diferencia uma empresa da outra e, principalmente, um franqueado de um empreendedor independente, é a estratégia de argumentação: é ela que permite demonstrar que vantagem a nossa solução tem frente às demais.

Outro ponto alto da mentoria que destaco é o complemento da formação do gestor – que, na minha opinião, é o segredo de sucesso do negócio. Um gestor alinhado, focado e com boa capacidade de liderança consegue obter resultados sustentáveis e de maneira rápida.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre esse processo de capacitação tão importante que fazemos junto aos nossos franqueados!

E você já sabe: caso queira aderir a uma franquia da HCC e aprender como converter um número fantástico de leads em clientes, entre em contato conosco! É só clicar na imagem abaixo para preencher o formulário e conversar com a nossa equipe!