Empreendedorismo no Brasil: vale a pena investir no país?

Empreendedorismo no Brasil: vale a pena investir no país?

Tempo de leitura: 

5 minutos

Conforme apontam os dados disponibilizados pelo IBGE, a economia brasileira já apresenta sinais de estar saindo da recessão econômica pela qual passou nos últimos anos. Com crescimento pelo segundo ano consecutivo, a soma de bens e serviços produzidos no Brasil em 2018 foi de R$ 6,8 trilhões, e estima-se um crescimento de 2,65% em 2019. O empreendedorismo no Brasil foi um dos fatores que estimulou esse bom desempenho.

Diante da crise e da consequente falta de vagas de empregos, os brasileiros conseguiram observar, devido às dificuldades, uma oportunidade para mudar de vida: realizar projetos idealizados. Se antes, a comodidade e insegurança não deixavam sair do lugar, o empreendedorismo tornou-se um ótimo caminho.

Acompanhe o texto e saiba como anda o cenário do mercado brasileiro e como investir e ter sucesso na caminhada de empreendedor.

Como anda o empreendedorismo no Brasil?

O país é destaque em termos de empreendedorismo. Com uma população criativa, os brasileiros, principalmente jovens, preferem abrir seu próprio negócio do que trabalhar de carteira assinada para outras pessoas. Em contrapartida a essa abertura, muitos negócios acabam não sobrevivendo no mercado.

Diversos são os motivos que podem levar uma empresa à falência: concorrência com marcas já conhecidas no mercado, escolha de produtos pouco inovadores, falta de comprometimento e gestão inadequada de capital. Para se ter um empreendimento de sucesso, é preciso criar um diferencial no mercado, incluindo soluções para resolver problemas por meio de produtos ou serviços prestados.

Uma segunda opção para empreender com segurança pode realizar-se por meio das franquias. Estas, substituem a falta de experiência do empreendedor, já que compartilham seus métodos de administração já testados e aprovados, assim como padronizam todo o empreendimento. Além disso, abrir um negócio com uma marca já consolidada e de renome é uma maneira de atrair a clientela.

O que dizem os dados sobre o mercado?

Apesar de a economia estar voltando a ter números positivos, ainda não é fácil abrir uma empresa no Brasil. No final de 2018, o IBGE publicou, de acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, o número de quantas empresas iniciaram atividades e de quantas foram fechadas. O saldo foi negativo entre 2014 a 2016. Ou seja, mais empresas foram fechadas do que permaneceram ativas. Atribui-se esse cenário à crise financeira e política que o país atravessou, afetando principalmente as grandes organizações.

Mas, enquanto muitas empresas vêm perdendo participação no mercado, o setor de franquias ganha espaço, apresentando estável crescimento. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que, no ano passado, o setor registrou um faturamento de mais R$ 44 bilhões, representando um aumento de 6,3% se comparado ao mesmo período de 2017. Com isso, houve uma geração de mais de 80 mil vagas de emprego.

O que devo saber antes de abrir um negócio próprio?

Independentemente de em qual setor for empreender, é preciso seguir algumas dicas essenciais para abrir uma empresa e ter um bom desempenho no negócio. Vejamos:

Tenha conhecimento sobre o negócio que irá abrir

Por mais vontade e dedicação que você tenha para fazer dar certo o seu negócio, é preciso dominar o assunto. Um dos principais erros do empreendedor é tentar entrar em um mercado que ele não domina, se esforçando em vender algo que nem mesmo ele conhece bem.

Assim, antes de decidir iniciar suas atividades, escolha, com sabedoria, em qual segmento deseja trabalhar. Não pense apenas em valor de investimento, retorno financeiro ou prazos. Procure trabalhar com aquilo que gosta e entende, somente assim você poderá ser um empreendedor de sucesso.

Conheça o mercado

Pesquise sobre a demanda e o mercado da área que pretende introduzir antes de abrir seu negócio. É importante verificar o desempenho da concorrência, os anseios dos clientes e fazer uma pesquisa de campo para verificar o local certo para instalar a sua empresa.

Verifique todas as possibilidades

Com o amplo acesso às redes sociais, a maneira de empreender mudou. Antes, era necessário gastar muito para fazer uma boa divulgação de marketing, mas hoje, apenas com um celular na mão, é possível que sua marca chegue a várias mídias. O uso de blogs também faz sucesso. Por meio de artigos, você pode passar informações relevantes aos seus clientes, como as vantagens de comprar seus produtos. A instalação de placas solares, por exemplo, é um comércio que traz benefícios não apenas para o cliente, mas para toda a sociedade.

Outra facilidade que a tecnologia trouxe para o empreendedorismo foi a de possibilitar a criação de um negócio sem precisar de uma sede física. Apenas com uma página na internet é possível conquistar clientes por todo o Brasil.

Faça um planejamento

Organização é a peça-chave do negócio. Para conseguir alcançar metas, é importante traçar um planejamento e acompanhar as evoluções. Quando conseguimos acompanhar todos os procedimentos da empresa, desde o momento em que o cliente opta pela empresa até a entrega da mercadoria, podemos diminuir gastos e aumentar o faturamento. Além disso, quando há planejamento, a qualidade do serviço aumenta, sendo este um diferencial no mercado.

Quais as vantagens de empreender no país?

Apesar de o país ser famoso pela burocracia e pelas dificuldades enfrentadas para abrir um negócio próprio, o Governo Federal vem tentando mudar essa situação, principalmente para os pequenos e médios empresários. Já foram implementadas algumas políticas de incentivo. Como exemplos, podemos citar: a Lei do Microempreendedor Individual, o programa de tributação pelo Simples Nacional e o mais recente sistema Startup Brasil.

Esses incentivos objetivam fazer com que pequenos empresários que trabalham na informalidade passem a formalizar suas operações, criando novos empregos e trazendo soluções para um país que precisa de novas ideias em vários setores.

Com uma classe ansiosa por realizar o sonho de não trabalhar para outras pessoas e começar a trabalhar para si mesma, apostando todos os esforços necessários para obter sucesso, o crescimento do empreendedorismo no Brasil é o reflexo das oportunidades e da inquietude com o cenário dos empregos no país. A oportunidade é agora! Comece a colocar os seus planos em prática e faça a melhor escolha para você.

Achou interessante e quer saber mais sobre as oportunidades de empreendedorismo no Brasil? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo!