Energia solar em Pernambuco: conheça as vantagens e como contratar

Energia solar em Pernambuco: conheça as vantagens e como contratar

Apesar de ainda não ter o mesmo patamar que em outros países (como Estados Unidos e nações europeias), a energia solar no Brasil continua se desenvolvendo, tornando-se cada vez mais atrativa para a população. Hoje, a sua instalação ocorre tanto em residências quanto em empresas.

O sol é uma fonte de luz e calor que está presente no mundo todo. E o Brasil conta com localidades que apresentam um elevado índice de insolação, especialmente certas áreas do Nordeste brasileiro. Por isso, só temos o que aproveitar desse recurso!

Neste post, vamos mostrar quais são as vantagens de usar a energia solar em Pernambuco, além de dar algumas dicas para escolher a melhor contratação. Continue lendo e confira!

 

As principais vantagens da energia solar

Primeiramente, é preciso entendermos quais são os benefícios que um sistema fotovoltaico pode proporcionar ao usuário, certo? Então, observe os tópicos abaixo!

 

Sustentabilidade

Diante de problemas como o aquecimento global e a poluição ambiental, a sustentabilidade é um critério cada vez mais importante na hora de optar por uma solução geradora de energia elétrica. E, nesse sentido, o sol tem um ótimo diferencial, pois é uma fonte de energia gratuita, renovável e limpa.

Como o Brasil está localizado entre os trópicos (ou seja, é um país tropical), recebemos aqui uma quantidade elevada de radiação solar durante todo o ano. Isso significa que é possível gerar muita energia — especialmente em estados como Pernambuco, que oferece índices altos de insolação em sua maior parte.

 

Rapidez e facilidade na instalação

O prazo aproximado para instalar um sistema fotovoltaico em uma residência é de 2 a 3 dias. Isso porque os painéis fotovoltaicos e o inversor grid-tie são colocados em estruturas preexistentes: a alvenaria e a madeira. Em alguns casos, é preciso apenas de alguns ajustes, como a fixação de eletrodutos e quadros elétricos de distribuição.

Depois dessa instalação, o sistema também funciona sem complicações. O inversor passa por uma configuração rápida e já é ligado, permitindo que a energia gerada seja utilizada na casa.

 

Manutenção quase inexistente

O sistema fotovoltaico requer baixa manutenção preventiva e corretiva. A principal manutenção pode ser realizada pela própria pessoa: consiste na lavagem dos módulos semestralmente, com água e sabão neutro. Esse procedimento, contudo, só deve ser feito se ele estiverem realmente muito sujos.

As placas fotovoltaicas são produzidas com uma película antiaderente que protege contra a sujeira. Por isso, normalmente, a própria chuva lava os módulos, removendo a poeira. Se existirem fezes de aves ou poluição, a limpeza também é simples: basta usar um jato de água e uma vassoura com cerdas macias.

Além disso, é preciso realizar a manutenção elétrica do sistema, uma vez ao ano, assegurando a continuidade da sua eficiência. Nela, são inspecionadas a condição de fusíveis, disjuntores e outros dispositivos de proteção.

 

Economia de recursos

Apesar do investimento inicial relativamente alto, o custo-benefício de investir em um sistema fotovoltaico é ótimo, pois o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e o payback são bem vantajosos.

Considere, por exemplo, que o sistema de energia solar tem uma vida útil superior a 25 anos. Durante todo esse tempo, o consumidor terá energia limpa e de fonte inesgotável a seu dispor.

O payback, nesse caso, costuma acontecer em um prazo de 6 anos. Já o ROI, ou lucro, é toda a economia gerada durante os 19, 20 ou até mais anos seguintes. Depois de todo esse tempo, os painéis fotovoltaicos ainda mantêm 80% de sua eficiência.

 

5 dicas para escolher a melhor empresa de energia solar em Pernambuco

Agora que você já viu as vantagens de ter energia solar em Pernambuco, confira algumas dicas para encontrar uma boa empresa que forneça esse sistema!

