Descubra as principais diferenças entre corrente contínua e alternada

Descubra as principais diferenças entre corrente contínua e alternada

Tempo de leitura: 

3 minutos

O sucesso de qualquer empreendimento depende de muito planejamento, bons investimentos e, claro, redução de custos, inclusive os com energia elétrica. Para isso, as empresas têm recorrido aos sistemas fotovoltaicos, ou seja, à energia solar, uma vez que ela é extremamente abundante e está disponível a todos.

Vale a pena lembrar que, antes de optar pela instalação de um sistema fotovoltaico, é interessante saber como ele funciona, entender as diferenças entre a corrente contínua e alternada e como elas atuam nos sistemas fotovoltaicos. Afinal, isso ajudará na escolha da melhor opção, o que certamente trará benefícios para o seu negócio.

Continue a leitura deste post e descubra tudo sobre o assunto!

O que é corrente contínua?

Antes de entender o que é uma corrente contínua (CC), é importante lembrar que uma corrente elétrica pode ser definida como um fluxo de elétrons — partículas energéticas de carga negativa — passando por um material condutor, por exemplo, um fio.

Normalmente, os circuitos elétricos têm dois polos, um positivo e um negativo. Quando a corrente é contínua ele trafega apenas em um sentido do circuito, ou seja, sempre no negativo ou positivo.

Para que uma corrente seja considerada contínua pouco importa se a sua intensidade sofre variações, uma vez que ela pode ser constante ou pulsante (sofrer variações). O que se leva em consideração é se ela muda ou não de sentido ao percorrer o circuito.

Esse tipo de corrente é comum nos aparelhos com baixa voltagem, tais como pilhas, baterias, componentes de aparelhos de informática e controles de máquinas em projetos de automação. Além disso, é o tipo de corrente elétrica produzida nas células solares, integrantes de um sistema fotovoltaico.

O que é corrente alternada?

Ao contrário da corrente contínua, a alternada não é unidirecional, ou seja, ao percorrer um circuito, muda seu sentido periodicamente. Assim, migra do negativo para o positivo e vice-versa, como se fosse uma pista de mão dupla e os elétrons trafegassem nos dois sentidos.

Em regra, a corrente alternada (CA) atinge uma voltagem muito superior, o que permite um percurso de maior distância sem perder muita força. Por isso, a energia que vem das usinas é transmitida até as residências por CA.

A maioria dos aparelhos eletrônicos domésticos a utiliza — televisores, máquinas de lavar, cafeteiras, etc. Por ter uma tensão elevada, antes de entrar nas residências ela é transformada em voltagens menores, de 120 ou 220 volts.

Como a corrente contínua e a alternada atuam no sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico é formado por vários componentes, tais como as células fotovoltaicas, controladores de carga, baterias e inversores. Nele, a luz solar é transformada em energia elétrica quando ela atinge os painéis fotovoltaicos, provocando reações que liberam elétrons e, consequentemente, geram corrente elétrica contínua (CC).

Depois que ela é gerada, passa por inversores que a transformam em corrente alternada, possibilitando o uso da energia nos aparelhos eletrônicos tradicionais. Nos sistemas fotovoltaicos conectados à rede, um medidor bidirecional mantém o controle de toda a energia que é produzida pelo sistema fotovoltaico.

Assim, aquela que não for utilizada imediatamente vai para a rede elétrica, gerando “créditos” que poderão ser utilizados nos momentos em que a produção de energia solar for menor. Com isso, você só vai pagar pela diferença existente entre a energia consumida e a produzida pelo seu sistema.

Como você viu, um sistema fotovoltaico pode trazer muitos benefícios para seu negócio e reduzir significativamente os custos com energia elétrica. No entanto, para que isso ocorra, os equipamentos utilizados devem ser de qualidade e, claro, instalados de maneira correta.

Agora que você já sabe como a corrente contínua e alternada atuam no sistema fotovoltaico, confira agora os riscos de instalação de placa solar sem um profissional!