 

Verifique a tradição no mercado

Uma reputação positiva não se constrói da noite para o dia. Por isso, antes de escolher uma empresa de energia solar em Pernambuco, verifique como ela é vista entre os consumidores e até entre outras empresas do mesmo segmento. Faça uma comparação entre os elogios e críticas, para ter uma ideia equilibrada sobre os seus serviços.

Se houve queixas, mas a empresa soube resolver todos os problemas, isso significa que se trata de uma organização confiável — afinal, erros todos cometem. O importante é ter boa vontade para consertá-los sem prejudicar o cliente ou, pelo menos, minimizar os danos.

 

Conheça os profissionais

Também vale a pena ir mais a fundo e buscar algum conhecimento sobre os profissionais que trabalham na empresa. Observe, por exemplo, o nível de qualidade do atendimento. Depois, avalie a capacidade dos funcionários e o engajamento que eles têm com suas atividades.

É importante que os profissionais tenham bons conhecimentos sobre o assunto, saibam instalar sistemas fotovoltaicos e sejam atenciosos com os clientes, principalmente quando se tratar do suporte pós-venda.

 

Avalie se a empresa está atenta às necessidades dos clientes

Uma empresa competente sempre procura satisfazer os seus clientes naquilo que eles precisam, e não sugerir soluções que são vantajosas somente para vender mais.

Cada projeto de energia solar difere do outro, pois todo consumidor tem suas próprias necessidades. Assim, nem sempre a solução generalista é a melhor. A empresa precisa, portanto, ser flexível e dialogar com esses clientes, para compreender a sua situação e atender às suas demandas específicas.

Por tudo isso, o recomendado é optar por uma empresa de energia solar em Pernambuco que seja mais do que uma fornecedora de produtos e serviços, mas também uma parceira. Que se comunique de forma clara e direta, procurando entender e satisfazer as partes interessadas.

A HCC Energia Solar, por exemplo, tem 15 anos de atuação no mercado de Engenharia Elétrica e energia solar, e já atendeu e ajudou uma série de clientes a reduzir os custos com energia. Um deles foi a Estação Rodoviária de Santa Maria, cujo case você pode conferir no vídeo abaixo.

Use novas tecnologias

Os aumentos frequentes nas tarifas de energia elétrica estimulam cada vez mais consumidores a adotar outras soluções para geração de eletricidade, seja em casa, seja em empresas ou indústrias. Por isso, convém verificar se o fornecedor de sistemas fotovoltaicos está acompanhando a evolução tecnológica, oferecendo ferramentas e estratégias modernas.

Essas novidades ajudam a otimizar o prazo de instalação e aumentam a eficiência do sistema fotovoltaico. Um dos resultados, inclusive, é que as manutenções se tornam ainda menos necessárias com o avanço das tecnologias, e o consumidor pode aproveitar de mais conforto e autonomia no seu dia a dia.

 

Preste atenção ao atendimento pós-venda

Já falamos aqui que o suporte pós-venda é de máxima importância na hora de contratar esse tipo de serviço. Isso porque, ainda que o sistema tenha sido instalado com eficiência, sempre podem correr imprevistos — e, nesses momentos, a atenção pós-venda revela o quanto a empresa realmente estima os seus clientes.

O fornecedor que você escolher deve atuar prontamente, procurando atender com rapidez e oferecendo as soluções mais adequadas ao seu caso. Além disso, mesmo que não surja nenhum problema com o sistema, ele deve estar disponível para sanar as suas dúvidas em relação a qualquer assunto.

Felizmente, a HCC é uma referência excepcional nesse quesito, já que teve aprovação de 97% dos clientes de 2018. Tanto que o nosso Engenheiro e CEO, Luiz Alberto Wagner Pinto Jr., gravou um vídeo dando dicas de como quem quer ingressar nesse setor deve agir e atuar para encantar os seus clientes. Você pode conferi-las dando play abaixo.

Enfim, ficou claro que a energia solar em Pernambuco é mesmo uma ótima alternativa, certo? É por isso que ela é cada vez mais procurada pelos consumidores, justamente por oferecer tantas vantagens que compensam o investimento!

Agora, se você gostou da leitura e estiver interessado em instalar um sistema de energia solar em sua casa, não deixe de contatar a HCC Energia Solar e conferir como podemos ajudar você!

POSTS RELACIONADOS